Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2007

O "falso pretendente" foi preso

Lembram-se deste post? Curioso. O dito cujo pretendente foi preso a semana passada em Itália, como está descrito aqui (vénia ao Público). E também no Correio da Manhã ou aqui.
Será que o Diário de Aveiro continuará a ter a tal publicidadezinha...?

Tribunal Administrativo e Fiscal...

vem para Aveiro!

A boa noticia foi dada hoje pelo Conselho de Ministros - ainda não está online e também já está disponível aqui e aqui

Aveiro Digital colocou online o seu video

A equipa do Aveiro Digital colocou online o seu video promocional, em três linguas. Foi dividido em duas partes devido ao seu tamanho (mais de 13 minutos)

Fica aqui a primeira parte



E aqui a segunda



Comentem

terça-feira, 27 de março de 2007

As previsões do Mestre Alves...

Cliquem em cima da imagem e fiquem a conhecer as grandes previsões deste Senhor que muito nos honrou com a sua presença em Aveiro. Lembram-se?

segunda-feira, 26 de março de 2007

Surf Aveirense de Luto: Vinicio Pereira


Vinicio Pereira faleceu na sexta-feira passada, segundo noticias nos principais sites de Surf Europeus e Portugueses. Pudera. Pelo seu currículo, Vinicio Pereira fez tudo o que provavelmente ambicionou no surf e bodyboard nacional e europeu. Natural de Aveiro, somente convivi com ele uma vez, quando apoiei o Campeonato do Mundo de Bodyboard, em 1996. Aos 51 anos, deixou-nos. Desde sempre muito ligado à associação de Surf de Aveiro, local onde nasceu, Vinicio foi membro fundador desta associação, assim como organizador do Aveiro Surf, o primeiro campeonato nacional de Surf que teve continuidade por vários anos e teve a sua primeira etapa no final da década de setenta. Na década de noventa Vinicio foi convidado para presidir à Federação Europeia de Surf onde esteve durante um ano. Atleta, dirigente, organizador, júri, director de prova, presidente da federação Europeia, etc., fez um pouco de tudo pelo surf português e não só. Os clubes da zona de vila do Conde, onde residia, também têma sua marca.
Aloha Vinicio, Aveiro te lembrará. Acredito e desafio a Associação de Surf de Aveiro a criar uma prova, um memorial, em tua homenagem!

Tareia de mentalidades

António de Oliveira Salazar, ou melhor, a sua lenda/acção/imagem que temos dele, ganhou a eleição - esta democrática - para o concurso "os Melhores Portugueses". Até aí, nada de novo. Aliás, não seria notícia esta vitória do único candidato vivo (no sentido que viveu e actuou durante a vida dos que votaram) para além de Álvaro Cunhal na memória colectiva dos portugueses - desconto Aristides Sousa Mendes, um epifenómeno desta votação, pese a sua acção humanista.

O problema, para as mentes mais esclarecidas, é que António de Oliveira Salazar é um caso ainda mal resolvido numa parte da população portuguesa. Aliás, uma parte da população portuguesa actua perante Salazar com a raiva de 1974 e não com o pensamento num país moderno. Felizmente Portugal não tem e nunca terá que se subjugar a atitude colectivistas e estalinistas como a de Odete Santos ontem. Felizmente foi útil para a maioria perceber que Fernando Rosas não é nem será um historiador de Salazar mas sim um comissário político para dar uma parte da história. Felizmente, este programa, e aí concordo com o Nuno, serviu para muitos ouvirem mais sobre a História de Portugal.
Apoiante de D. Afonso Henriques (também poderia ser de D. João II), achei natural a vitória de Salazar. E acredito que atitudes como a de Odete Santos ontem ajudaram à "tareia" que ele deu nos outros concorrentes.
Se, como a deputada disse, a "Constituição proibe a glorificação do fascismo" mude-se a constituição. Porque num país moderno, ou não se proibe coisa alguma, ou então deve-se proibir também a glorificação dos fascismos de esquerda. Exatamente os que ela defende.

O factor "AOS vs AC"

Em Outubro, quando a RTP apresentou o programa/concurso/outra-qualquer-designação-que-achem-mais-apropriada-porque-a-mim-não-me-ocorre-outra «Grandes Portugueses», achei que se tratava de uma espécie de "non-reality show" da estação pública que pouco interesse iria despertar junto do grande público. Mais convencido fiquei depois da última triagem que determinou os dez finalistas, ao constatar a ausência de futebolistas, actores, jornalistas ou apresentadores de televisão assumidamente homossexuais... Pensei logo para mim, mas quem é que vai ligar a um programa sobre reis, políticos, descobridores, poetas e um diplomata?! O programa estava condenado a passar ao lado da atenção dos "pequenos" portugueses que se estão a marimbar para pseudo-rankings que só interessariam a um ou outro historiador ou literário. Pensei eu... que às vezes (muitas) penso mal.
No entanto, o factor "AOS vs AC", que é como quem diz, "António Oliveira Salazar vs Álvaro Cunhal" assumiu-se como o condão capaz de despertar a atenção de algumas alminhas para o programa apresentado pela árida Maria Elisa.
A verdade é que, para minha própria surpresa, ontem fiquei mesmo entretido a ver a final do "Grandes Portugueses». Por um lado, estava curioso para ver até que ponto a sobriedade da figura de Aristides Sousa Mendes conseguiria captar votos. Por outro, como é óbvio, ver como evoluiria o debate e as votações em torno dos dois "reis da noite": Cunhal e Salazar.
No final, Salazar acabou por "vencer". Não sei ao certo o que ele terá ganho... talvez um passe da Fertagus para atravessar gratuitamente a Ponte 25 de Abril, ou, quem sabe, um museu em Santa Comba Dão. Não quero especular...
Do programa de ontem, ressaltam-me essencialmente duas notas:
A primeira, relacionada com as reacções bastante primárias de alguns convidados que levaram demasiado a peito o resultado final da votação.
A segunda, da capacidade da produção (?) e dos portugueses que se deram ao trabalho de votar que conseguiram reciclar um programa que esteve quase condenado ao fracasso.
Comprovou-se, assim, uma nova fórmula de sucesso televisivo. Além de cenas de violência e sexo explícito, os "combates ideológicos" também resultam bem em televisão.
Não será de estranhar uma ampla discussão em jornais, revistas ou blogues nos próximos dias sobre os resultados do programa, pelo que, arrisco a declarar que os grandes vencedores acabaram por ser os idiotas (em sentido neutro) que se lembraram de fazer um programa destes.
Como diria o "pequeno" português Fernando Pessa: "E esta, hein"?

Colaboração

Há cerca de um mês, fui desafiado pelo João Oliveira para dar o meu contributo ao Notas. Fiquei surpreendido e, ao mesmo tempo, lisonjeado com o convite pois o Notas sempre foi para mim uma referência na blogosfera aveirense. Se, por um lado, sempre vi o Notas como o blogue pessoal do João Oliveira e doutra forma tenho dificuldade em imaginá-lo, por outro, acedi ao desafio interpretando-o como um convite - daqueles que só os amigos recebem - para entrar em sua casa e sentir-me à vontade.
Não sei exactamente quais são as expectativas do João em relação à minha colaboração e receio não estar à altura, mas pelo menos em boa vontade vou ser esbanjador.
Trata-se de uma experiência sem propósitos nem regras pré-definidas. Vale apenas o bom-senso e o respeito nas doses que o João me conhece. O resto, não sei dizer... Espero apenas que seja gratificante para ambos e para quem se dê ao trabalho de nos ler e que um dia possamos concordar em como valeu a pena.
Nuno Q. Martins

sexta-feira, 23 de março de 2007

"holding" de intervenção cívica na blogosfera aveirense

É com prazer que vos anuncio que o Notas de Aveiro (eu) e o Código de Vivência (o Nuno Quintaneiro) decidimos conjugar os nossos esforços de intervenção cívica e política num único blog - este onde vos escrevo!

Numa lógica de reestruturação da nossa actividade, que passa por outros blogs como sabem, decidimos, desta forma, participar de uma forma coerente, diversificada e activa em Aveiro.

Espero que continuem a ler-nos, a criticar e a participar, essencialmente de forma séria.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Aleluia!!!

Depois de uma semana sem poder actualizar o meu blog, já estou na nova plataforma de Blogger, e vou aproveitar para por muito em dia. Esperem novidades em breve!

E tanta coisa que eu queria ter escrito...

OTA, CDS, liberdades individuais...

quarta-feira, 7 de março de 2007

Tenho que ir ler a lei...

Gostava de saber o valor da campanha publicitária de um certo D. Rosário no site e jornal Diário de Aveiro.

É que, embora eu seja pelas liberdades individuais - ou se calhar por causa disso - acredito que um site e uma publicidade que tenta difamar uma pessoa, neste caso D. Duarte possam incorrer em demanda judicial por difamação.

O que está escrito não merece grande atenção. Até ajuda no conhecimento de uma certa história moderna. Aliás, um D. Rosário, monárquico, que se socorre das palavras de Mário Soares... Está tudo dito.

terça-feira, 6 de março de 2007

Leitura atenta

Se há blogue que eu leia regularmente, cada vez mais, fora do ambiente "Aveiro", é o do Herminio Loureiro - 4 Linhas.

Curto, acutilante. Só precisa de mais reflexão. Mas vale a pena.

segunda-feira, 5 de março de 2007

curtas de segunda...

Que duas noticias para o Beira-Mar...

Perdeu com a Naval (pelo menos dois lances maus, em termos de arbitragem, e prejudiciais) e vai jogar as meias-finais da Taça de Portugal, em Alvalade, com o Sporting.

Esta semana vai ser interessante para a PT e má para os accionistas pequenos... As acções vão descer por ai abaixo...

Semana Interessante na RTP, que comemora 50 anos

Semana Decisiva para o Porto e para o Benfica.

sexta-feira, 2 de março de 2007

Sonaecom foi vencida...

Leio coisas e não acredito. (alguns excertos do trabalho excelente, online, do Jornal de Negócios)

"Joe Berardo foi aplaudido pelos trabalhadores da PT"

Jorge Neto votou com 1.04 por cento - uma Associação de Minoritários que foi criada neste ano".

A Caixa Geral de Depósitos votou contra.

O Estado absteve-se.

"Quadros e Trabalhadores da PT trocam abraços e gritos de vitória"

De todas as frases célebres, a mais verdadeira e que revela a acutilância de quem a disse (leia-se Zeinal Bava): "A OPA foi o toque a despertar da PT"...

Isso demonstra que a PT está a dormir... e que para o País, esta OPA deveria ter ido ao mercado. Não foi, não quiseram. Mas vou ficar a rir quando os trabalhadores que agora bateram palmas forem os primeiros sacrificados pelas promessas que a administração da PT fez aos seus accionistas...

quinta-feira, 1 de março de 2007

Bento

Morreu Bento.
Para os mais jovens, pouco diz, para os benfiquistas, diz MUITO. Bento foi uma imagem marcante dos finais de 70 e década de 80 no SLB e para mim foi um dos que, juntamente com Nene, me fez ser BENFIQUISTA.

Pena ter morrido no dia a seguir ao aniversário do clube. Pena ter morrido aos 58 anos. Mais uma boa referência que se perde.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...