Páginas

domingo, 30 de setembro de 2007

Profecias do Prof. Marcelo

«Recordem-se deste nome porque vai ser o futuro líder desta corrente populista do PSD: Ribau Esteves. Tem qualidade e futuro» Marcelo Rebelo de Sousa in programa da RTP 30/Set/2007

[Parte actualizada por JMO] De realçar que deu este elogio num programa em que estava visivelmente agastado com os resultados, nos quais não se revê e onde aproveitou para mandar farpas a uma série de pessoal, nomeadamente Manuela Ferreira Leite... [Actualizado por JMO
-

João;

Vou "re-actualizar" este post, que foi "actualizado" por ti para desfazer dúvidas que naturalmente possam surgir a quem o leia. É que o que fizeste não foi uma "actualização", foi uma alteração à citação (até admito que a tua seja mais precisa, não sei...) e um comentário no próprio post por baixo da citação. Como o post está assinado por mim, sinto-me forçado a escrever estas linhas para não apagar de uma vez o post, apenas e só por uma questão de respeito ao visitante que o comentou. Como deves compreender, se eu não faço comentários sobre determinadas matérias em público, também não aceito que o façam num post que está assinado por mim. Acho que me compreendes. NQM

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Amanhã, sem falta!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Registos de Interesses

Já está disponível, no site da Assembleia da República, os registos de interesses dos deputados, uma regra do novo regimento e das novas formas de trabalho na Assembleia. Irei pronunciar-me sobre o assunto mais tarde, mas quem quiser saber o que faz o quê e alimentar a sua actividade voyueristica.... Esteja à vontade, neste link!

Do seu próprio remédio...

Coimbra está furiosa, como poderão ler no texto abaixo, um take da Lusa que apareceu em vários órgãos de comunicação social. Também o PSD coimbricense não está nada satisfeito com a saida de uma Direcção Regional de Economia.

Claro que para eles, a regionalização é boa se for... para que as sedes das estruturas regionais sejam em Coimbra. Está certo!

-------------------------------------
Deputado socialista Vítor Baptista critica ministro da Economia por anunciar mudança de direcção regional de Coimbra para Aveiro

O vereador e deputado socialista Vítor Baptista disse que o ministro da Economia demonstrou insensibilidade política quando anunciou, há uma semana, a transferência da Direcção Regional de Economia do Centro de Coimbra para Aveiro.

É uma coisa que não me surpreende neste ministro, declarou Vítor Baptista, coordenador da Comissão do Orçamento e Finanças da Assembleia da República, que usava da palavra na qualidade de vereador do PS na sessão quinzenal da Câmara Municipal de Coimbra, presidida pelo social-democrata Carlos Encarnação.

Manuel Pinho confirmou em Aveiro, no dia 17, a mudança para esta cidade até ao final do ano da Direcção Regional de Economia, decisão que justificou com uma maior proximidade deste organismo à actividade empresarial, salientando que estão a ser criadas novas realidades no distrito.

Na sequência das declarações do ministro da Economia, a transferência, a efectuar no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), surgiu na opinião pública como uma conquista de Aveiro, lamentou Vítor Baptista.

Também não gostei, afirmou, frisando que vê o PRACE como um documento nacional e coerente que antecede a regionalização do país em 2009 e não é dirigido a Coimbra com o objectivo de prejudicar a cidade e o distrito, como acusaram nos últimos dias as estruturas distrital e concelhia do PSD.

O líder da Federação de Coimbra do PS reconheceu, assim, que Manuel Pinho, que foi cabeça-de-lista do PS por Aveiro nas legislativas de 2005, não foi feliz no anúncio que fez há uma semana naquela cidade.

A vereadora Fernanda Maçãs, também eleita pelo PS, defendeu que tem que ser a autarquia a liderar uma dinâmica local junto do Governo para que o esvaziamento de serviços públicos de Coimbra e a perda de importância económica sejam contrariados.

A anulação dos poderes locais e regionais vai potenciando cada vez mais a sua centralização em Lisboa, criticou, por seu turno, Pina Prata, vereador do PSD que nos últimos meses tem afrontado Carlos Encarnação, devido a divergências no seio do partido relacionadas com o projecto Coimbra Inovação Parque (iParque), cujo capital, que chegou a ser controlado pelo próprio Prata, voltou em Julho para as mãos da autarquia.

Carlos Encarnação acusou o Governo de promover uma mudança ridícula de organismos públicos para outras cidades para servir clientelas políticas.

O presidente da Câmara comprometeu-se a agendar uma reunião extraordinária do executivo municipal, para que seja tomada uma atitude que pretende ver sufragada por unanimidade.

Temos possibilidade de arranjar aqui um documento que possa juntar todas as nossas sensibilidades, sublinhou.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-09-24 19:35:01

Fim de Férias do Blog...

Voltámos acutilantes...

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Um entrevista para ler...

A edição de hoje do jornal "O Aveiro" publica uma entrevista a Jorge Greno. Para ler, muito para além do título.
Aliás, também tem peças sobre a MoveAveiro, entre outras coisas...
Não, este post não é para compensar o "O Aveiro" de nada. E normalmente comento aquilo que tenho conhecimento...

Eu não vou por ai...

A equipa joga com a cabeça nos jogos do fim de semana, Scolari até pôs o Quaresma a tempo, tentou reforçar o meio campo, a equipa arrastou-se, nem pareciam que estavam a jogar depois de dois meses e meio de treino... E como é óbvio, todos os seus adversários aproveitaram a ocasião. Scolari tem que pedir desculpas, os jogadores também e os jornalistas também. Então os da TV, que além de não perceberem a ironia de Scolari (a culpa é minha...) perguntaram a Figo e a Rui Costa (!) se queriam jogar na selecção...

Ângelo Ferreira referiu o mesmo

João Querido Manha perorou sobre o assunto. Júlio Almeida afinou pelo mesmo diapasão.

Mas há mais. Herminio Loureiro escreveu sobre o assunto no seu blogue, 4 Linhas mas utilizou um termo politicamente pouco correcto. E vai aprender, à sua custa, que o que escreve no seu blog vai ser citado por todo o lado como as afirmações do Presidente da Liga. Afinal foi nessa condição que pediu desculpas. Mas não devia ter dito "passou-se"... Se calhar devia ter dito o mesmo que o Secretário de Estado. E mesmo assim. Por incrível que pareça Luis Filipe Vieira teve outro bom senso...

ADENDA: Às 18.30 horas, Scolari fez uma declaração sem direito a perguntas em que referiu os erros do árbitro, referiu que foi insultado e à sua família, pediu desculpas, disse que percebia se fosse castigado, que era para defender o atleta e a equipa. Deve-lhe ter custado para "caramba" mas fez o que tinha que fazer...

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Basquetebol e Râguebi: porque é que estão a criar confusão?

Fiquei espantado com este artigo de João Querido Manha no seu blog, Zona de Ataque. Pensei que fosse um acto isolado, um desabafo de alguém. No entanto, percebo que ele não é o único. O que me causa mais espanto. Porque ou não percebem nada de marketing e gestão de expectativas (o que eu duvido) ou querem fazer ondas num momento em que deviamos estar unidos no melhor de Portugal. Que são as selecções.

A história conta-se em poucos pormenores. A selecção de rugby é acusada de ter "melhor imprensa" do que a de basquetebol com piores resultados (com comparações ao futebol e atletismo) pelo João Querido Manha e Nuno Ramos de Almeida.

Se ao primeiro ainda se notam algum estilo de ironia, Nuno Ramos de Almeida roça o preconceito, como já o Gato Maltês lhe recordou e o pessoal do 31 da Armada os fez lembrar aqui e aqui...

É de bom tom lembrar que a gestão de expectativas é uma das melhores armas de relações públicas e do relacionamento com a comunicação social. Foi durante muito tempo o erro do atletismo: os "melhores do mundo" chegavam aos campeonatos e bons lugares (3º, 4ºs) transformavam-se em "desilusões". Como qualquer dia acontece a outros, nomeadamente ao hóquei.
No entanto, se a Federação souber trabalhar bem e conhecer bem os meandros da comunicação, consegue fazer como o râguebi ou como o triatlo: modalidades amadoras, até com pouca expressão, mas que consegue mostrar boa imprensa através de uma criteriosa gestão de expectativas. Simples, e eficaz até certo ponto.

Como disse, não vou referir neste post az razões porque defendo o comportamento do râguebi e também da Selecção de Basquetebol que brilhantemente ficou em 9º lugar. Basta lerem aqui.
E ouvirem o hino deste video

terça-feira, 11 de setembro de 2007

E porque hoje é dia 11 de Setembro

Não é dia para esquecer. Recordo o texto do ano passado. Recorda-se as imagens e o arquivo do acontecido. Recordam-se as mortes.



(post propositadamente colocado às 13:46 - a hora portuguesa em que ocorreu o atentado.)

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Dos blogs

Um real e cruel relato da comunicação social em Aveiro por um dos seus valorosos jornalistas...

Dia de luxo das selecções


Ontem foi um dia de luxo para as selecções de Portugal. Em basquetebol, Portugal teve um convincente - se bem que aquele inicio do terceiro periodo.... - vitória frente a Israel e ainda tem hipóteses (pequenas, minimas, é certo) de continuar em frente. Não esquecer, para não embandeirarmos em arco, que o próximo e último adversário é a Grécia. Pode não estar em forma mas é a campeã da Europa e vice-campeã mundial... Por isso, calma.




Mas o que me deu mais prazer de assistir, tendo ficado emocionado até à ponta dos cabelos foi o vibrante jogo Portugal - Escócia em râguebi do Campeonato do Mundo. Um momento inesquecível foi o hino nacional, onde se viam as lágrimas nas faces dos jogadores. E depois, vi uma equipa aguerrida, que nunca baixou os braços e se portou impecavelmente. Parabéns!
O Mundial também pode ser acompanhado pelo site/blog do Público.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O Notas agradece...

Ao Raul Martins pelo "comment form message" que criou. Como somos adeptos de fazer "benchmarking" do que é bom glosámos o seu texto para o adaptar para o nosso estilo.

João Oliveira e Nuno Quintaneiro Martins

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Dos jornais... Uma boa e uma má noticia...


Parabéns à equipa nacional de basquetebol no EuroBasket2007. Muita luta e garra no jogo contra a Letónia e a ponta de sorte, que por vezes nos falta, no resultado do jogo Espanha - Croácia fez com que a segunda fase fosse uma realidade. Agora, ainda é mais complicado, contra a Rússia, Israel e Grécia. Mas temos é que lutar.



A má noticia é que esta Voz foi actuar no conjunto celestial... Pavarroti marcou, certamente, uma geração. Não a minha mas os que gostaram dele e de um conjunto inédito e único, os Três Tenores.


terça-feira, 4 de setembro de 2007

Recebemos um prémio




Estava a ver os feeds do Google Reader quando descobri que recebi o prémio acima que distingue os blogs que interagem com os leitores, fazendo assim conversas em vez de monólogos. Foi-nos atribuído pela Covinhas e desde já agradecemos muito. Como manda a lei, tenho de “colar o dito cujo” a 5 felizardos que são:

Didas
Nuno Quintaneiro Martins
Raul Martins
Nelson Peralta
Júlio Almeida

E não esquecer as regras:

1. Se, e somente SE, você receber o "The Power of Schmooze Award", escreva um post indicando 5 (cinco) blogs que têm esse perfil "schmoozed" ou que tenha te "acolhido" nesta filosofia.
2. Acrescente um link para o post que te indicou e um para o post do Mike, para que as pessoas possam identificar a origem deste meme.
3. Opcional: Exiba orgulhosamente o "Thinking Blogger Award" ou o "The Power of Schmooze Award" com um link para este post que você escreveu.

A Sojormedia e o Aveiro

Este é um mini-considerando sobre a entrada de Pedro Pires da Rosa para subdirector do "O Aveiro".

Ao primeiro relance, a Sojormedia tentou equilibrar a Direcção - um elemento mais identificado com a direita (CDS) e outro mais identificado pela esquerda (PS)
Ao segundo relance tentou obter influência - Pedro Pires da Rosa é vogal da Rota da Luz e membro da Assembleia Municipal pelo PS (não me estou a referir a cargos partidos mas ao seu exercício de funções políticas) para além de ser advogado.
Ao terceiro relance passou uma imagem para o mercado - estamos apostado nisto...

Não sei. Não sei o que pensar. Primeiro porque se Pedro Pires da Rosa recebe algo pelo seu trabalho, entendo que a redacção deveria ser a prioridade - redacção que foi alvo de uma verdadeira razia de profissionais ainda há poucos meses, num processo de emagrecimento doloroso - depois, se foi para a influência, escolher alguém no activo é no minímo perigoso, dado o escrutínio que noticias e anúncios da Rota da Luz terão agora.

Se foi numa mera lógica de equilibrar politicamente a direcção (sim, dado o desconhecimento absoluto do "metier" da comunicação pelo novo subdirector) continuo a não entender a lógica da Sojormedia. Continuam sem apostar no concelho, mas mantém a sua "lança"...

Coisas diferentes não são coisas iguais

Tal como já tinha sido anunciado em Junho, o vereador Jorge Greno suspendeu o seu mandato na Câmara Municipal de Aveiro, entrando para o seu lugar Caetano Alves, actual presidente-adjunto do SC Beira-Mar.
Em declarações à imprensa, Caetano Alves afirma que «exercer um cargo no Beira-Mar e ser vereador da Câmara de Aveiro não é incompatível do ponto de vista político, como já ficou provado no passado, inclusivamente com anteriores presidentes de Câmara».
Se Caetano Alves se refere ao ex-presidente da CMA, Alberto Souto, por ter sido Presidente da Mesa da Assembleia Geral do SC Beira-Mar e simultaneamente Presidente da Câmara, importa referir que a natureza (não executiva) do cargo em questão é diferente.
Nesta matéria, mais do que uma questão de incompatibilidade política, está em causa a imagem que se transmite de promiscuidade entre o Beira-Mar e a CMA, o mesmo é dizer, entre a política e o futebol. Se Miguel Capão Filipe e Jorge Greno, quando assumiram a vereação da CMA, renunciaram aos cargos que exerciam nos órgãos sociais do clube, tenho dificuldade em compreender a posição antagónica de Caetano Alves, sem com isto pretender pôr em causa a sua idoneidade para o exercício dos respectivos cargos. Trata-se, exclusivamente, de uma questão de princípio.
[Actualização por JMO]: O vereador Caetano Alves vai ficar com o pelouro do Desporto.

domingo, 2 de setembro de 2007

Bicicletada de Aveiro (actualizado)

A primeira bicicletada de Aveiro foi na sexta-feira e correu bastante bem, com cerca de 20 participantes de todas as idades e vontade!

Aqui fica a foto oficial e podem ler mais no blog da Massa Critica Aveiro:


Conto colocar um video amanhã a mostrar o passeio. Para mostrar que as bicicletas abrangem os vários espectros políticos... aqui fica mais uma foto :)





Como prometido, aqui fica o video:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...