Páginas

sábado, 24 de novembro de 2007

Democracia...

O Nelson Peralta foi lesto a responder. Para quem se deitou às três da manhã, é obra!

Sabe perfeitamente que eu o ouvi bem. Porque na sua intervenção - aliás, conselho amigo de comunicação: treina mais ao espelho - é que até tens bons argumentos, mas o teu discurso falado peca em vários aspectos e torna-se confuso... - quis transformar aspectos positivos (audiências, reuniões, conversas e explicações) no aspecto negativo por uma questão formal: a questão de ser uma assembleia extraordinária.

Eu não falei da parceria. Como sabe, tento não entrar em grande parte dos assuntos locais, excepto aqueles que mais me tocam. Argumentos, houve de parte a parte. Demagogias, ontem, ai Jesus, vieram de todo o lado... Ou não acha a maior demagogia do mundo a que o PS fez, ao "posar" para a fotografia não votando. Cada vez mais prezo o Candal... e menos os outros... Que espalhafato...

O Nelson Peralta sabe pereitamente uma verdade indesmentível: esta Câmara ouve e decide. Não decide e não ouve... Quer mais exemplos? Esteve até as três da manhã num debate sobre um assunto do qual não há ainda decisão formal... Mas a Assembleia já ouviu e debateu.

A Câmara Municipal, como o Público bem notou hoje, ouve e debate.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Que pena...


Jogámos bem. Do outro lado estava a equipa campeã europeia e mundial. Fomos a penalties... Perdemos. Foi pena. Mas convém dizer que Portugal irá defrontar a Rússia e temos hipoteses claras de chegar ao terceiro lugar. Portugal demonstrou que tem uma excelente equipa de futsal!
Parabéns!

Já vi demagogias menos caricatas...

Esta é "live". Nelson Peralta consegue fazer a quadratura do circulo na Assembleia Municipal de hoje. Acusa a Câmara de promover uma democracia "musculada" porque numa Assembleia Municipal extraordinária, o público não pode intervir. Algo que está no Regimento há dois anos. Algo que os comerciantes debateram ontem. Algo que tiveram a oportunidade de conversar com o Presidente da Câmara ontem, em franco diálogo. O assunto está na ordem do dia.

Mas para Nelson Peralta, os regulamentos são ao gosto do fregues... Que democracia é essa, Nelson Peralta? Será a do Bloco de Esquerda?

Será que ouvir os comerciantes, ter um pedido de sugestões do Orçamento na página Internet, entre outras coisas é, provavelmente no entendimento do BE, mau... É um problema de dicionário? Será que não sabem o que é democracia? Ou há uma democracia ao modo do BE?

Actualizado a 24/11/2207 - O editor do Público Local Norte concorda comigo...

Os comerciantes não querem...

...um parque subterrâneo na Av. Lourenço Peixinho.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Auditoria

A Câmara Municipal de Aveiro disponibilizou no site o relatório e anexos da Auditoria da Inspecção Geral das Finanças.

Podem ir a Órgãos Autárquicos ---> Câmara Municipal --->Auditoria ---> Auditoria Final
ou directamente através deste link. Boas leituras.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Adversários

Esta pérola merece ser recordada e é atribuida a Winston Churchill, quando ele estava na Câmara dos Comuns e o filho apontou para a outra bancada e referiu: "São os teus inimigos?"
Churchill voltou-se para o seu filho, numa das suas tiradas de mestre, e referiu que os adversários políticos estavam na bancada opositora mas os inimigos políticos estavam na sua própria bancada

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Um "estaleiro"... chamado Aveiro

Os quatro parques subterrâneos previstos na PPP. Para ler hoje no Diário de Aveiro.

O novo "O Aveiro" já saiu

Bonito, sem dúvida. O site, que ficou desactualizado há duas semanas, deve levar a mesma "lavagem". Vamos esperar. Aqui está a noticia no Meios e Publicidade

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Uma boa noticia para Aveiro

Sem dúvida que a criação de uma entidade gestora para a Ria de Aveiro, seja "polis" ou não "polis" é uma boa noticia para a Ria de Aveiro e por isso para Aveiro!

Pág. 161

Respondendo ao desafio da Covinhas, actualmente estou a ler, ainda que de forma intermitente, o livro "Mourinho, porquê de tantas vitórias?", que já ambicionava ler desde a sua publicação, mas só recentemente me veio parar às mãos via empréstimo.
Ao contrário do que o título possa sugerir, não se trata de nenhuma "biografia" de Mourinho, nem do relato de "estórias" e vivências de menor importância. Trata-se de uma obra da autoria de quatro licenciados em Desporto com especialização em Alto Rendimento que dedicaram dois anos de investigação exaustiva, metódica e profunda à recolha, análise e organização de ideias expressas por José Mourinho e que consubstanciam uma revolução ao nível da metodologia de treino e dos mecanismos de liderança.
Ora, a quinta frase da pág. 161 é a seguinte:
«A táctica é o conjunto de comportamentos que pretende para a equipa, que deseja que esta manifeste com regularidade em competição, isto é, o conjunto de princípios que dão corpo ao seu modelo de jogo.».

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Vi e não gostei


Há minutos atrás, assisti a uma cena surreal. Um espaço de reportagem de minuto e meio, no mínimo, com direito a declarações de António Costa, para referir no fundo que a autarquia lisboeta ia limpar umas ruas e pintar 5 (!) passadeiras novas. 50 mil euros de investimento total...

Bendito sejas Centro de Produção do Porto, que fazes reportagens com pés e cabeça. E quero ver agora as desculpas da RTP para não sairem de "casa" nas suas reportagenzinhas caseiras... A Didas também reparou... Aliás, quem não reparou?

Vi e gostei


Vi e gostei da atitude do Rei D. Juan Carlos de Espanha, na última Cimeira Ibero-Americana.

A boa educação, ou se tem ou não se tem. E o DITADOR Hugo Chavez, é dos infortunados que nunca a teve, pelos vistos. Juan Carlos mandou-o calar apenas porque ele nem sequer soube ser educado ao ponto de ouvir quem lhe estava a dar um banho de boa educação: José Luis Zapatero.

É por estas e por outras que há países que deviam ter vergonha dos dirigentes que têm. Hugo Chavez é um ditador, mas como é de esquerda, terá decerto os seus amigos (veja-se Mário Soares) a defendê-lo ou a ter as atitude politicamente correctas do costume. Só tenho pena da atitude autista de certos escribas que só conseguem ver um lado da questão e já estão a arranjar desculpas...
D. Juan Carlos teve-os no sitio. Ora vejam:

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O tal inquérito...

O Nuno Quintaneiro irá responder depois... Quanto a mim, como a Covinhas sabe, o livro que estou a ler é o "Portugal Genial" - O Lado Positivo das Marcas de Portugal no Mundo, do Carlos Coelho, responsável da Ivity.

Ora, a quinta frase da Pag. 161 é uma homenagem a Edgar Cardoso: "Com esta atitude, brindou o mundo com inúmeras inovações, sendo a maior de todas o betão armado pré-esforçado, verdadeiro Ovo de Colombo, que designou como «a sujeição do betão armado à solicitação adicional do pré-esforço»"

O livro é muito interessante, vale mesmo a pena, e serve para termos uma visão prospectiva, positiva e menos mesquinha do que é bom por ai...

Quanto ao desafio, lanço-o ao Raul Ventura Martins, ao Francisco Dias, ao Filipe Guerra, à Moura Aveirense e (o Ivar e a Didas safaram-se porque já li que isto já os afectou...) e ao Júlio Almeida!

Bom trabalho...

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Um desafio interessante

A Câmara Municipal de Aveiro iniciou esta semana a consulta aos cidadãos (um período informal) que possibilita aos mesmos a sua participação na elaboração das Grandes Opções do Plano para o ano de 2008.

Pela primeira vez, a edilidade dá a possibilidade aos cidadãos de participarem com as suas ideias para o desenvolvimento de uma cidade melhor e com mais qualidade de vida.

Assim, até ao dia 30 deste mês os cidadãos interessados em participar na actividade política, nomeadamente, na elaboração das Grandes Opções do Plano para o próximo ano, devem registar as suas sugestões e ideias para novas obras, eventos e actividades camarárias através de um formulário, do endereço electrónico – orcamento2008@cm-aveiro.pt ou da morada: Câmara Municipal de Aveiro, Orçamento 2008, Cais da Fonte Nova, 3811-904 Aveiro.

As sugestões devem ser as mais pormenorizadas possíveis de forma a ser mais fácil adequá-las ao orçamento que se encontra em preparação.

É um desafio interessante ver a participação das pessoas neste processo. Esta caixa de comentários também se abre a esta iniciativa

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Modelos e atitudes

Na Suécia, entre outros paises nórdicos, a sexta feira é considerada uma noite de "desgraça". Mas ao que parece, tem que ser na sexta. Noutro dia não. E muito menos se fores assessor de imprensa do Governo. A ler aqui.

Moralismos bacocos e hipócritas não são mesmo comigo. Se fosse eleitor lá, garanto que o primeiro ministro tinha perdido a minha confiança na hora, ainda mais depressa do que a forma como ele deixou "cair" a sua assessora de imprensa.

Os corportamentos devem ser cuidados mas quer a reportagem quer o relato do que aconteceu mostra como a devassa da vida privada - sim, vida privada - ultrapassa todos os limites.

Um assessor de imprensa pode sair com jornalistas. Deve impor as regras - ou afirmá-las claramente - e assumir que são todos profissionais. Mas há claro quem não perceba isso...

PS - Obrigado ao Granado pela dica da noticia

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Não resisto...

O Dr. Nuno Marques Pereira escreve hoje um artigo de opinião no DA em que aponta ao executivo a "imaginação" de chamar Parceria Público-Privada a algo que nem se baseia nos pressupostos da lei que regula as PPP. Aqui ao lado, em Ílhavo a sociedade fez-se, vai agora ver que obras é que poderão ser feitas. E assunto resolvido.
No mesmo dia e no mesmo jornal e sobre o mesmo assunto, o Dr. Pedro Pires da Rosa, do mesmo partido, fugiu à questão do pagamento das Escolas e Carta Educativa garantindo que o presidente da Câmara não tinha imaginação, e voltando a falar da dívida -são mais as vezes que a oposição fala da divida que o presidente.

Então, tem ou não imaginação? Ou o problema é que vai fazer Obra na Educação?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...