Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Defesa do Estado de Direito!

«Leva lá para assinar que ele assina qualquer merda», » Excerto da conversa telefónica de um Ministro, referindo-se a outro Ministro do mesmo partido, na anterior legislatura, sobre um projecto a executar em área protegida, denunciada pelo Bastonário da Ordem dos Advogados no programa Grande Entrevista da RTP, emitido esta noite. Além das críticas generalizadas à classe política, Marinho Pinto disse que algumas detenções realizadas no decurso do processo Casa Pia visaram «decapitar o Partido Socialista».

Carta Aberta ao Presidente da República

Assunto: Sobre o Regicidio.

Exmo. Sr. Presidente da República
Prof. Dr. Cavaco Silva

Peço a sua compreensão para a esta missiva que lhe envio. Mas acredito que seja o destinatário certo.
Recentemente fez umas jornadas muito importantes sobre o Património, tendo visitado o túmulo do Primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Analisou e ouviu atentamente informação sobre o que tem sido feito para conhecer o nosso primeiro Rei.
O Presidente é o garante das instituições, e tem como função fundamental representar o País uno e integral, com o seu passado, presente e futuro.
O Senhor Presidente da República é também o Chefe de Estado Supremo das Forças Armadas e por essa razão afloro os factos abaixo.

Como é do seu conhecimento público, a Fundação D. Manuel II irá realizar no próximo dia 1 de Fevereiro uma cerimónia pública de evocação do Regicidio de 1908, que provocou a morte do Rei de Portugal, D. Carlos e do seu filho, D. Luis Filipe. D. Carlos foi chefe de Estado, e independentemente do regime em questão, foi Rei, logo, com um estatuto de defesa do país, respeitando uma Constituição.

Nessa cerimónia pública, estavam convidados a Fanfarra do Exército e do Regimento de Lanceiros até ao momento em que o Ministro da Defesa, desrespeitando o sentido de Estado que o devia guiar e o respeito por um ex-chefe de Estado como foi o Rei D. Carlos proibiu essa participação, como pode verificar pela noticia do SOl, disponível neste link. http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=78185

Esta atitude deveria ter de si o máximo repúdio pelo insulto público, pela falta de dignidade e pela atitude mesquinha do senhor Ministro da Defesa para com cidadãos que nada mais pretendem do que demonstrar o seu orgulho por um chefe de Estado ASSASSINADO nas suas funções.

O senhor Ministro da Defesa envergonhou o Pais e sendo o Senhor o Chefe de Estado Supremo das Forças Armadas devia por cobro a esta atitude pedindo a demissão do senhor Ministro da Defesa.

Tenho a si a maior consideração, como chefe de Estado e como político. E entendo que as instituições soberanas, como o Governo e a Presidência, devem ter como máximo basilador o Respeito pelo País, pelo seu passado, presente e futuro. Quando um grupo de cidadãos faz uma homenagem que deveria ser da responsabilidade do Estado, esse mesmo Estado deve no minímo respeitar-se a si próprio.

Caro Presidente da República, se tudo continuar na mesma, como quer que um conjunto de cidadãos encara as comemorações do Centenário da República? Como uma manifestação legítima ou as actividades de um grupo de clandestinos como o dinheiro do cidadão?

Com os melhores cumprimentos
João Manuel Oliveira

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O dia do Regicidio



Série: O dia do Regicídio
Onde: na RTP
Quando: dia 2,3 e 4, às 21:30 horas, dois episódios seguidos.

Espera-se o DVD!

Beira-Mar

Também fui ver o Beira-Mar ao Estádio Mário Duarte. Entrava com o cartão de sócio-atleta, motivo de orgulho, e vi muitos jogos históricos, entre os quais a meia-final da Taça com o Boavista, alguns com o Benfica, Porto entre muitas outras equipas. Estou a falar dos finais dos anos 80... (88, 89, 90)
Domingo tudo farei para lá voltar. Sentir o gostinho especial. Espero que todos me acompanhem.

As reacções e a nostalgia pelo Carlos Teixeira, Nuno Quintaneiro, Diogo Carquejo, entre outros, certamente.

Foto: Miguel Lacerda

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A História...


A noticia já corria nos meios especializados de fotografia: Robert Capa teria deixado alguns milhares de negativos, da Guerra Civil de Espanha a um companheiro seu em Paris mas o seu conteudo tinha desaparecido. E desapareceu. Durante várias dezenas de anos. Finalmente, o Centro Internacional de Fotografia já tem na sua mão mais de 3000 negativos que darão uma nova "visão" da guerra pelo mais conhecido reporter-fotográfico de guerra de sempre, o autor da celébre máxima (e modo de vida para alguns): "se a fotografia não está boa, não estás perto o suficiente" [tradução livre].

E quantas histórias não estarão guardadas nos sotãos, nas casas, nos arquivos e nos esconderijos de muitos?

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Uma boa iniciativa

Estou a acompanhar a conversa online do Presidente da Câmara. Uma boa iniciativa, disponível na página da equipa concorrente ao Cidade Criativa.

Heath Ledger

Mais um actor conhecido que morreu cedo demais...

Leia a sua biografia aqui, as noticias da morte na TSF, aqui e aqui (este último em desenvolvimento) e a sua biografia como actor no IMDB.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Há algo novo no ar...

Há um novo bar em Aveiro. É no Mercado, é "cozy" e diferente. Tem esplanada interna e externa (onde se refugiam os fumadores). É agradável. A música até dá para conversar. Merece uma segunda oportunidade. Ou uma terceira.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Obviamente que assino...

No próximo dia 1 de Fevereiro comemora-se o centenário do Regicídio, a morte por assassinato de um chefe de Estado em Portugal - D. Carlos I e o princípe herdeiro, Luis Filipe. Os monárquicos, e todos aqueles que se batem por um regime melhor, devem marcar presente e o Estado Português deve mostrar luto pelo assassinato. Não podemos ter dois pesos e duas medidas.

Podem ler e assinar uma petição aqui. Ver o site evocativo do Regicidio ou a noticia do Sol sobre o assunto.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Desespero...

«A direcção do clube aproveitou a oportunidade para solicitar a intervenção do Dr. Hermínio Loureiro junto dos orgãos autárquicos com o intuito de os sensibilizar para a resolução dos problemas existentes.» Retirado do comunicado publicado no site oficial do SC Beira-Mar

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Os Putos

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Não foi por falta de apoio...

No passado domingo de manhã juntei-me aos Aurinegros no Estádio de Águeda, a apoiar o Beira-Mar. Como as imagens comprovam, não foi por falta de apoio que o Beira-Mar perdeu!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Grande S. Gonçalinho

Mais uma vez este fim de semana foi marcado pelas Festas de São Gonçalinho. Pena para os comerciantes do verdadeiro dilúvio de Domingo ao princípio da tarde, a Festa correu bem durante os outros dias, num momento que vale a pena visitar e que encantou quem não conhecia a tradição. Sei do que estou a falar porque tive uma colega minha de Vila Real de Santo António por aqui e ela ficou fascinada! E quase que ia apanhando com uma cavaca na cabeça.

Aqui fica uma prova da festa:

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

S.Gonçalinho este fim de semana!



A Festa de S.Gonçalinho vai animar Aveiro até segunda. Muita animação, cavacas e um colorido especial vão animar o Bairro da Beira-Mar. Aqui estão os mordomos da Festa a inaugurar a exposição que está patente na Galeria dos Paços do Concelho.

Também é culpa do PS?

«Sinto-me envergonhado pelas imagens que a televisão mostrou a todo o país, na transmissão do jogo entre o Beira-Mar e o Penafiel. Não vou passar por um segundo vexame no próximo domingo. Desde já responsabilizo os vários políticos de Aveiro, responsáveis pela gestão do estádio, por não terem acautelado a manutenção do relvado», afirmou Artur Filipe ao Diário de Aveiro.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Dos blogs

Vários posts interessantes nos blogs:

A saida de Susana Barbosa do PND e a criação do PL contada pela própria no Arestália.

A ignorância tecnológica ou a ligeireza com que se escreveu um texto sobre o início do Expresso. O Pedro Fonseca, no seu ContraFactos e Argumentos bem o denunciou.

A polémica sobre a nova lei relacionada com os espaço de fumo provoca situações caricatas. Mais uma...

E o novo aeroporto de Lisboa - o tal que ontem motivou este comentário e que afinal hoje já é dito que vai para Alcochete. Ou melhor, Para Benavente-Montijo para sermos correctos... E mais uma ponte rodo-ferroviária Barreiro-Chelas.

O regresso do Luis Nazaré ao blog...

Uma das boas novidades de 2008 foi o "regresso" de Luís Nazaré ao seu blog Causa Nossa. Um regresso que me alegra, pela acutilância que sempre revelou nas suas intervenções. Um regresso que me agrada. Para ler mais coisas como estas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Tuna de Santa Joana ontem na Assembleia Municipal

Uma versão "Anti-Nunes"

Manuel Falcão, no seu "Na Esquina do Rio" adapta de forma simples e escorreita, o Manifesto Anti-Dantas de Almada Negreiros ao Inspector-Chefe Nunes da ASAE. Hilariante.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Os meus parabéns a Ivity


Os meus parabéns à equipa liderada pelo Carlos Coelho, a Ivity, pela escolha, particularmente feliz, do novo nome para o grupo livreiro de Miguel Pais do Amaral.
"Leya" soa maravilhosamente bem, soa a grupo livreiro, dá azo a potenciais campanhas de publicidade com mensagens giras.
Carlos Coelho e Paulo Rocha acertaram mais uma vez. E podem criticar o "y" à vontade porque essa forma de fugir a potenciais problemas legais foi sublime.

Algo que já queria escrever sobre...

O ano passado foi marcado por um conjunto de livros sobre os bastidores da política. Desde os livros das equipas de Helena Roseta e Mário Soares sobre as candidaturas falhadas à Presidência da República, livros internacionais de vários tipos (as biografias de vários candidatos americanos e o livro do inglês "spin doctor" de Blair) e um dos que li, por interesse muito pessoal, o do assessor de imprensa de Jorge Sampaio, o João Gabriel.

Deste último, retirei, entre outras, uma descrição que decerto fará sorrir os jornalistas com alguns aninhos de profissão em Aveiro:

Excerto do livro do João Gabriel “Confidencial – A década de Sampaio em Belém”

Pag. 173 – “A minha irritação inicial [por uma questão com Mota Amaral, explicita anteriormente no livro] – que ainda durou um par de horas – seguiu-se um realista “nada a fazer” e uma memória bem-humorada das cargas de ombro e alguns empurrões que presenciei nas visitas pelo estrangeiro mas, principalmente, no País. Tudo para ficar atrás do Presidente no momento das fotos ou das entrevistas das televisões. Figuras empertigadas que caminham em círculo com o único intuito de se mostrarem.

Lembrei-me, a esse propósito, do governador civil de Aveiro – havia muitos mais, mas este era, de facto, um exímio e dedicado praticante desta modalidade tão portuguesa. Homem de partido e pequena estatura – a ordem pode ser inversa - de barba ruiva, de seu nome Luís Antero. Qualquer que fosse o tempo, o espaço, o contexto. Independentemente de se tratar de uma visita do Presidente, do primeiro-ministro ou, até, de um qualquer ministro, mal as televisões apontavam na direcção do entrevistado – lá estava ele plantado por detrás, com ar circunspecto, em alguns casos acenando afirmativamente com a cabeça. Podia não estar a ouvir nada mas dava o seu ar de entendido e o não menos importante assentimento às palavras do entrevistado.

Tinha um genuíno fascínio pelo ecrã. Posso apostar que não há, nas televisões portuguesas, uma única imagem colhida no seu distrito, no tempo em que ele foi governador civil de Aveiro, do Presidente ou do primeiro-ministro, sem a companhia deste solícito servidor do Estado”

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Não! Dakar out...

Num comunicado emitido há momentos no site oficial, a A.S.O. anunciou o cancelamento do Lisboa-Dakar de 2008 devido aos problemas com terrorismo e morte de franceses na Mauritânia por agrupamentos ligados à Al-Qaeda.

Prejuizos enormes, numa organização que não merecia isto. Mas esta decisão é correcta, pois antes do espectáculo, estão as pessoas.

Como disse um amigo meu: "Terrorismo - 1 ; Desporto - 0"

Um dia a menos em Lisboa, em termos pessoais...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Para finalizar 2007

Raul Martins e a forma de resolver os problemas financeiros da Câmara Municipal de Aveiro:

"Que soluções tinha?

Mexer nos salários das pessoas, no número de pessoas... E isso o dr. Élio Maia não tem coragem política para fazer."
in O Aveiro da semana passada

(Eu queria fazer o link mas ainda não está online...)

Podia ter começado melhor...

No dia da Passagem do Ano, cheguei a um dos bares que estavam abertos na zona da Praça do Peixe (com consumo obrigatório) e pedi um Jameson com Água Castello. Claro que não gostei quando reparei que me estavam a cobrar quer o whisky quer a água...

Reclamei com o gerente, lembrando se eles na caipirinha também acrescentam o açucar... As desculpas foram feitas mas o argumentário - e o preço - manteve-se. Melhor serviço ao cliente. Dizem eles. Logo a seguir um amigo meu disse-me que já lhe tinha acontecido com um gin tónico. Pois, ok.

Há bares que querendo ser especializados, não têm coragem de dizer ao seu cliente que ali não há determinado produto. Ou que a qualidade que pretendem não se coaduna. Ou através da política de preços.

Agora o que fizeram está errado. E o espaço, ChampagneRIA, fica assim tristemente marcado na minha memória logo no primeiro dia de 2008.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

5 anos depois...

No dia 31 de Dezembro de 2002, já desejava bom ano a todos. A blogosfera mudou, entretanto, muitos foram os que vieram experimentar este novo formato. Alguns ficaram, outros inovaram. Todos podemos e devemos melhorar para que a blogosfera seja melhor.

O Notas, tal como há cinco anos, continuará a ajudar para que o futuro seja melhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...