Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Media Online

Paulo Querido, traduziu num artigo sensacional o que eu desabafei em Twitter há poucos dias: a má utilização da Fonte (neste caso a Lusa, que ela própria por vezes concorrencia os meios para os quais vende sem algo mais relevante do que a mera cópia) como meio de "encher" um site online. E bastavam fazer, por exemplo, uma edição correcta - é o o que para a Lusa, um meio nacional, é a localização tipica (lugar, capital de distrito perto) para um meio local deveria ser uma localização mais precisa e correcta. E isto é só um exemplo...

Actualizado: Carlos José Teixeira escreveu também sobre o "efeito lusa"

segunda-feira, 28 de abril de 2008

O Avião foi-se...

Hoje foi um dia histórico para os lados finais (ou iniciais) da Segunda Circular pois a Câmara Municipal de Lisboa mandou retirar o "Avião" do lugar, destruindo-o e limpando a área.

"O Avião" para quem é de Lisboa ou lá permaneceu alguns anos é um marco histórico, com mais de trinta anos e que tinha uma atmosfera sui generis. Bar de Strip/Alterne com o varão a meio, a casa era completamente diferente de outras do género. O assassinato do proprietário, largamente noticiado o ano passado, deve ter provocado este desfecho. Foi o fim...

Sobre o PSD

Ontem, pensando no que vi, achei um paralelismo, com as devidas correcções ideológicas, entre o PSD e as eleições norte-americanas.

O PSD tem uma Hillary (experiente, "do sistema", mais velha) e um Obama (mais novo, geracional, supostamente sem experiência) e com a luta que vão ter, quem se vai rir é o McCain...

Disclaimer: Não sou militante do PSD nem de nenhum outro partido

Trailer do Filme Contrato!



Filme Português, com um trailer que dá vontade de o ir ver. Nicolau Breyner parece que descobriu nova vida como realizador dado que como actor já era conhecido o seu (bom) trabalho. A ir ver.

Rescaldo

O Beira-Mar perdeu, os Juniores subiram, o Sporting, Benfica e Guimarães estão separados por um ponto, e o fim de semana teve mais motivos de interesse.

O FITUA continua a dar cartas a Aveiro. Animados, divertidos, fazendo a festa nos sitios e às horas mais improváveis... Uma tradição com 18 anos que já é MAIOR há algum tempo!

Semana do Enterro a começar bem. Se Mind Da Gap não começaram com muito público (aqui fica um conselho - que tal se contratassem um video jockey para os vossos concertos?), Xutos foram xutos e já tiveram mais de 6000 pessoas a cantar as músicas e a mostrar que são como o Vinho do Porto. A nova música "Tão Fácil" também mostra que continuam a saber retratar a realidade!

Cerimónias, também as tivémos. Hastear da Bandeira pelo 25 de Abril (pouca gente), Banda Amizade a tocar na Praça Melo Freitas (algumas), Ministro Rui Pereira a dar "bacalhaus" a 500 bombeiros (nem vale a pena dizer que havia malta) e um fim de semana a entupir a ponte da Barra - que está a ficar bonita e pronta.

E para finalizar, eis que Bruno Martins deixou aqui um comentário a merecer reflexão. Leia-o aqui.

Sim, porque a segunda-feira promete - Aveirenses Ilustres, Assembleia Municipal e uma entrevista no Público de Cunha Vaz!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Um fim de semana

Em grande! Aveiro vai ter hoje Mind da Gap, Steel Drumming canta José Afonso, banda punks no Riff, e durante o fim de semana nomes tão interessantes como Xutos & Pontapés, Tunas - com o 28º FITUA, Da Weasel ou David Fonseca e Tara Perdida. Mas há mais. É só aproveitar.

Claro que quase todos os lisboetas que eu conheço e alguns aveirenses vão para o Algarve! :)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Filipe Neto Brandão Candidato?

"Disparate!"
Diz o próprio...

Sobre o PSD

Refiro desde já que não sou militante do PSD. Nem de qualquer outro partido. Mas o que ontem aconteceu no PSD (para os mais distraidos, Menezes demitiu-se e despoletou eleições directas para 24 de Maio) não é novidade e faz parte das regras de manutenção de poder: se os críticos não se calam - que venham a votos.

Sou dos que acha que esta era a única decisão possível de Menezes. Primeiro, porque pode ganhar novamente. Segundo porque teve sempre contra si uma campanha diária sobre as suas actividades, opiniões, escolhas, de personagens como Pacheco Pereira, outros "barões" e mesmo algumas das quais vindas até de jornalistas (bastava ler a coluna de opinião de José António Lima no Sol, por exemplo). Este tipo de campanhas só pode ser respondida de duas formas: ou calando-se e trabalhando ou atacando de frente. Como as eleições ainda estão a um ano, deve ter entendido que tinha tempo para vencer os críticos e retomar o endurance...

Se ele não se recandidatar, ia ser giro ver Ribau Esteves a assumir...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sobre as fontes anónimas e o Expresso

Acompanhei a questão do boato sobre o "doença" de Pinto da Costa no Hospital da Luz, que apenas saiu na componente online do Expresso, tendo sido razão para um comunicado do Director do Expresso e também foi alvo de muitos comentários nos blogues especializados e não só.

Sou da opinião clara que uma fonte anónima que mente descaradamente deve ser denunciada. Claro que o que aconteceu no Expresso foi a noção clara que aquela fonte parece ser valiosa. Mas independentemente do que aconteceu, concordo com a análise de Luis Paixão Martins, que acompanha a tese que aquela "noticia" nunca deveria ter visto a luz do dia. Ler também João Paulo Menezes.

Os jornalistas vivem num contexto onde florescem boatos e é da destrinça entre os boatos e a realidade que deve ser feito o seu papel. Os prazos e a pressão nunca podem ser desculpas.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Rui Marques em Aveiro

O Ângelo Ferreira informa todos os interessados que o Movimento Esperança Portugal irá fazer uma sessão de esclarecimento na próxima sexta-feira à noite, na Biblioteca Municipal de Aveiro. Mais informações aqui.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Modalidades amadoras

Caro Sérgio Loureiro e Francisco Dias,

Tenho estado a ler atentamente o vosso argumentário sobre as modalidades amadoras no Beira-Mar. Li o primeiro comentário do francisco dias, e depois a resposta, em forma de post, do Sérgio Loureiro.

Claramente tenho uma opinião mais próxima do FD do que do SL. E explico-vos as razões, se bem que algumas vocês já conhecem bem demais.

Como o próprio Francisco Dias já referiu, a sondagem refere as modalidades actualmente no clube e junta-as todas, o que na minha opinião, é o primeiro erro. Porque dentro das modalidades, há-as de diversas características e é dessa forma que uma direcção as deve analisar:

Modalidades de lazer: as vertentes não competitivas e de formação de modalidades actuais como a natação, judo e outras artes marciais, boxe e mesmo o basquetebol e futsal, bem como outras modalidades como o BTT, etc, são modalidades que podem perfeitamente existir no Beira-Mar. Mais do que podem, devem existir no Sport Clube Beira-Mar. São garante da continuação de uma marca e mística e alterando algumas permissas de negócio são "mais sócios" e com garantias de rentabilidade.

Já as chamadas Modalidades de competição amadora (as tradicionais e conhecidas basquetebol, andebol, futsal, atletismo e bem como muitas outras, hóquei em patins, etc, devem ser alvo de uma clara noção da existência de interessados para a sua viabilização e da estutura humana e logística para sobrevirem. Aqui, o realismo é fundamental e a noção de ambição dos seus membros. O principal problema do modelo amador/semi-profissional é quando se criam modelos e a ambição dos seus elementos e dirigentes fazem com que a "marca" do clube caia pelas ruas da amargura por ambição a mais.
É nas modalidades de competição semi-profissional (as chamadas modalidades bandeira): principais ligas como o andebol, actividades motorizadas, basquetebol (principal liga) que deve ser analisada e eventualmente votada ou decidida em Assembleia Geral a sua existência e prioridade. Foi o que fez o Sporting, lembrando que não conseguia manter mais do que três modalidades de "competição".
Parafraseando o Sérgio Loureiro, um clube é importante pela qualidade mas também pela quantidade, pela mística e pelas suas estruturas humanas e técnicas. Uma direcção e seus associados devem avaliar o interesse da modalidade para os sócios, para o aumento do número dos mesmos e sua fruição e igualmente para a imagem do clube e sua mística. Isso é o mais importante.

Pedido público de informações CCZZ

Os Chip Chip Zan Zan foram um grupo que me marcou e mais do que isso foram e são, em grande parte, um grupo de amigos e conhecidos que me acompanhou na adolescência. Ainda hoje ouço músicas deles e lembro-me bem dos concertos que deram e aos quais fui.
Bem, agora, um dos músicos do grupo está a pedir a quem queira contribuir para um site retrospectivo e que tenha material que o ajude. Ele já coleccionou algum material, essencialmente dele, e colocou-o no MySpace - onde podemos ouvir músicas deles, pro exemplo - mas tem a certeza que há muitos por ai que têm desde bilhetes, flyers, gravações, fotografias, etc, etc.
Digam-lhes qualquer coisa para o email chipchipzanzan@netvisao.pt e ajudem. Todos os que gostaram dos Chip Chip Zan Zan ficarão a ganhar!
E quem sabe se no final do Verão de 2009, não teremos todos uma surpresa?

terça-feira, 8 de abril de 2008

Condolências

Passei bastantes tardes da minha infância/ início da adolescência a subir ao quarto andar do Oita. Aliás, acho que o Oita ficou conhecido pela casa dos "croissants". Os de ovos moles erm divinais mas outros também me punham água na boca.
Fui conhecendo os filhos do senhor dos Croissants. Sempre o conheci dessa forma.
Recentemente, depois de voltar de Lisboa, passei a ter contacto mais frequente com a família. Continuam impecáveis.
Hoje, fiquei a saber do falecimento do "Senhor dos Croissants". Deixo aqui as minhas condolências públicas à Ana, ao Joaquim, ao Miguel e aos seus irmãos.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tribunal de Contas chumba empréstimo

Continuam os dias dificeis... Ler comunicado oficial da CMA, noticia no JN ou no Público - e agora por todo o lado.

Actualização: Não é todos os dias que eu concordo com o Nélson Peralta. Mas hoje é certamente :) Uma leitura obrigatória.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Uma exposição sensual


Diogo Moreira, um "jovem criador" que já venceu a área de fotografia do prémio camarário e é fotografo residente da Estação da Luz tem uma excelente exposição temática na Galeria Enquadrar (Cais dos Mercantéis, junto à Praça do Peixe) para a qual vos deixo aqui um mero aperitivo...

Até 18 de Maio não deixem de passar por lá. Vale a pena!

Alta Velocidade em Aveiro

Garanto-vos que isto não é 1º de Abril. É a solução técnica para termos o melhor de dois mundos.

Nem isto nem isto.

Um comboio de alta velocidade irá parar em Aveiro. Os técnicos defendem claramente essa decisão, de forma fundamentada. Mais pormenores à medida que eles sejam colocados online.

Actualização: o documento apresentado ontem é público e pode ser encontrado aqui. Tambem aconselho a visita à RAVE

Para os que não sabem ler, eu decifro. Comboios em Aveiro, DUAS estações, 12 comboios diários, e as alterações de tempo nos percursos são significativas...

Estádio será vendido

A CMA tem em mãos uma proposta de um consórcio que pretende adquirir o Estádio Municipal de Aveiro. Trata-se de um grupo com elevada experiência internacional na gestão de equipamentos lúdicos e desportivos que está interessado em transfromar o Estádio numa infra-estrutura polivalente. Pelo que se sabe, a proposta já foi apresentada a alguns vereadores do executivo municipal que estão a analisá-la em conjunto com o departamento jurídico, preparando a apresentação pública do negócio que necessitará da aprovação da Assembleia Municipal. Ainda não se conhecem os valores da operação que deverá implicar o regresso do Beira-Mar às instalações do «velho» Estádio Mário Duarte e a extinção da EMA (empresa municipal).
FONTE: Aveiro News
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...