Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dois dos concertos do Ano :)

U2 - Estádio Cidade Coimbra - 03-10-2010 (a segunda data)


Metallica -Pavilhão Atlântico - 19-05-2010 (a segunda data)



EU VOU :)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Nova equipa na UA

A tomada de posse da nova equipa Reitoral da Universidade de Aveiro acontece no dia 22 de Fevereiro, pelas 11 horas e o site da UA deu a conhecer a equipa reitoral. 
Ela é composta pelo Reitor Prof. Dr. Manuel António Assunção e integram a equipa reitoral, na qualidade de Vice-reitores, os Professores Joaquim da Costa Leite, José Alberto dos Santos Rafael, Eduardo Anselmo Ferreira da Silva, Carlos de Pascoal Neto e José Fernando Ferreira Mendes.O grupo de Pró-reitores vai ser constituído pelos docentes: Artur da Rosa Pires, José Claudino de Pinho Cardoso, Liliana Xavier Marques de Sousa, Osvaldo Manuel da Rocha Pacheco e Gillian Grace Owen Moreira. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Discussão fora de prazo

Os Amigos da Avenida vão debater hoje, numa tertúlia, os assuntos "Ponte Pedonal" e "Praça Melo Freitas" numa altura completamente desajustada da realidade. Mas ainda bem que que se discute, pelo menos.

Como a própria notícia o diz, há um ano os Amigos da Avenida alertaram para as questões e acharam que deveria existir mais debate. Mas o concurso público era do conhecimento internacional e a localização um dos instrumentos pré-definidos. Era nessa altura que deveria ter sido feita a escolha: junto a antiga EPA (modelo Polis) ou localização "Parque Sustentável". Aliás, a primeira pergunta era saber se a estratégia Polis, de fecho da rua dos Galitos e da entrada da cidade por essa rua, ainda se mantém como perspectiva.

Debates destes, depois das escolhas já definidas (quando a ponte começar em discussão, ai, acreditem, vão existir mais uns quantos que não vão gostar) não faz grande sentido se o objectivo é lançar a discussão sobre as políticas de planeamento. Como qualquer especialista sabe, as ferramentas de opinião e decisão, que muitas vezes os políticos também não gostam de as usar, têm prazos, momentos e decisões. Há o momento da discussão, muitas vezes fechada, da decisão e da acção.

Os Amigos da Avenida, ao discutirem depois da decisão tomada (e ao contrário de outros casos) não estão, na minha opinião, no melhor caminho. Este é um assunto em que os próprios amigos perderam o timing...

Directo ao assunto: Não gosto da ponte no Canal Central e preferia-a junto à antiga EPA. Mas isto é um gosto pessoal, não pretendo moldar o gosto de milhares ao meu.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Não parece razoável...

Por natureza, não sou a favor de greves. Entendo-as em alguns casos mas penso que o jogo de negociação está demasiado banalizado com as greves. E se as de sectores inteiros podem ser coerentes, algumas são, no mínimo esquisitas.

Os trabalhadores da Renault Cacia vão fazer greve, a fazer fé no que diz o JN de hoje.  Num sector REPLETO de despedimentos em todo o mundo e em que há deslocalizações do nosso país para outros e num ano em que a inflação foi zero, os trabalhadores não ficaram satisfeitos pelo aumento de 1,5 por cento. Querem 4 por cento.

Uma administração que trabalhou bem, garantindo a fábrica de baterias da Nissan para o seu espaço e com isso garantir a viabilidade da empresa por longos e bons anos, devia ter mais crédito junto dos trabalhadores. Estes deviam ser mais razoáveis, se calhar solicitando "coisas" que sejam importantes: formação, condições extra, bónus de produtividade, etc. Esperemos que este braço de ferro não corra mal para todos!

Há coisas que não se percebem...

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Debate sobre a criação de SAD - Sociedade Anónima Desportiva

O Movimento 1922, atento ao momento do clube, promove a realização de um debate subordinado ao tema "As Sociedades Anónimas Desportivas em Portugal", na Sexta-Feira, dia 19 de Fevereiro, no Auditório da Escola Profissional de Aveiro, pelas 21:15, em Aveiro.
-
Este debate surge num momento de especial relevância para o SC Beira-Mar tendo em conta que os associados do Clube serão chamados, brevemente, a decidir sobre a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva para o Futebol Profissional.
-
Nesse sentido, o M1922 pretende dar um contributo no sentido de promover o esclarecimento da comunidade Beiramarense sobre uma matéria de extrema relevância para o clube.
-
O debate será moderado pelo Dr. Nuno Arroteia, ex-director executivo do SC Beira-Mar, e contará com a presença de vários especialistas, entre os quais, o Prof. Doutor José Manuel Meirim, um dos juristas mais consagrados nesta área. Neste evento, todos os presentes terão oportunidade de partilhar ideias e colocar questões aos convidados, pretendendo-se que o debate seja o mais esclarecedor possível.
-
A entrada é livre.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DA FAMILIA AURINEGRA

O SC Beira-Mar convida todos os beiramarenses a tomarem parte em mais uma manifestação de apoio inequívoco a este nosso clube. (Inscrições abertas).

DATA E HORA: 26 de Fevereiro, pelas 19h30m;

LOCAL: Restaurante Solar das Estátuas.

INSCRIÇÕES (até 20/02/2010): TELF.: 234 910 100 / MAIL.: relacoes.publicas@beiramar.pt  / Loja Amarela EMA e Loja Legea (Mário Duarte)

O SPORT CLUBE BEIRA-MAR assume um papel ímpar na história do desporto aveirense. O legado que o nosso clube vai deixando de geração em geração, é motivo de orgulho para todos os que sentem e amam o SC Beira-Mar.

A Instituição movimenta, hoje em dia, centenas de pessoas que se dividem em várias tarefas e que, em uníssono, clamam um só objectivo: Dignificar o nome e o emblema do SPORT CLUBE BEIRA-MAR.

Numa fase particularmente difícil (talvez a mais difícil de sempre!), consideramos este um momento importante para a afirmação do SCBM enquanto símbolo de uma região.

Este convite é pois endereçado a todos os que reconhecem a importância do Beira-Mar no quotidiano Aveirense.

Sabemos que são muitos aqueles que guardam o BEIRA num lugar muito particular do seu coração. Pois este é o momento dessa afirmação colectiva.

Atletas, ex. Atletas, Seccionistas, Colaboradores, Dirigentes, ex. Dirigentes, Sócios, Ex. Sócios, simpatizantes, aveirenses, amantes do desporto, pais, irmãos, amigos...contamos com todos.

Acreditamos que o jantar será um momento especial, uma data oportuna, onde se pretende uma agradável convivência de toda FAMÍLIA BEIRAMARENSE. Mas também estamos conscientes que a sua presença irá abrilhantar ainda mais este evento.

PREÇOS:

Adulto: 20 €

Criança (entre os 4 e os 10 anos): 10 €.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Fase de Apuramento para o Europeu de 2012 na Polónia-Ucrania

Portugal já sabe em que grupo fica no Europeu de Futebol de 2012, cuja fase de qualificação começa em final de Setembro. Portugal era cabeça de série.

Grupo H (de cinco países, todos os resultados contam)

Portugal
Dinamarca
Noruega
Islândia
Chipre

Não vai ser fácil...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Demissão?

O Primeiro Ministro mentiu. E num país que se quer sério, o Primeiro Ministro deveria ter-se demitido. E não sendo jurista, não entendo como o PGR e o Presidente do STJ não abriram, pelo menos, um inquérito. Ao PM ou a outros. Porque o Estado de Direito sentia-se, de certo, coxo com o que lhe estavam a preparar.

Mas como disse Rogério Alves, se o plano legal está fechado, há o plano ético. E nesse...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Faleceu Mário Gaioso

O conhecido advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Mário Gaioso, faleceu hoje. Aveiro perdeu mais uma das suas figuras ilustres.

O JN já publicou uma pequena nota, disponível neste link.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O problema "Mário Crespo"

O texto abaixo foi hoje publicado no site do Instituto Sá Carneiro. Originalmente seria publicado no Jornal de Noticias. No entanto, segundo José Manuel Fernandes no seu Twitter, o director do JN não o aceitou para publicação, mandando-o retirar... Sem palavras!


Mário Crespo

O Fim da Linha




Terça-feira dia 26 de Janeiro. Dia de Orçamento. O Primeiro-ministro José Sócrates, o Ministro de Estado Pedro Silva Pereira, o Ministro de Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão e um executivo de televisão encontraram-se à hora do almoço no restaurante de um hotel em Lisboa. Fui o epicentro da parte mais colérica de uma conversa claramente ouvida nas mesas em redor. Sem fazerem recato, fui publicamente referenciado como sendo mentalmente débil (“um louco”) a necessitar de (“ir para o manicómio”). Fui descrito como “um profissional impreparado”. Que injustiça. Eu, que dei aulas na Independente. A defunta alma mater de tanto saber em Portugal. Definiram-me como “um problema” que teria que ter “solução”. Houve, no restaurante, quem ficasse incomodado com a conversa e me tivesse feito chegar um registo. É fidedigno. Confirmei-o. Uma das minhas fontes para o aval da legitimidade do episódio comentou (por escrito): “(…) o PM tem qualidades e defeitos, entre os quais se inclui uma certa dificuldade para conviver com o jornalismo livre (…)”. É banal um jornalista cair no desagrado do poder. Há um grau de adversariedade que é essencial para fazer funcionar o sistema de colheita, retrato e análise da informação que circula num Estado. Sem essa dialéctica só há monólogos. Sem esse confronto só há Yes-Men cabeceando em redor de líderes do momento dizendo yes-coisas, seja qual for o absurdo que sejam chamados a validar. Sem contraditório os líderes ficam sem saber quem são, no meio das realidades construídas pelos bajuladores pagos. Isto é mau para qualquer sociedade. Em sociedades saudáveis os contraditórios são tidos em conta. Executivos saudáveis procuram-nos e distanciam-se dos executores acríticos venerandos e obrigados. Nas comunidades insalubres e nas lideranças decadentes os contraditórios são considerados ofensas, ultrajes e produtos de demência. Os críticos passam a ser “um problema” que exige “solução”. Portugal, com José Sócrates, Pedro Silva Pereira, Jorge Lacão e com o executivo de TV que os ouviu sem contraditar, tornou-se numa sociedade insalubre. Em 2010 o Primeiro-ministro já não tem tantos “problemas” nos media como tinha em 2009. O “problema” Manuela Moura Guedes desapareceu. O problema José Eduardo Moniz foi “solucionado”. O Jornal de Sexta da TVI passou a ser um jornal à sexta-feira e deixou de ser “um problema”. Foi-se o “problema” que era o Director do Público. Agora, que o “problema” Marcelo Rebelo de Sousa começou a ser resolvido na RTP, o Primeiro Ministro de Portugal, o Ministro de Estado e o Ministro dos Assuntos Parlamentares que tem a tutela da comunicação social abordam com um experiente executivo de TV, em dia de Orçamento, mais “um problema que tem que ser solucionado”. Eu. Que pervertido sentido de Estado. Que perigosa palhaçada.

Nota: Artigo originalmente redigido para ser publicado hoje (1/2/2010) na imprensa.

ACTUALIZADO: Leia a noticia do Expresso, com desenvolvimentos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...