Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2004

É já este fim de semana - Voto Electronico

Como já vos tinha dito, São Bernardo é uma das freguesias onde vai ser testado o voto electrónico e eu sou o coordenador UMIC da mesa.
Por isso, este post serve como convite para que todos, mesmo aqueles que não votem em São Bernardo, se desloquem a São Beranrdo caso queiram conhecer esta experiência de voto electrónico. Terei todo o gosto em receber-vos, com o presidente da Junta de Freguesia, Élio Maia.

A intenção de avançar com esta experiência de voto electrónico já estava prevista no Plano de Acção para a Sociedade de Informação (aprovado em Conselho de Ministros em Junho de 2003), estando a Unidade de Missão, Inovação e Conhecimento (UMIC), a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o STAPE encarregados de colocar em prática o projecto, precisamente no dia das eleições para o Parlamento Europeu.
O processo simulado de votação presencial irá decorrer em nove freguesias portuguesas, numa sala autónoma, mas no mesmo local onde estarão colocadas as assembleias e as secções de voto.
As freguesias-piloto estão dispersas geograficamente e representar três realidades distintas (por exemplo, uma freguesia urbana, outra semi-urbana de média dimensão e uma de pequena dimensão, com menos de quatro mil eleitores registados).
De acordo com a tipologia escolhida, o projecto deverá abranger cerca de 150 mil eleitores que, depois de votarem segundo os parâmetros tradicionais, são "convidados" a aderir à experiência- piloto.
Assim, depois de votarem de verdade, será entregue a cada um dos eleitores-piloto um cartão (que é feito na hora e que dá direito a votar electronicamente uma única vez), cartão esse que lhes permitirá aceder ao boletim de voto digitalizado num computador.
Para escolher o partido a quem irão dar o seu voto, os eleitores terão apenas que carregar no ecrã.
"Todo o processo simulado será o mais fiel possível a uma assembleia de voto real e o mais fiel possível à legislação eleitoral em vigor".
Nesse sentido, foram feitos contactos com duas empresas multinacionais com experiência nesta área (a Unisys e a Indra), além da Multicert, precisamente a única empresa portuguesa com experiência em voto electrónico.



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...