Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Primeiro Ministro inaugura IC1

O primeiro ministro, Pedro Santana Lopes, inaugura hoje, em Mira, no limite do distrito de Coimbra com o de Aveiro, o IC1, que vai continuar interrompido entre Estarreja e Angeja, devido à indefinição do traçado.

O troço que Santana Lopes inaugura vai, pelo menos, permitir desviar o trânsito de importantes centros urbanos como Vagos, Ílhavo e Aveiro, entroncando no IP5, futura A25, junto ao novo estádio Mário Duarte, em Aveiro.

No total foram gastos no novo lanço de auto-estrada 134,233 milhões de euros, sendo 2,52 milhões de Projecto, 111,713 milhões de Construção e 20 milhões de expropriações.

A obra foi desenvolvida pelas construtoras Mota/Engil e Rosas Construtores e caracteriza-se por uma extensão de cerca de 26 quilómetros, incluindo a construção de oito nós de ligação, sendo um de ligação ao Estádio, outro de ligação ao IP5 (A25) e seis de ligação à rede de estradas local -nó de Mira, nó da Ponte de Vagos, nó de Vagos, nó de Ílhavo, nó de Aveiro Sul e nó de São Bernardo.

Um primeiro trajecto, a poente da actual Estrada Nacional 109, e que era o preferido pelas populações, foi abandonado pelo impacto ambiental negativo sobre o baixo Vouga lagunar, e a alternativa a nascente, paralela à A1, foi contestada por autarcas e movimentos populares.
A actual maioria PSD/CDS-PP prometeu reapreciar a questão e a solução final continua dependente dos estudos ambientais, pelo que o IC1 está feito de Mira a Aveiro e de Ovar a Estarreja, mas entre Estarreja e o nó de Angeja do IP5 os automobilistas vão continuar a ter de percorrer a saturada Estrada Nacional 109.
O lanço da A17, entre Mira e Aveiro faz parte da concessão SCUT da Costa da Prata, que integra cerca de 105 quilómetros de auto-estradas em regime de portagem sem cobrança aos utilizadores, concessionadas pelo Estado à Lusoscut, em 19 de Maio de 2000.

2 comentários:

  1. Vai ser inaugurada pelo Sr. Santana Lopes e pelo Presidente da Camara Municipal de Coimbra?!
    Sinceramente este senhor não deve conhecer fronteiras. Para quando é que o Presidente da Camara Municipal de Aveiro vai inaugurar as coisas na aldeia de Coimbra?

    ResponderEliminar
  2. Digamos que a inauguração vai ser feita em Cabeço de Mira, na fronteira entre o distrito de Coimbra e o de Aveiro.

    Espero que o presidente de Câmara de Mira e o de Vagos tenham sido convidados... Pelo Menos!

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...