Páginas

sábado, 18 de junho de 2005

Hoje em Aveiro

Em 1878 foram nesta data transladados da Misericórdia para o Cemitério do Repouso, no Porto, os restos mortais dos "Mártires da Liberdade" - mortos 50 anos antes - entre os quais os aveirenses Francisco Manuel Gravito da Veiga e Lima, Clemente de Morais Sarmento e Clemente de Melo Soares de Freitas. Estiveram presentes o Governador Civil de Aveiro, Dr. Manuel José Mendes Leite e o presidente da Câmara Municipal, José Antunes de Azevedo e da Associação Comercial, Agostinho Duarte Pinheiro e Silva. (Nota: os mártires têm todos nomes de ruas em Aveiro)

Em 1903 já a Câmara Municipal se empenhava, num empréstimo de 5 mil réis para as despesas da cobertura metálica da Praça do Peixe.

2 comentários:

  1. Não foi para o Porto, mas sim para o cemitério central de Aveiro. As cabeças estão no monumento que se encontra no centro do cemitério

    ResponderEliminar
  2. Ambas as informações são correctas. Como deve saber, depois de mortos as cabeças foram trazidas, em paus, para junto das casas das viuvas, numa forma de "aviso à população".

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...