Páginas

quarta-feira, 22 de março de 2006

Assuntos mais preocupantes

Uma boa parte dos blogs aveirenses anda distraido. com assuntos de menor importância ou que são somente factos políticos normais, como o regresso, nem que seja por um dia de um vereador ao seu lugar para onde foi eleito, ao invés de falarem da regionalização por decreto ou efectuada nos gabinetes de Lisboa e que até agora ninguém desmentiu e que foi testada para a Opinião Pública no passado sábado, com o Expresso.

Anunciada hoje e com prazo de pompa e circunstância para a próxima semana, o PS irá primeiro, auscultar os seus próprios deputados, nas jornadas parlamentares. Sim, a Regionalização por decreto. E anunciada primeiro aos seus deputados.

Sim, aquela regionalização que não foi aprovada. Aquela regionalização que irá aumentar artificialmente cidades como coimbra e aumentar ainda mais a macrocefalia de Lisboa. Aquela regionalização que quem a faz não perceb o efeito que está a fazer no desenvolvimento das regiões periféricas. Que não entende o quando determinados serviços são úteis a pessoas e a instituições em determinados sítios e não noutros.

Aveiro vai ter que se mobilizar. Não são só so potenciais tachos que desaparecem. Não, não se esqueçam que para além de poderem desaparecer de Aveiro a sub-região de saúde, o sub centro de segurança social de aveiro, o IPJ, o IEFP, o INATEL, o IDP, Governo Civil e outros institutos públicos desse género, também vão desaparecer os pequenos lugares administrativos, a pequena economia local dos empregos que estão à volta dessas instituições. Ficará tudo em Coimbra. Lindo. Aveiro que fique quieto. Eu espero que não...

22 comentários:

  1. a situação que o JMO descreve lembra o pitoresco da estória da caserna, primeiro dispara para matar e depois dá um tiro para avisar...

    ResponderEliminar
  2. esta regionalização, tipo gato escondido com o rabo de fora, é uma ameaça à centralidade e à capitalidade de Aveiro. é altura de nos unirmos e dizermos não em uníssono, a um processo regionalizador que inverte a preponderância económica de aveiro em favor do peso político coninbricence que não é mais que um tigre de papel.

    ResponderEliminar
  3. Caro JMO
    acredito que o trabalho tem ocupado muito do tempo que anteriormente dispunhas para a blogoesfera.
    Mas quem anda distraído é o meu amigo.
    Já tinha referido isso há 4 dias, para não falar há mais tempo, noutras circunstãncias.
    Não tens passado muito pelo lado dos Arcos.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Um tiro no pé?? Não sei quem é o anónimo mas sabe pouco de caserna!!!quem perde é só quem lá está!!!Qual é o interesse de termos a 3,5 Km duas sedes de concelho, periféricas dos interesses dos habitantes, que nos fazem ir para Aveiro ou Ilhavo para tratarmos de assuntos necessários? Será regionalizaçâo??? Chamem o que quizerem mas descentralizemos Lx e Porto!!Aveiro tem alguma capacidade?seria bom mas não basta os Candais e Capôes. Tornem as coisas fáceis sem que hajam as lutas dificeis. Sejamos racionais nesta reforma administrativa, sem panaceias politicas e facilitemos a vida aos cidadãos. um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  5. É pá não te preocupes! Não vai ser nada de mal!!!

    ResponderEliminar
  6. Engraçado o que a maioria desta gente pensa sobre regionalização.
    E o "bairrismo" do autor do post. é assombroso.

    O poder fica em Aveiro e o poder vai para Coimbra etc etc.
    Como se numa regionalização houvesse esse tipo de considerações a respeitar.

    Afinal a União Europeia tirou patriotismos, tirou cidadanias, tirou pátrias, tirou governações, eles é que ditam as regras, e toda gente faz papo a dizer que pertence à U.E., até os CDSs que como sempre e agora também se manifestam do contra.

    A regionalização já começou há muito e anda todo o mundo distraído.
    Universidades no Minho, nas Beiras em Trás-os Montes. Auto-estradas por tudo o que é sítio, o que é isso se não uma parte da regionalização encoberta?

    O interior mais perto de nós e nós mais perto do interior, beneficiar com a riqueza do litoral os mais desfavorecidos na interioridade.

    Em parte a regionalização não será o intuíto, falando de um modo grosseiro, de ajudar as terras e os povos mais atrasados senhor JMO?

    Se vamos por capacidades empreendedoras e pardais ao ninho, então o Norte tomava conta do país inteiro, e mesmo ali ao lado, Águeda teria de ser a centralidade de uma qualquer regionalização.

    Tem noção da moralidade que há na regionalização?
    Enfim.....
    A Alemanha que vive e a adptou há "séculos" está toda como sabe, penso, "fragmentada".

    Mas claro o que é a uma Alemanha comparada com um país desenvolvidíssimo como o nosso?
    Eles são uns atrasadinhos e burrinhos que têm vivido à custa das quotas dos dinheiros da U.E, em que Portugal é o maior distribuidor não é senhor JMO?
    Saudações de um Emigrante

    ResponderEliminar
  7. Caro João:

    Você até pode ter razão mas com aquela de que "Aveiro vai ter que se mobilizar. Não são só so potenciais tachos que desaparecem." é que você "borrou a escrita toda".

    É que, porventura sem querer, tocou exactamente na razão de ser da tal regionalização de que fala.

    Ou será que não está de acordo?

    Vai ter que se explicar melhor...o pessoal é de comprensão lenta.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  8. Depositei a minha opinião sobre o post no Dolo Eventual.
    Ãbraço

    ResponderEliminar
  9. Amigos, temos de parar com estas guerrinhas entre Coimbra e Aveiro..eu sou de Coimbra, e não quero que aqui seja a capital de nada...estou é farto de ver tudo a passar para Lisboa ou Porto, enquanto o resto do país marca passo!!!

    A Região Centro só tem justificação como agregação multipolar de um conjunto de cidades médias, que se complementam entre si...

    É já o que se faz em em instituíções como o htpp://www.cec.org.pt

    ResponderEliminar
  10. Simplex! Não é por acaso que o Governo e o Sócrates continuam em alta de popularidade! Estão no bom caminho! Fazem o que Portugal precisa. A dupla Sócrates Cavaco é de betão. Por este andar a direita esvazia como um balão..

    ResponderEliminar
  11. Engraçado! O único organismo público que não corre risco imediato de ser extinto é o Governo Civil!!!! Clientelismo "oblige".

    ResponderEliminar
  12. O engraçado é observar que praticamente todas as pessoas ?batem na mesma tecla?, isto é, caiem no erro, se não vejamos, só se olha para os factores humanos? mas esquecem-se dos factores naturais e dentro de cada um desses aspectos existem muitos outros que são importantes recordar para ser abordado nesta temática, mas para tal se demoraria uma eternidade para fazer interligações/comparações etc... Aliás, este assunto já foi escrito em diversas teses universitárias, agora quem quiser investigar sempre poderá procurar uma biblioteca...
    Falar em regionalização é abordar numa temática que interessa ao nosso país, ou seja, terá que se executar mais cedo ou mais tarde devido às normas europeias.
    Ter medo de quem, ou de quê? Coimbra?
    Sinceramente... basta comparar os indicadores, logo se verá onde é que se encontram as maiores densidades populacionais, factores económicos, etc.. etc.. Amigos digo densidade porque esse é o indicador mais acertado em todo o planeta porque se compara a população pela unidade matemática Quilometro quadrado, ou seja, são os habitantes por quilometro quadrado. Façam a nossa área com o nome X e em Coimbra façam-na com o nome Y e comparem por exemplo esse indicador? Agora se quiserem comparem outros.
    A regionalização vem resolver as burocracias instaladas pelos antigos governos instalados em Lisboa e fora do alcance do país profundo.
    Com a regionalização dissolvem-se os CCR's.
    A regionalização é necessária, mas com regiões mais pequenas atendendo à escala de Portugal. Vejam-se os exemplos das Comunidades Intermunicipais, Comunidades Urbanas e das Grandes Áreas Metropolitanas já criadas e estabelecidas. Para quê criar mais divisões que por sí já são consensuais!?
    Divisões qualquer pessoa poderá efectuar, mas a mais acertadas só estão a cargo das pessoas que estejam aptas e credibilizadas para tal efeito.
    Gosto de ver assuntos fundamentados, com bases teóricas e praticas no sentido de argumentação. Peço aos políticos e politiqueiros que provem e expliquem que estes mapas da regionalização são os melhores para o povo da nossa região.

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. in htpp://www.cec.org.pt pode-se verificar que é mais uma das instituições sedeadas em Coimbra :)
    E na região de Aveiro não se investe porquê? Onde está a filial do Banco de Portugal e as dos meios de comunicação social? Se há cá maior densidade populacional, ou seja, mais telespectadores, mais ouvintes, mais leitores, maior concentração em recursos humanos, consumidores... porque é que não se investe mais nesta região!? "Há localidades que são filhas.. outras são enteadas." Porque é que o Governo hesita no avanço do Eixo Estruturante entre Águeda ? Aveiro? Não mete mão à finalização do lance da A29 / IC 1 entre Estarreja/Murtosa e Albergaria-a-Velha, e entre Vagos e Mira!? Será o medo de criar novas dinâmicas de aproximação entre concelhos e a perca de influências entre as outras Grandes Áreas Metropolitanas que tem impacto imediato na mobilidade da população e de bens? A pista de remo, quando? Então e o caso dos concelhos localizados no baixo Mondego, como é o caso de Montemor-o-Velho, em que se revitalizaram as estruturas agrárias, diga-se com grande impacto económico.. na nossa região não se faz nada?! Pateira de Fermentelos, a Barragem de Ribeiradio, etc.. etc.. Então?!
    E pertencer a uma área metropolitana já criada, com concelhos diferentes da ?região? proposta que tem base em fins estatísticos.. Será a burocracia a marcar pontos!? Vejam-se os dados estatísticos entre os concelhos de Vagos e Mira, porque é que o concelho de Mira não passa a pertencer a uma região diferente!? Olhem para o mapa.
    Se querem poucas regiões e se querem contrastes bem notórios é como diz o meu professor: ?Temos a região Litoral e do outro lado o Interior?.
    Estas regiões?!
    Voto negativo.

    ResponderEliminar
  14. Caro bm, a sede do CEC é em Coimbra porque calhou, e porque assim foi decidido pelos membros, que pertencem a toda a região - se calhar porque Coimbra fica efectivamente quase à mesma distância dos outros polos urbanos da região. O presidente é de Viseu, o vice-presidente é de Aveiro (pres. AIDA), etc, e a forma de actuar é verdadeiramente regional, como poderá verificar se se informar melhor.

    Não me venha com a fantochada das áreas metropolitanas (aliás, já que falam em referendos, quem as referendou??)...as CCR´s já existem à muitos anos, e mal ou bem funcionam, e as regiões que as suportam são reconhecidas pela UE

    Já que fala em acessibilidades, repare na quantidade de auto-estradas e estradas com perfil de auto-estrada que existem no "Norte" ou em LVT, enquanto que aqui, em pleno século XXI, continuamos sem ligação por auto-estrada entre Aveiro-Guarda-Viseu, entre Coimbra e Castelo Branco (demora-se menos de Lisboa lol), entre Leiria e Castelo Branco, e depois o mesmo sucendento com as ligações às cidades médias
    Dou toda a razão quando refere que Aveiro não tem comparação (talvez só Leiria) em termos de poder económico na região, mas as outras cidades têm também as suas forças, e podem complementar-se entre si (existe um estudo do prof Augusto Mateus que demonstra as virtudes desta organização policêntrica)...agora, uma coisa é certa, qualquer uma delas isolada, com ou sem área metropolitana, ficará sufocada pelo centralismo no Porto ou em Lisboa...essa é a minha ideia

    Acho estes bairrismos entre Coimbra e Aveiro, e outros, completamente disparatados - deveriam ficar guardados para o futebol...aliás espero que para o ano tenhamos a Académica, a Naval, o Beira-Mar e o Leiria todos na 1ª...parece-me que seria algo absolutamente inédito ;) Mais um sintoma de que a região centro já existe, e da sua natureza policêntrica: os "derbys" (palavra mal empregue eu sei) aqui não são entre equipas da mesma cidade, mas entre a Briosa e o Beira-Mar, ou com o Leiria :)

    ResponderEliminar
  15. Nessa questão da regionalização terão que ser muito bem ponderados os prós e os contras de toda essa restruturação administrativa.

    Conheço bem Coimbra e estou convicto que não será por imposição administrativa de quem quer que seja que ela se desenvolverá ou poderá, nos anos mais próximos, acalentar a hipótese de se aproximar da nossa cidade em termos de desenvolvimento sustentado...bem pelo contrário.

    Aveiro, por seu lado, já mostrou ao longo da sua história, apesar de todas as tentativas, muitas com sucesso, para colocar em Coimbra vários centros administrativos, que é nas suas gentes que assenta a sua riqueza e o seu desenvolvimento.

    É por isto que não acho que haja algo a temer.
    Como aveirenses cá estaremos, sempre atentos e vigilantes e, sobretudo, sempre preparados para receber e colaborar com todos aqueles que escolhem Aveiro para investir como cidade de paz social, trabalho, progresso e muita fraternidade entre o seu povo.

    ResponderEliminar
  16. Também fiquei apreensiva mas sabes que mesmo sem "reginalização" se fartam de passar serviços daqui para Coimbra? Só que ninguém fala no assunto, cada um conhece só o seu caso... Aqui há anos foi o Banco de Portugal em Aveiro que fechou, quando daqui é que ia serviço para os de Coimbra fazerem! A regionalização não tem culpa nenhuma do que venha a (continuar a ) acontecer! Talvez um Aveiro cada vez menos reivindicativo é que faz com que isso aconteça. E eu repito uma pergunta que já fiz dezenas de vezes, em vários contextos: Para que raio servem as autarquias???

    ResponderEliminar
  17. Antes de mais agradeço as respostas dadas no intuito de manter a conversa viva e animada, apenas venho lamentar a falta de tempo para poder responder com calma e acrescentar outros factores inerentes à importância que tem esta temática que é a regionalização.
    Verifico que o Sr. Ares diz que o CEC estabeleceu-se no calhou e no se calhar ?, provavelmente não será a pessoa mais indicada para falar sobre as decisões de localização do CEC, bem como de qualquer outro assunto desta temática dado que é no se calhar que não se sabe nada, a incerteza em que assunto deixa-me estupefacto ?
    Mas ao ler o Sr. Matos Rodrigues verifico que é uma pessoa com mais conhecimento da matéria em causa e assim sendo esclareceu totalmente a questão da localização do CEC.
    Pergunto-lhe, Sr. Matos, porque é que não a instalação da Sede do CEC assentada em uma localização posicionada estrategicamente, isto é, um concelho geodesicamente localizado face aos Distritos representados?! (Tomando como factores as acessibilidades, a concentração da população que necessita do tipo de serviço do CEC, preço do custo do solo seria de certeza mais baixo para a construção de sede própria, bem como os custos de energia, a autarquia em causa provavelmente teria empenho e em tudo facilitaria pela instalação da instituição e aqui sim se estaria a descentralizar algo na ?região?.)
    Porquê Coimbra!?
    Um à parte, o mapa que existe no CEC é o mapa da agregação dos distritos administrativos, mas não é o mapa http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/4/45/Centro_NUTS_2.gif que se fala por ai nos meios de comunicação social, sobre as regiões que se prevêem. Relembro que são as NUTS II, que evidenciam factores baseados no INE (análise factores humanos). Não verifiquei foi a existência do sector industrial do norte do distrito de Aveiro... Será que já estão no CEN do Porto?! :)
    Agora fugindo ao assunto do CEC e voltando à dita Regionalização.
    Hoje, na aula de Geografia Regional, abordamos a temática sobre o estabelecimento das regiões com recurso a factos históricos, às teorias de diversos autores, à sobreposições de limites, às influências das cidades, as problemáticas, etc.. etc.. E está comprovado que as cidades que concentram os serviços que são únicos, tornam-se capitais de determinada região. Pelos fluxos (pessoas, bens, moeda) gerados pelas relações existentes de centro-periferia, etc.. etc.. um assunto que abordando aqui por completo tem ?panos para mangas?.. Aveiro é periferia de Coimbra?! vice versa?
    Relembro que as regiões não se dividem só pelos factores Humanos, dividem-se pela determinação de aspectos físicos, isto é, da sua paisagem natural. Ambas as vertentes (Humana e Física) têm diversificados factores, como a cultura, as tradições, a história, a natureza, os recursos, o clima, a economia, as relações sociais, etc.. etc.. e tudo isso faz parte para a demarcação de limites de regiões.
    Se o Sr. Matos Rodrigues nos diz que o bairrismo é para enfraquecer e não unir, então porque é que não cria apenas duas regiões!? Estávamos mais unidos! Será o contra censo a funcionar... Meu caro, estamos unidos pelo país e pela língua, demarquemo-nos do que falta.
    As regiões podem ser criadas à escala de Portugal na Europa. Como diria, podem ser pelas Grandes Áreas Metropolitanas, Comunidades Intermunicipais e Comunidades Urbanas em que tive a oportunidade de estudar a temática na cadeira de Geografia Urbana que já estão estabelecidas por todo o país. Agora não venham é dizer que também querem referendar tudo e algo mais em Portugal. Será a incompetência dos Portugueses a predominar?! O povo ainda tem um baixo grau de instrução..
    Agora em matéria de saúde:
    Porque é que não existe mais hospitais na região de Aveiro?! Coimbra tem 3 ou 4, não posso precisar se estão todos em funcionamento mas deixo aqui os nomes: (Hospital dos Covões, Hospital pediátrico, Hospital da Universidade de Coimbra, Hospital Sobral Cid). Se formos a verificar em termos de concentração de população onde é que a maior fatia realmente necessita dos cuidados especiais?! A população de Coimbra é a mais doente?! Ou será novamente o compadrio em eleger Coimbra na localização dos serviços de saúde, em deterioramento de outras cidades?! Já agora porque não centralizam 20 ou 30 Hospitais em Lisboa, fica mais barato e morre menos gente.. Será?! )É outro tema que dá para rir e/ou chorar?)
    Faço votos ao pensamento, à leitura, análise e à apresentação de dados concretos.
    Penso que Coimbra deverá criar a sua própria região assim como Leiria, Guarda ou outra qualquer cidade que tenha a devida dimensão regional. Interessa sim atender às necessidades da população existente, é o que os Geógrafos procuram na vida. Planear e ordenar o espaço terrestre pelo bem da sociedade. Se não se atender às necessidades das pessoas o Governo continuaria igual e nem se pronunciava sobre a descentralização.
    )Verifiquem as relações que a nossa região tem com cidades como, por exemplo, o Porto, não serão elas mais intensas que as existentes com Coimbra!? )
    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Sr. BM, perante a brilhante explicação do sr. Matos Rodrigues não preciso de dizer mais nada relativamente ao CEC...só o bairrismo doentio poderá fazer subsistir dúvidas (se quiser saber mais, contacte o presidente da AIDA - a associação empresarial mais importante do distrito de Aveiro)...eu não o tenho, o sr. matos rodrigues também não, quanto ao sr...está tudo dito...

    Da mesma forma que existem anti-benfiquistas, anti-sportinguistas, etc, parece-me que existem anti-coimbra (e obviamente e infelizmente tb há pessoas anti-aveiro em coimbra)...só que isto não é futebol!!!

    Num país como Portugal, onde existem duas cidades que se destacam claramente (esmagam) das outas em termos de poder, que hipóteses de "sobrevivência" teriam essas regiões baseadas nas áreas metropolitanas???

    O que preconizo é um modelo de Região Centro sem que nenhuma das capitais de distrito prevaleça sobre as outras, em que todas se complementem...por mim a capital - se tiver que existir - poderia ser em Aveiro ou em Viseu ou em Leria...nao vejo problemas nessa situação...o que interessa é criar uma plataforma de desenvolvimento regional que tenha dimensão crítica para que não esteja sempre subjugada aos interesses do Porto ou de Lisboa

    ResponderEliminar
  19. Tomando o meu direito a resposta, pergunto ao Sr. Ares de onde vem a conversa do futebol!? De si, qualquer leitor atento já teve a oportunidade de ler por 2 vezes...
    Se quer falar de futebol eu poderei falar, por email ou então em um tópico relativo a esse assunto.
    Em relação ao bairrismo doentio, não me revejo nesse aspecto, dado que vivo a maior parte do tempo na cidade de Coimbra e se entende que as criticas comparativas aqui mencionadas não têm lógica ou razão de ser, é porque se sente incomodo, direi até, muito incomodado?
    Se para si, Sr. Ares, as áreas metropolitanas são uma fantochada então faça uma carta ao ministério da educação a solicitar para retirar a temática do ensino secundário e superior. Faça também uma carta dirigida à União Europeia, não menosprezando o envio do dito cujo à comunidade internacional, para acabar com as áreas metropolitanas existentes em todo o mundo!
    Já que testemunha todos os leitores que a pseudo região centro é toda igual, comprove-me, por favor, a base dos seus critérios de análise. Em que os limites sejam X, os contrastes não sejam Y, os aspectos naturais sejam X e outros factores também sejam X e não Y. Gostaria de poder analisar, remeta-me os dados por e-mail assim que tiver oportunidade, não esquecendo a indicação das respectivas fontes.
    Também colocarei uma análise minha em www.aveirense.com, mas esteja descançado que até lá esperei pela sua, caso chegue.
    Para finalizar e já que é contra as metrópoles pergunto-lhe:
    Como foi elaborado o plano para a descentralização da cidade de Paris? Dou duas ajudinhas? 1963 ? D.A.T.A.R.
    Darei créditos ao Sr. Ares se me conseguir comprovar que tem um grau de instrução, no mesmo ramo, superior ao meu. Porque abordar certos assuntos sem qualquer formação académica, penso que se tornará desagradável. Até lá, não sei ao que o Sr. está ligado ou executa na vida, quanto a mim, não tenho nada a esconder.
    Em relação ao Sr. Matos Rodrigues, agradeço pela sua disponibilidade e amabilidade em esclarecer o assunto relativo à não presença das Associações sedeadas a norte do distrito de Aveiro e à questão da decisão da localização do CEC.

    ResponderEliminar
  20. BM, eu exprimi a minha opinião, perante os factos que conheço...tenho direito a isso ou não???

    Tenho formação superior mas não na área em questão...de qualquer forma, mesmo que tivesse, mão daria a entender ser dono da verdade e tentaria ao menos não ser arrogante

    Relacionei futebol/bairrismo porque ao analizar as suas palavaras parece-me notar alguma aversão acima do normal a Coimbra...basta fazer o contraponto entre as suas palavras e as do sr. Matos Rodrigues, tb de Aveiro

    Tenho algum conhecimento de causa sobre instituíções que trabalham e funcionam EM REDE no Centro ou Beiras ou como lhe quiser chamar, e é por isso que falei no assunto

    E não me lembro de dizer que a região centro era "toda igual"...volte a ler o que escrevi...

    Se quiser, pode ir apresentar os seus argumentos "técnicos" em regioes.blogspot.com não faltará quem lhe possa dar resposta cabal...eu por mim dei-lhe a minha opinião, que é partilhada por muitos...

    O ponto que queria fazer desde o ínicio é que já existe muita gente de Leiria, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, a trabalhar com base num ideal regional, esquecendo as rivalidades que não interessam a ninguém

    Dou por encerrada a minha participação neste topico, cumprimentos para todos

    ResponderEliminar
  21. Como Aveirense há longos anos fora da "terra" não deixo de me interessar pelo que lá se passa, e não deixo de me espantar com algumas preocupações de quem por lá ficou. A regionalização, imperativo constitucional a que um referendo mal organizado não deu sequencia é algo que a racionalidade da reforma do mapa administrativo não pode deixar de dar voz.
    Mas parece discutir-se apenas os tachos que vão desaparecer em favor de Coimbra.
    Num momento em que a cidade se debate com o executivo camarário mais mentecapto dos ultimos 30 anos, estranha-se que a fuga dos tachos seja a única preocupação...

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...