Páginas

terça-feira, 3 de outubro de 2006

O dia 5 de Outubro está próximo

863º. ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL
Em 5 de Outubro de 1143 NASCEU PORTUGAL!

É em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.

Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País.
PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA., a data do seu NASCIMENTO!

As Autoridades Oficiais Portuguesas têm preferido comemorar as datas de acidentais alterações do regime, que simbolizam sobretudo revoluções fratricidas entre Portugueses.
É o caso do ?5 de OUTUBRO?:
Oficialmente é comemorada apenas a revolução de 1910, que opôs Portugueses a Portugueses, e que teve como acto preparatório e decisivo o assassinato do (então) CHEFE de ESTADO (que era o Rei D. Carlos I ) ? nas eleições gerais que tinham antecedido o regicídio, o Partido Republicano tinha tido apenas 7% dos votos!
Continuam as actuais Autoridades Oficiais Portuguesas a ignorar a celebração do ANIVERSÁRIO do NASCIMENTO de Portugal, como ESTADO-NAÇÃO.

Discordando frontal e veementemente desta valoração das datas históricas por parte das Autoridades Oficiais Portuguesas, a REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA tem comemorado em cada ?5 de OUTUBRO? o ANIVERSÁRIO da FUNDAÇÃO da NACIONALIDADE, mandando celebrar na Igreja de SANTA CRUZ, em Coimbra, MISSA sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus Descendentes.

Neste ano de 2006, a Missa de Sufrágio pela alma do Rei Fundador e dos Seus Descendentes será celebrada na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, às 11,30 horas do dia 5 de Outubro, após o que será prestada HOMENAGEM junto aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I.

Convidam-se todos os Portugueses a participar nas Comemorações do 863º. ANIVERSÁRIO da INDEPENDÊNCIA de PORTUGAL.!

FAÇAMOS DO ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL uma data que UNA OS PORTUGUESES!

VIVA PORTUGAL !


Caros leitores, concordam com o que aqui é dito? Digam a vossa opinião.

5 comentários:

  1. Totalmente de acordo!

    Menos nessa da missa, que me dá um bocado de urticária.

    ResponderEliminar
  2. A memória republicana é curta, interesseira e pouco patriótica. Viva Portugal. Viva o 5 de Outubro de 1143. Real, Real, Real... Por El Rei de Portugal

    ResponderEliminar
  3. A Independência de Portugal é quando os espanhóis quiseram (5 de Outubro de 1143) ou quando os portugueses o quiseram e o declararam (1139)?

    ResponderEliminar
  4. Conheço relativamente bem a Espanha, de San Sebastian a Múrcia, de Barcelona a Salamanca. Há dois anos, percorri a Itália integrado num grupo de turistas (todos espanhóis) e devo referir, cada vez admiro mais aquela maneira de estar. Pese embora o facto da diversidade de povos ali unidos pala coroa, Espanha é definitivamente um grande país em todos os sentidos. Barcelona estará para sempre no meu coração. Bem, quanto a essa coisa das independências e das pátrias, parece-me uma ideia simpática, mas desfasada das realidades actuais. Conforme referiu e bem, Aznar, não faria nenhum sentido uma "integração" do "condado portucalense" mas sim, uma parceria entre os dois países soberanos. De qualquer modo, vou ser directo, não me importava nada de ser espanhol!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Gostava de dizer ao senhor solteirão que ele não é mais patriota do que eu. Eu sou daqueles que não confundem patriotismo com futebol. A Espanha é de facto um grande país que soube progredir e tomara que alguns lhe soubessem seguir o exemplo. Quando se exprimem opiniões próximas da minha, informo-o que isso apenas revela uma grande tristeza pelo estado a que chegou o nosso país. Gostava de lhe perguntar se conhece exemplos de pessoas próximas que souberam honrar a bandeira de Portugal, (não confundir com bandeira da selecção portuguesa de futebol) por vezes com o próprio sangue? Se a resposta é sim, fico contente pelo senhor solteirão. Quanto às opiniões anónimas ou escondidas atrás de pseudónimos de gosto duvidoso, elas são o que são, ou seja, muito pouco.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...