Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Pré... Peregrinação a Santiago de Compostela

A primeira resposta que se deve ter na ponta da língua é à pergunta básica: então porque é que foste fazer a peregrinação?
Na Sé, ainda com a mochila pesada...

Não é uma resposta rápida nem fácil. Porque uma Peregrinação a Santiago de Compostela é muito diferente de uma ida a Fátima. Uma é claramente uma promessa que se quer cumprir enquanto que a primeira conjuga uma série de factores. Isso notou-se logo no almoço multicultural e linguístico que se realizou no “El Rincón de Suso” do senhor Jesús Presedo. Sim, ai em Orbenlle, pertinho do início do aborrecido poligono industrial de Porriño discutiu-se o que nos leva a fazer o Caminho. Para uns, claramente uma opção óbvia de Fé. Para outros, a superação pessoal, o “fazer o caminho”. O aspecto cultural, a questão espiritual, o encontrar-se consigo próprio. Tudo isto. Não há respostas únicas, certas.

Antes de começar o caminho, planear. Eram 240 quilómetros para serem feitos, pelas contas do Jorge Pato, em sete/oito jornadas. Começar no Porto e terminar em Santiago. O mais tardar, no dia do Santo, no dia de Santiago, no dia 25 de Julho. Ao Caminho, portanto.

O primeiro erro que cometi, fiquei a sabê-lo logo nos primeiros quilómetros e resolvi-o no final do primeiro dia. Tinha colocado coisas a mais na mochila. Por isso aqui fica o mais sensato conselho de todos: NÃO LEVEM MAIS DO QUE TRÊS T-SHIRTS E DOIS CALÇÕES, se forem fazer o caminho no Verão. Produtos de higiene, os básicos, uma agulha e linha para as bolhas e uma toalha de micro-fibras. Para além disso, saco-cama e almofada de ar, e um guia/plano com mapas para poder saber as adversidades do dia seguinte e gerir o esforço. E coragem.

(para melhor memória futura, irei colocar os posts de acordo com o dia da caminhada)

5 comentários:

  1. Em primeiro, parabéns por ter passado pelo caminho.
    Cada um sente o caminho da sua forma única e só se consegue perceber quem o fez, fazendo-o.
    Só não concordo com a caracterização da peregrinação a Fátima. Não é claro que se vá a Fátima apenas por promessa, nunca o foi e no futuro, cada vez menos.
    Antes de se fazer ao caminho, deveria-se consultar os blogues e foruns na internet ou participar em reuniões de pergrinos, ler ou ouvir sobre o caminho que vamos fazer, as experiências, o que levar, como fazer a mochila, os cuidados com o corpo, principalmente com os pés, a escolha do calçado... e este vai ser mais um blogue a consultar com uma experiência, igual e diferentes dos outros.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Joao Paulo Tavares,

    Concordo com o seu pensamento e com as sugestões que coloca. O que irei exprimir nos proximos oito/nove posts foi o que fui bebendo pelo caminho e a minha opiniao pessoal. Em relação a Fátima, posso ter sido um pouco "directo" demais mas foi exactamente o que foi aflorado entre os quatro portugueses desse almoço. Mas compreendo que não tenha a mesma visão. É na diversidade que se encontram as grandes análises.

    ResponderEliminar
  3. Antigamente havia mesmo blogues para consultar...ou se é genuino ou não...essa coisa de levar pedicure e cremes de beleza para as caminhadas...enfim...parabéns de qualquer forma.

    ResponderEliminar
  4. Sweet blog, I hadn't come across aveirolx.blogspot.com before during my searches!
    Continue the excellent work!

    ResponderEliminar
  5. Atão cadê os posts da viagem?

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...