Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Mais Ecos dos Jornais...

JN escreveu isto:

Élio Maia trocou as voltas a Alberto Souto
Surpresa em Aveiro CDS volta à Câmara, passados oito anos, embora coligado com o PSD
José Carlos Maximino

"Uma vitória do povo, antes de mais, e de Aveiro, em geral", foi como Élio Maia, o novo presidente da Câmara de Aveiro, ontem eleito, à frente de uma candidatura conjunta PSD/CDS-PP, qualificou a vitória inesperada, mas em toda a linha, sobre o socialista Alberto Souto cinco vereadores em nove, contra quatro do PS na Câmara; 16 vogais contra nove, na Assembleia Municipal, e 10 das 14 freguesias. "Não foi uma vitória de ninguém em particular, mas de Aveiro, de todo o concelho e dos valores da liberdade, da tolerância e da democracia", acrescentou Élio Maia.As primeiras palavras do candidato vencedor, à chegada, depois das 23 horas, à sede de campanha, em S. Bernardo (onde é presidente da Junta há 16 anos), foram para "as pessoas que eram pouco ouvidas"."Queremos que as pessoas participem activamente, queremos que se empenhem e que sejam elas os arquitectos e os engenheiros deste concelho", afirmou. Contudo, Élio Maia torneou a questão de qual será a sua primeira medida na qualidade de presidente da Câmara e preferiu não comentar a decisão de Alberto Souto de não ocupar o lugar de vereador. Souto tinha anunciado a decisão - "a minha candidatura era à Presidência da Câmara", disse - uma hora antes, num breve discurso, em que reconheceu a derrota e desejou "os maiores sucessos" a Élio Maia. "Aveiro bem precisa do seu sucesso", afirmou, assumindo todas as responsabilidades e remetendo a análise política da derrota para mais tarde. "Os aveirenses fizeram outra escolha. Possivelmente, fomos nós que não conseguimos convencê-los de que as nossas propostas eram as melhores", rematou.O centrista Capão Filipe, número dois da candidatura "Juntos por Aveiro", foi o primeiro membro da equipa de Élio Maia a comentar os números, numa altura em que ainda faltava apurar os resultados de freguesias da importância de Vera Cruz e Esgueira, mas já se ouviam as primeiras buzinas na Lourenço Peixinho, principal avenida da cidade. "A derrota de Alberto Souto", disse o futuro vice-presidente da Câmara, "é , antes de mais, a vitória desta devoção por Aveiro, que os aveirenses viram em Élio Maia e na coligação. Estava em causa, sobretudo, a viabilidade de Aveiro. Aveiro estava a perder qualidade de vida". "Ao menos, Élio Maia não tem a postura arrogante de Alberto Souto", afirmou o candidato do BE, Vaz da Silva, questionado se a Câmara vai ficar melhor (ou pior) entregue a Élio Maia. Também António Salavessa (CDU), que falhou a sua eleição, reiterou a promessa de "apoiar o que for positivo e combater o que for negativo".

O JN também classificou Alberto Souto como uma das desilusões da noite, numa peça à parte.

A Terra Nova tem várias peças e uma cobertura muito interessante das eleições e o Moliceiro.com apresenta uma peça resumo da noite eleitoral no distrito.

2 comentários:

  1. No Concelho de Aveiro inicia-se agora um novo ciclo na política autárquica. Mas, o que acontecerá nas próximas eleições Distritais do PS? Terá o Dr. Alberto Souto coragem para se apresentar a votos? A proximidade dessas eleições (sem tempo para deixar acentar a poeira) e a contestação interna que se sente (é que ninguém se apercebeu da existência da estrutura Distrital em apoio ao governo e aos seus autarquas) exigiriam alguma prudência! Mas, as alternativas são apenas duas:
    A - se for candidato irá perder, mas com honra por ter combatido até ao fim
    B - se não for candidato perde toda a credibilidade interna (no Distrito e no País)
    Agora é tudo uma questão de saber diminuir as perdas e preparar-se para a inevitável travessia do deserto.

    ResponderEliminar
  2. Pois, para o Dr. Alberto Souto poderá este resultado ser o início do fim!

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...