Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Monarquia e República

Já que estamos assim tão bem, vou solicitar um encontro com o futuro comissário para as comemorações do centenário, a solicitar que o estudo sério da forma monárquica de governo, o fim da alínea que proibe o referendo à república estejam, entre outros assuntos, no âmbito das comemorações.
Ou então, criar uma comissão-sombra para o efeito. Porque não?


http://farinhamparo.blogspot.com/2005/10/foi-h-95-anos.html

O país atravessava uma crise social, económica e política infelizmente com precedentes, como sempre. A corrupção atingia níveis incontroláveis, as desigualdades sociais eram gritantes, a economia parecia não conseguir recuperar.Foi então que, a 5 de Outubro de 1910, se instaurou a república, já que se concluiu que a monarquia era a culpada de tudo o que estava a acontecer.Só que, volvidos 95 anos, descobriu-se que (oops!...) afinal não era!

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1234747&idCanal=10

O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, apelou hoje para que seja feita uma reflexão profunda no centenário da proclamação da República em Portugal, que se assinalará dentro de cinco anos, em 2010.
"Nada substitui o conhecimento desapaixonado do nosso passado como instrumento para a compreensão adequada do nosso presente e alicerce para a perspectivação realista e arrojada do nosso futuro", sublinhou Jaime Gama.O Presidente da Assembleia da República considerou que "as instituições republicanas estão consolidadas", mas alertou para a necessidade de manter o "empenhamento cívico" nesta tarefa."República é para qualquer democrata convicto sinónimo de obra inacabada, de espírito crítico, exigência e sentido de constante aperfeiçoamento e melhoria", disse.

Vital Moreira preside à comissão para o centenário da República

O Conselho de Ministros aprova hoje a criação de uma comissão para as comemorações do centenário da revolução de 5 de Outubro de 1910, que será presidida pelo constitucionalista Vital Moreira
Segundo o Governo, a Comissão de Projectos para as Comemorações do Centenário da República funcionará no âmbito da Presidência do Conselho de Ministros e terá um prazo de seis meses para apresentar ao executivo um programa das comemorações".Presidida por Vital Moreira, a comissão integrará ainda o historiador da Universidade de Coimbra Romero Magalhães, os escritores Francisco José Viegas e Inês Pedrosa, o director da EMI Valentim de Carvalho, David Ferreira, e a ex-directora do Instituto do Comércio Externo de Portugal, Madalena Torres."O Governo pretende que as comemorações do centenário (da revolução republicana) não se limitem a recordar eventos históricos, mas que sejam uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro das instituições políticas portuguesas", referiu fonte do Governo. O executivo pretende ainda que as comemorações do centenário "apresentem uma programação cultural diversificada".

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...