Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2007

A Sojormedia e o Aveiro

Este é um mini-considerando sobre a entrada de Pedro Pires da Rosa para subdirector do "O Aveiro".

Ao primeiro relance, a Sojormedia tentou equilibrar a Direcção - um elemento mais identificado com a direita (CDS) e outro mais identificado pela esquerda (PS)
Ao segundo relance tentou obter influência - Pedro Pires da Rosa é vogal da Rota da Luz e membro da Assembleia Municipal pelo PS (não me estou a referir a cargos partidos mas ao seu exercício de funções políticas) para além de ser advogado.
Ao terceiro relance passou uma imagem para o mercado - estamos apostado nisto...

Não sei. Não sei o que pensar. Primeiro porque se Pedro Pires da Rosa recebe algo pelo seu trabalho, entendo que a redacção deveria ser a prioridade - redacção que foi alvo de uma verdadeira razia de profissionais ainda há poucos meses, num processo de emagrecimento doloroso - depois, se foi para a influência, escolher alguém no activo é no minímo perigoso, dado o escrutínio que noticias e anúncios da Rota da Luz terão agora.

Se foi numa mera lógica de equilibrar politicamente a direcção (sim, dado o desconhecimento absoluto do "metier" da comunicação pelo novo subdirector) continuo a não entender a lógica da Sojormedia. Continuam sem apostar no concelho, mas mantém a sua "lança"...

9 comentários:

  1. Que grande novidade! Então o Dr. Pires da Rosa voltou-se para a imprensa? E o actual director d'O Aveiro aceita pacificamente a situação?
    Excelente demonstração de saudável convivência democrática e cabal prova de que a Sojormédia aposta em todos os tabuleiros. Para quando o Sr. Rocha de Almeida a director comercial?

    ResponderEliminar
  2. Só uma ou duas perguntas e sem injúrias para evitar o delete: O João Oliveira é assessor de imprensa ou comentador de imprensa? Ou seja, o que é que o João Oliveiro tem ou não a ver com O Aveiro?

    Já agora, e continuando sem injúrias: O post anterior, relativo a Caetano Alves, reflecte a posição oficial da Câmara?

    Rui S.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui S.

    Em relação às questões que envolvem o João Oliveira, não me vou pronunciar. Ele, se assim entender, responderá.

    Quanto ao post específico relacionado com o Dr. Caetano Alves, está devidamente assinado por mim e reflecte apenas e só a minha opinião.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Caro Nuno Martins

    Estou esclarecido. Não tinha reparado realmente que o post relativo a Caetano Alves é da sua autoria.

    Quanto à outra pergunta que fiz, continuo, até justificação em contrário, a pensar que o que o seu parceiro de blog queria era ele próprio ter sido convidado para subdirector do jornal O Aveiro.

    Rui S.

    ResponderEliminar
  5. Será que ao falarmos de um orgão de comunicação social, é importante analisar a «cor partidária» de quem o dirige ou de quem lá trabalha??? Mas então o jornalismo não deve ser isento e independente? Não seria mais sensato preocupar-nos é com a qualidade do jornalismo que temos em Aveiro em vez de nos preocuparmos com as escolhas partidárias de quem está à frente dos orgãos de comunicação social???

    ResponderEliminar
  6. hmmm...! Parece-me que afinal Aveiro não tem só o Diário (vulgo pasquim da Câmara independentemente das cores do executivo camarário). Até prova em contrário e apesar de O Aveiro ser uma folha de couve (será por falta de apoio da cidade?) nunca nas páginas daquele semanário vi favores partidários. Aliás, por norma O Aveiro nem se mete na política. Porquê agora esse receio? Será que a autarquia não acredita que um dos pilares da Democracia vive de uma comunicação social isenta? Que tem a dizer o assessor de imprensa da Câmara (que tanto gosta de bajular alguns senhores jornalistas aveirenses - basta vê-lo em nocturas cavaqueiras públicas pelos bares da cidade acompanhado de alguns jornalistas da cidade. BAsta ver algumas das fotos que o Sr. João Oliveira tem no seu perfil do Hi5 - e o mais triste é que esses senhores jornalistas se deixam bajular). Será que o aproximar das eleições, e uma possível consequente limpeza em algumas cargos camarários já está a fazer tremer algumas pernas?

    João Santos

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui S.,

    Longe de mim tal convite, que noutras circunstâncias seria um elogio. No entanto, trabalho como profissional e por isso remunerado. Mas adiante, em relação à pergunta concreta, deve ter reparado que questionei questões ligadas à direcção de um órgão de comunicação da mesma forma que qualquer cidadão deveria ter feito. Ainda mais, também já deve ter visto comentários sobre erros, sobre desporto, etc, etc... Sou um cidadão de Aveiro e posso, até certas pessoas serem poder - piada privada - a poder exprimir as minhas opiniões.

    Quanto ao anónimo João Santos, que já não é a primeira vez que se levanta a defender o Aveiro de forma ridicula, deixe-me dizer-lhe algumas coisas:

    - Critica o Diário de Aveiro dessa maneira porquê?

    - Quanto aos meus amigos, sejam eles quem forem, porque é que não os deixa em paz? Se calhar são os principais prejudicados por o serem.

    - Dá-se ao trabalho de ir ver o meu Hi5 para julgar as pessoas, ainda por cima erradamente? Por amor de Deus...

    - O João Oliveira, tanto como o assessor de imprensa acreditam numa comunicação social independente e numa sociedade civil activa - algo que o senhor parece não fazer mas eu faço.

    ResponderEliminar
  8. Sr. João Oliveira:

    _ Defende o Diário de Aveiro dessa maneira porquê? (recordo-o que até há bem pouco tempo não tinha o site de O Aveiro na coluna que dedica neste blog aos sites informativos sobre Aveiro. E muito me espanta (ou não) que a minha crítica ao Diário levante a sua voz de advogado de defesa)

    _ quanto aos seus amigos pergunto: quais amigos?

    _ Devo recordar o sr. João Oliveira que ainda há bem pouco tempo tinha neste blog um link que ligava todos os interessados ao seu perfil no Hi5.

    _ Cito-o: "O João Oliveira, tanto como o assessor de imprensa". Não sabia que era daqueles que se desresponsabilizam do respectivo código de ética com a desculpa das múltiplas personalidades. E já agora, nem tudo o que é parece e nem tudo o que parece é.

    Estou esclarecido.

    João Santos

    ResponderEliminar
  9. Caro "João Santos",

    Eu não defendi o Diário de Aveiro - perguntei-lhe porque o atacava, o que é diferente. Mas como é óbvio pela sua capacidade de argumentação não percebe...

    Tenho todo o direito a ter no meu BLOG os links que eu quiser e garanto-lhe que no momento em que remodelamos o blog colocámos lá os links que nos interessam. E como vê, consta o "O Aveiro", jornal que tenho em apreço.

    Quanto à etica, caro joão Santos, lembre-se que já o apanhei a utilizar vários nomes para fazer "spam" sobre "O Aveiro" todos ao mesmo tempo. Não use o termo ética. Registe-se e apresente-se, se quiser, mas não manche o nome do "O Aveiro" com o seu. Nem tente criar um caso que não existe...

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...