Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Um desafio interessante

A Câmara Municipal de Aveiro iniciou esta semana a consulta aos cidadãos (um período informal) que possibilita aos mesmos a sua participação na elaboração das Grandes Opções do Plano para o ano de 2008.

Pela primeira vez, a edilidade dá a possibilidade aos cidadãos de participarem com as suas ideias para o desenvolvimento de uma cidade melhor e com mais qualidade de vida.

Assim, até ao dia 30 deste mês os cidadãos interessados em participar na actividade política, nomeadamente, na elaboração das Grandes Opções do Plano para o próximo ano, devem registar as suas sugestões e ideias para novas obras, eventos e actividades camarárias através de um formulário, do endereço electrónico – orcamento2008@cm-aveiro.pt ou da morada: Câmara Municipal de Aveiro, Orçamento 2008, Cais da Fonte Nova, 3811-904 Aveiro.

As sugestões devem ser as mais pormenorizadas possíveis de forma a ser mais fácil adequá-las ao orçamento que se encontra em preparação.

É um desafio interessante ver a participação das pessoas neste processo. Esta caixa de comentários também se abre a esta iniciativa

11 comentários:

  1. nao tem nada a ver...mas podem ir os dois ao meu "sitio"???sim, os dois...

    ResponderEliminar
  2. João,

    A iniciativa da CMA é interessante, mas a "sociedade civil" é muito comodista e poucos se vão dar ao trabalho de enviar sugestões para a CMA. Acho que seria mais interessante realizar inquéritos à população. O comum dos cidadãos pode não ter uma grande visão estratégica, mas tem o "sentir" que qualquer estratega não deve ignorar.
    A Su falou sobre Aveiro no Panorama. Passa lá.

    Covinhas, vou ver o que diz a tal linha da tal página e depois vou ao teu cantinho dizer-te. :)

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida interessante, a cunsulta popular nestas coisas é sempre interessante... mas acho que é um pouco académico! ou seja porque é que ninguem faz disto noutras camaras? sera pq nao acreditam nas ideias dos cidadaos? ou sera que a propria camara tem ideias suficientes para dar e vender dai nao precisar de mais? é que esta ideia sugere mais uma vez que o presidente nao tem ideias para a cidade ... por isso cai falar com os cidadaos... podem parecer que esta a dar um sinal de democracia... mas esta na realidade a fugir a sua funcao: que inclui ter ideias para a cidade que ai sim poderam ser discutidas com os cidadaos!!
    mas enfim ...
    será que um cidadao consegue ter mais ideias para a cidade que um qualquer vereador ou mesmo o presidente que é pago para estar pelo menos 8H/dia a pensar sobre a cidade? se sim, entao algo esta errado!

    ResponderEliminar
  4. Não faltasse o dinheiro, ideias não faltariam, mas abrir o orçamento à particiapação popular é uma forma de enriquecer a democracia que só quem está de má fé e critica por criticar assim não o entende, ou não quer entender, pois não há maior cego do que aquele que não quer ver.

    ResponderEliminar
  5. "Não faltasse o dinheiro, ideias não faltariam,"

    > ou seja as ideias que a populacao vai dar devem custar menos que as da autarquia?

    "mas abrir o orçamento à particiapação popular é uma forma de enriquecer a democracia"

    > Até concordo com esta sua perpectiva...


    "que só quem está de má fé e critica por criticar assim não o entende, ou não quer entender, pois não há maior cego do que aquele que não quer ver."

    > não estou de má fé ... estou a ser realista... será que as ideias da populacao aveirense sao mais baratas do que as ideias que a CMA tem para a cidade? se sim entao eles que as mostrem para a populacao escolher qual das ideias sera mais interessante para a cidade e apenas focalizarem o pouco dinheiro que resta!!
    Estou de má fé ? nao! so nao gosto que alguns politicos se escudem no chamado enriquecimento da democracia enquanto nada muda e a cidade continua estagnada e sem ideias para o futuro! sei que nao ha dinheiro ... mas as ideias nao custam dinheiro e se estas nao aparecem quando houver dinheiro o que se vai fazer com ele ? pensar ? tal como o anonimo disse: "não há maior cego do que aquele que não quer ver" que a actual CMA esta sem ideias... e nao percebe que quando o dinheiro finalmente comecar a aparecer é preciso comecar a ser gasto em coisas que nos ponham a crescer novamente a todos os niveis... e nao apoiarmo-nos em ideias pequenas que dao uma aperencia mais democratica mas que so funcionaram a curto prazo... mas enfim sao opinioes ... só não abusem da democracia para nos atirar areia para os olhos...

    ResponderEliminar
  6. Quando se poem decisões e escolhas que estão ligadas a visão estratégica de uma cidade na mão da população, das duas uma ou estamos numa comunidade tendencialmente comunista tipo cooperativa ou algo está muito mal com os políticos envolvidos!!

    ResponderEliminar
  7. A Câmara de Lisboa também abriu, agora por António Costa, um orçamento deste tipo participativo. será que se está a tornar tendencialmente comunista? não percebo pk não podem os cidadãos dar contributos! a democracia faz-se só com um voto de 4 em 4 anos? será que os srs políticos têm o exclusivo das ideias? será k como nas empresas, aqueles que estão mais perto dos problemas não podem ter ideias e sugestões útei para todos e que não põem em causa a visão estratégica da empresa?

    ResponderEliminar
  8. " será k como nas empresas, aqueles que estão mais perto dos problemas não podem ter ideias e sugestões útei para todos e que não põem em causa a visão estratégica da empresa?"

    o problema é este mesmo!! a visão estratégica da CMA para aveiro! qual é? para além de resolver os problemas financeiros da cidade quais são os planos para a cidade?
    depois de sabermos isso poderemos ver se ha um risco ou não das ideias do cidadao porem em causa o plano estratégico...
    Não conheco o caso de lisboa bem ... o novo presidente tem um plano estrategico para a cidade? se sim entao ideias extra podem fazer sentido ... se não tiver então esta a tapar o sol com a peneira e a tentar arranjar ideias qd devia ser ele a te-las!!

    o problema para mim da consulta popular é que as ideias da populacao dificilmente podem fazer um plano estrategico! quem tem de fazer um e o presidente e a CMA !! como até agora ainda não via nada que se asseme-lhe a um cirtico esta ideia!

    Free will

    ResponderEliminar
  9. Ok já que o sr. presidente está aberto a ideias eu tenho uma: Que tal mudar o investimento em 4 parques de estacionamento em transportes publicos de qualidade e com horários decentes para que possamos deixar o carro em casa?
    não vai haver assim problemas de inundacoes, nao vamos ter a cidade fechada para obras mais uma vez e o ambiente agradece... aquele ambiente que este e o anterior presidente tanto apregoam e apregoaram no dia sem carros!

    PS JMO como disse no fim da sua msg que esta caixa de comentarios se abre a esta iniciativa deduzo que já não precise de a submeter na pagina da CMA

    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Nao, nao precisa de a submeter, farei chegar todos os comentários ao senhor presidente,

    No entanto, caro Free Will, lembre-se que o investimento que será feito nos parques de estacionamento será privado, essencialmentre. Mas com a criação dos parques, também a superficie será reabilitada e os transportes públicos terão uma nova lógica. As coisas não só pontuais...

    ResponderEliminar
  11. Desde já obrigado!
    Quanto ao seu "lembrete":o investimento que será feito nos parques de estacionamento será privado, essencialmentre"

    Sei disso no entanto os terrenos são da CMA nao sao? ou seja a CMA pode na realidade decidir-se por nao fazer os parques e aproveitar o desejo dos investidores privados para investir por exemplo em faixas especificas para os autocarros e taxix (as tipicas BUS lines de lisboa) o que melhorava a olhos vistos a circulacao dos transportes publicos na cidade. o que é que o investimento privado ganha com isso? pode ganhar na publicidade ou nos proprios meios de transporte publico...

    "Mas com a criação dos parques, também a superficie será reabilitada e os transportes públicos terão uma nova lógica. As coisas não só pontuais..."

    Desculpe JMO, nao quero parecer picuinhas mas usar os parques para requalificar a superficie nao me parece uma grande ideia... e claro que a tem de requalificar mas nao e para isso necessario fazer parques!

    ja agora desta resposta proponho ao sr presidente outra ideia: Linhas Bus! ponha uma na avenida que as pessoas vao agradecer e os buses de aveiro vao comecar a andar a horas!

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...