Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Auto-Estradas e Portagens - Mais uma vez somos sacrificados...

Ao mesmo tempo que a Assembleia Municipal de Aveiro se prepara para, ela própria, contestar a criação de portagens na "cintura externa" de Aveiro (bem visível nesta imagem) as notícias não são as melhores para a Região de Aveiro. A única infra-estrutura rodoviária cuja adjudicação vai ser suspensa é exactamente o troço conhecido como "Auto-Estradas do Centro" e que, basicamente, era a transformação do IC2 em perfil de autoestrada.

À partida nada de problemático?  Engano. É que as Estradas de Portugal tinham incluído uma velha aspiração das gentes de Aveiro e de Águeda no caderno de encargos: a ligação, em perfil de autoestrada "Aveiro-Agueda" (paga, obviamente). E eu gostava que os dirigentes deste país fizessem o acesso "oficial" de Aveiro a Águeda sem ser em modelo de autoestrada. Venham de jipe. É que eu fi-lo ontem de BTT e tenho a certeza que se fosse de bicicleta de corrida, teria furado.

Como referi há uma semana, os autarcas da região e a população em geral deverão lutar com todas as suas forças para impedir portagens na "cintura externa" - eufemismo para designar o acesso às praias da A25 até ao nó do Estádio (já nem digo até ao nó de Albergaria) e da A17 daí até ao nó das Quintãs (que dá acesso à via de cintura a Ílhavo e que na sida antes dá acesso à autoestrada A1. Querem algumas razões?

  1. As Estradas de Portugal sempre se recusou a investir na melhoria da EN 109 na região e foi-a passando para os municípios sem a necessária requalificação.
  2. O acesso em perfil de autoestrada ao Porto de Aveiro (sim, é ao Porto de Aveiro e só subsidiariamente às praias) é importante para a actividade económica do Porto de Aveiro, uma infraestrutura do Estado e foi criada "em cima" de um acesso às praias.
  3. A variante Sul à A1 nunca mais teve a requalificação devida e tornou-se por isso bastante perigosa. As Estradas de Portugal continuam sem desbloquear os problemas e conheço muito boa gente que faz a "circular" para evitar a 109 e variante.
  4. As estradas em causa servem essencialmente para gestão de tráfego interna, sendo utilizadas para evitar as sobrecarregadas e maltratadas EN que cortam transversalmente o município.
Uma coisa que sempre referi é que nem os municípios nem as Estradas de Portugal têm capacidade económica para fazer a manutenção (quanto mais a construção) das estradas que actualmente possuem. E alguma coisa tem que ser feita em relação a isso. Mas enganar o contribuinte NÃO. Enganar no sentido em que se destrói uma estrada, cria-se uma boa ao lado (gratuita) e depois aproveita-se a mudança de hábitos para cobrar portagem. Injusto... no mínimo.

1 comentário:

  1. Concordo inteiramente. Aveiro ficará bloqueada. É injusto para quem tem de de se dirigir a esta bela cidade. Estamos a ser castigados. Porquê?

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...