Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Rancores na blogosfera...????



Caro Manuel Pinto e Caro Frederico Ferreira,

Esta matéria (a da separação e rancor de uma comunidade por outra) já tinha sido discutida no encontro mas acredite que não acreditava muito no que nos tinham contado. Chegado a casa, pesquisei pela Internet e descobri um texto, no mínimo ridiculo, por parte de Eduardo Sousa, do Cafeina. Na altura, apeteceu-me escrever este texto mas achei que era uma pequena voz e que não me devia "ralar". Dado que Frederico Ferreira insiste no tema, que me tem aborrecido há vários anos, passo a deixar a minha opinião muito crítica. E caso queiram continuar a discussão, irei replicar este texto no meu blog...

Desde 1995 que estou ligado de alguma forma ao jornalismo e às novas tecnologias. Acreditam que o tipo de falso elitismo (o verdadeiro não é assim...) destes senhores já vem dessa altura? Quando a saudosa cyber.net surgiu, e da qual me orgulho de ter pertencido desde o 10º número, já os Velhos do Restelo achavam que o excessivo "hype" iria estragar o seu cantinho escuro onde viviam. Quando surgiram tecnologias que permitiam a criação de páginas Web de forma automática, mais uma vez este tipo de mentalidades tacanhas apareceu. Quando o IRC nacional (de cuja rede tenho o orgulho de a ter conhecido apenas com os testers de cada uma das universidades e providers nacionais) explodiu em numero de utilizadores, o mesmo se passou e assim sucessivamente, de cada vez que aparecia algo que proporcionava a mais utilizadores aquilo que era o "hype" e do qual este tipo de senhores tinha a chave sagrada.

Não entendem que o mediatismo é passageira. Para eles, a criação do Blogger e do Blogspot tem o mesmo dom de sacrilégio que os amigos betinhos descobrirem aquela tasca com bifes maravilhosos que eles sabiam e perante a qual guardavam segredo. Ou da praia especialmente bonita que tem como utilizador habitual o Marcelo ou o Marques Mendes. Esquecem-se que o mediatismo apenas serve para dar a conhecer. Tornar algo de bom num espaço conhecido por uma maioria. Que essa maioria tem o direito de existir, meus caros, e de conhecer determinadas técnicas e conhecimentos.

Esquecem-se que sem um conhecimento inicial, não se separa os utilizadores interessantes daqueles que apenas acham que é uma moda e que mais cedo ou mais tarde irão sair do meio. Têm uma visão totalitária, de um elitismo falso. Destilam ódio e para terem razão deturpam TUDO.
Basta lembrar que Frederico nos remete para o gueto "blogspot"... Ai, ai... parece a conversa dos Microsoft-haters... Basta lembrar que Pedro Fonseca escreve sobre o fenómeno, na "A Capital" e no "Público-Computadores" há mais do que um ano e meio. Que, caso não saibam, o António Granado não tem "blogspot" no nome. Alguém discute a qualidade do 35mm? Ou da qualidade de um Socioblogue?

A falta de conhecimento histórico do fenómeno Internet (julgam-se os "senhores" quando deviam ter respeito por aqueles que mandaram emails em VAC e conheceram o Netscape 1.0... que curiosamente são mais humildes que eles) e de um sentido de respeito pela democracia é impressionante.

Por mim, sempre estive do lado da ÚNICA comunidade de bloggers... Porque quem entende que existem duas ou mesmo mais, são as pessoas que começam a matar essa mesma comunidade.

Cumprimentos
João "Notas entre Aveiro e Lisboa" Oliveira

PS - Quem como eu, que estou actualmente em funções na UMIC não pode, por maioria de razão, defender guetos, defender este tipo de falsos elitismos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...