Páginas

sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Marina chumbada




Face às notícias de hoje, que dão conta de um chumbo do projecto da Marina (mais pormenores neste texto) gostava que todos contribuissem com a sua opinião!

Segundo a Lusa, a Câmara de Ílhavo afiançou hoje que não deixará "cair" o projecto para uma marina na Barra, litoral daquele concelho, que recebeu parecer técnico negativo da Comissão de Avaliação do Estudo de Impacte Ambiental.

"Nada acaba aqui", disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Ribau Esteves, explicando que manterá neste processo a mesma persistência revelada noutros "dossiers" locais que enfrentaram idênticas dificuldades em fase de licenciamento ambiental.

"Pode haver um segundo e terceiro estudos de impacte ambiental", frisou Ribau Esteves, que se tem assumido como o principal defensor do projecto da marina, um investimento privado de 150 milhões de euros.

O anteprojecto da marina prevê a construção de um ancoradouro e um conjunto imobiliário, que implicam a ocupação de 58 hectares do canal de Mira da Ria de Aveiro, em zona de protecção especial.

O projecto da parte imobiliária inclui a construção de 420 apartamentos, 130 moradias e dois hotéis.

A existência do parecer negativo foi avançada hoje pelo semanário O Independente, confirmada pelo movimento "Pelo Futuro da Barra", que se opõe à concretização do projecto, e admitida pelo próprio autarca de Ílhavo, que lamentou a divulgação pública de um relatório interno.
Fonte da entidade promotora, a Sociedade de Desenvolvimento da Marina da Barra (SDMB), afirmou desconhecer formalmente a existência do parecer técnico negativo, pelo que se escusou a qualquer comentário imediato.

Segundo O Independente, o secretário de Estado do Ambiente já terá decidido chumbar o projecto, com base no parecer técnico negativo da Comissão de Avaliação, uma informação que o gabinete de José Eduardo Martins não confirmou em tempo útil. A confirmar-se o chumbo do projecto pelo secretário de Estado, a SDMB pode ainda apresentar um recurso hierárquico, o que remete uma decisão final para o próprio ministro do Ambiente, Amílcar Theias.

Mais dados para os vossos comentários aqui, aqui e aqui., a discussão durante o mês de Setembro aqui no blog...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...