Páginas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Movimento Perpétuo II

Ou melhor, aquilo que penso quando se fala de credibilidade.

Não é minha intenção que este seja um blog sobre o Beira-Mar, há mais interessantes e dedicados. No entanto, não posso deixar de comentar o post do Pensar à Beira-Mar, neste caso assinado pelo Carlos Martins.

E a primeira coisa que posso referir é simples: tenho pena, Carlos Martins, que tenhas escrito o que escreveste. Porque acredito que és inteligente e por isso acredito, igualmente, que não escreveste de cabeça quente. Ora, se não escreveste de cabeça quente, falhaste completamente na forma e no conteudo o que para um Homem como tu, que reputo de inteligente, é grave!

Primeiro, porque revelas desconhecimento da lei em geral e de outros "grupos", "movimentos" ou "associações", quer em termos históricos no clube quer no panorama desportivo português - Mas não nos fiquemos por aqui. Que objectivos movem estas pessoas? Há uma sede própria para este tipo de críticas. É a Assembleia Geral do Clube. O Clube nos seus Estatutos não impede a formação deste tipo de grupos, mas é no mínimo desleal faze-lo. Mais: tenho sérias dúvidas inclusivamente da legalidade de um grupo ou movimento sem qualquer personalidade jurídica ou outra de exigir seja que documento for à entrada seja de onde for" , dizes tu. Mas que raio de jurista me saiste. um grupo que aluga ou solicita uma sala pode impor as restrições que quiser: é por convite! Neste caso, um convite público. Segundo, que eu saiba, ainda estamos num país livre, em que as criticas e os grupos onde se pode criticar são livres de se reunir... Desleal criar um grupo? Proibição nos Estatutos de criar um grupo para apoiar o Clube? Por amor de Deus, passaste-te? Lê a Constituição!

Segundo: para que é que perdeste tantos caracateres a falar da tua independência? Só tenho pena que tenhas falado umas vezes ao longo do texto de ti e de vez em quando de "nós". Mas afinal o texto é teu ou de todos os teus colegas de blog? Fiquei com dúvidas...

Terceiro: Como tive a oportunidade de te dizer na cara, volto a referir-me à questão da tertúlia, dado que voltas a fazer uma comparação, no mínimo, despropositada...
O blog criou a tertúlia. Correctíssimo e importante. Aberta a todos: correctíssimo e importante. O Beira-Mar marca uma Assembleia Geral para a véspera/antevéspera da tertúlia. Óptimo, já tardava. E o que fazem os organizadores da tertúlia? Anulam-na.

Caro Carlos Martins, se entendias como fundamental a discussão dos assuntos do Clube, se entendias, como escreveste, que todosos presentes "Tinha possiblidades e mesmo garantido o direito do contraditório e acima de tudo não visava atentar contra a estabilidade do Clube, antes dar-lhe um espaço de discussão para inovar e desenvolver-se" porque é que partes do princípio que algo que não foi criado por ti é "Mas que fique bem claro: este "movimento" é uma "one way street". Ou seja, é um caminho que só pode levar a que aqueles que o consubstancializem tornem a sua posição bem clara. Um "movimento" deste tipo com tamanha contestação à Direcção só tem uma alternativa neste momento: sair do IPJ na próxima sexta-feira com um requerimento com dois ou mais por cento dos sócios para a realização de uma Assembleia Extraordinária (artº24º alinea c) dos Estatutos do Clube), um pedido de eleições, um programa directivo e um candidato alternativos"?

Lamentável. Eu irei estar no Movimento de sexta para dizer isto mesmo: quero um movimento para o clube, para uma estratégia de clube, para apoio a um clube, não a uma ou outra direcção.
Não faço julgamentos à partida, não insinuo nada sobre a credibilidade de quem o constitui ou deixa de constituir. Vou defender a minha posição. Aliás, se saisse do IPJ uma lista candidata, eu sairia antes do fim dessa reunião...

Caro Carlos Martins,
Acho bem que lá estejas, como estejam todas as pessoas que querem bem ao clube e a todos. O que eu não entendo é qual o enxovalho que o movimento tem feito ao clube. Se te queres referir ao Nuno Martins, diz isso. Escreve. Não venhas com alegações que, essas sim, enxovalham todas as pessoas de bem que querem o melhor para o clube. Resolve os TEUS problemas com ELE e vice-versa mas resolvam-no como Homens.

Eu irei na sexta defender o que eu imagino que seja o Movimento. Se ele caminhar para um sentido em que me reveja, sigo-o. Se não, não sigo. Sigo o meu caminho...

Um abraço

1 comentário:

  1. Bem deixa que te diga João, que esta guerra de comentários já está reservada num post em Bancada Directa, pois é triste que se garidam verbalmente em alguns blogs, quando o optimo era reunirem forças para arranjar solu,ões ou apoiar as existentes, mas mais reservo-te para meu blog.

    Abraço

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...