Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005

Sondagem dá vitória ao PS em Aveiro

Este é o artigo completo do Diário de Aveiro. Comentem, por favor.


Sondagem atribui vitória ao PS no distrito de Aveiro
O PS é o partido que obtém melhores resultados numa sondagem efectuada pelo GEMEO/IPAM para o Diário de Aveiro. O PSD não ultrapassa os 12,4 por cento e os indecisos são quase metade dos inquiridos

Uma sondagem efectuada pelo Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião (GEMEO) do IPAM para o Diário de Aveiro revela que 29,4 por cento das pessoas que manifestaram intenção de votar nas legislativas o fariam no PS. Surpreendente é o resultado alcançado pelo PSD: os social-democratas foram o partido mais votado nas eleições de 2002, mas a sondagem efectuada entre 24 e 29 de Janeiro atribui apenas 12,4 por cento de intenções de voto a esta força política.
O inquérito revela que, das 600 pessoas do distrito de Aveiro inquiridas, 466 se manifestaram interessadas em exercer o direito de voto. Destas, 134 (28,8 por cento) afirmaram não saber em quem votar e outras 83 (17,8 por cento) optaram por não responder, o que significa que 46,6 por cento dos interrogados não têm ainda uma decisão formada. O partido a obter a terceira percentagem mais elevada nas preferências de voto foi o CDS/PP (4,7 por cento), seguido pela CDU (2,4 por cento) e Bloco de Esquerda (1,9 por cento).
Curioso é também notar qual o grau de satisfação ou descontentamento dos eleitores em relação ao desempenho dos partidos em quem votaram em 2002. Dos inquiridos que confessaram ter votado no PSD nas últimas legislativas, apenas 38 por cento se manteria agora fiel aos social-democratas. Entre a comunidade de eleitores neste partido, 12 por cento transfeririam os votos para o PS e dois por cento para o CDS/PP, mas a maior fatia não respondeu ou disse não saber em quem votar (48 por cento). Quanto aos votantes no PS em 2002, 71 por cento revelaram que repetiriam o voto. A transferência de votos para outros partidos é muito reduzida (dois por cento para Bloco de Esquerda e CDU e um por cento para (PSD e CDS/PP); vinte e três por cento não respondem ou não sabem se voltariam a optar pelos socialistas.
Com base neste quadro de transferência de votos, o GEMEO efectuou uma estimativa de resultados em que os votos das pessoas indecisas (que responderam «não sei» ou «não respondo») foi atribuído aos partidos em quem votaram em 2002. Assim, o PS obteria 44 por cento das intenções de voto contra 35 por cento do PSD, 13 por cento do CDS/PP, três por cento da CDU e dois por cento do Bloco de Esquerda.
À pergunta sobre qual a relevância atribuída às eleições legislativas para a vida dos portugueses, 60,5 por cento dos entrevistados responderam que tem «muita importância». «Razoável importância» foi a resposta escolhida por 11 por cento dos inquiridos, ao passo que 4,3 por cento dos interrogados dá «pouca importância» ao acto eleitoral de 20 de Fevereiro. Há também quem não atribua «nenhuma importância» às eleições para a Assembleia da República, caso de 11,5 por cento dos inquiridos.

Portas é o mais conhecido

Entre os vários cabeças-de-lista escolhidos pelos diferentes partidos para o círculo eleitoral de Aveiro, o mais conhecido é Paulo Portas, do CDS/PP: 90,7 por cento das pessoas ouvidas declararam conhecer o líder nacional do partido e actual ministro da Defesa. Luís Marques Mendes, que encabeça a lista do PSD, é conhecido por 70,7 por cento dos entrevistados, enquanto a comunista Ilda Figueiredo é reconhecida por 54,2 por cento das pessoas. A sondagem revela que a notoriedade do cabeça-de-lista do PS, Manuel Pinho, é muito menor, já que apenas 27,8 por cento dos inquiridos dizem conhecê-lo.
A principal qualidade identificada em Paulo Portas é a «experiência política», atribuída por 24,8 por cento das pessoas consultadas, seguida pela «notoriedade pública» (21,1 por cento), «competência profissional (17,1 por cento) e «simpatia pessoal» (16,4 por cento). Quanto aos pontos fracos do líder democrata-cristão, surge à cabeça a «seriedade/honestidade» (24,8 por cento). A «experiência política» é igualmente a qualidade mais gabada em Marques Mendes (18,9 por cento), antes da «competência profissional» (14,4 por cento). A «seriedade/honestidade» é o tópico mais desfavorável ao candidato do PSD por Aveiro.
Menos conhecido, o socialista Manuel Pinho não consegue destacar-se na análise que lhe é feita aos seus pontos fortes; ainda assim, a «experiência política» volta a ser o indicador mais referido (7,2 por cento). O principal ponto fraco é novamente a «seriedade/honestidade», com 8,4 por cento.

Ficha Técnica

Este estudo de opinião foi realizado pelo Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do IPAM sob a direcção técnica do Dr. José Albergaria, e obedeceu aos seguintes procedimentos metodológicos:
Universo do Estudo: Indivíduos maiores de 18 anos, residentes no Distrito de Aveiro , em lares com telefone.
Base de sondagem: Constituída pelos lares correspondentes aos assinantes particulares constantes da lista telefónica dos concelhos do Distrito de Aveiro.
Técnica de amostragem: Bi-etápica, com selecção aleatória sistemática para a determinação do lar, e neste utilizando o método de quotas ou proporcional (sendo as variáveis de controle o «Sexo» e o «Escalão Etário») para a selecção do respondente.
Dimensão da amostra: 600 entrevistas
Método de inquirição: Entrevista telefónica
Recolha da informação: A recolha da informação decorreu entre os dias 24 e 29 de Janeiro de 2005 , tendo participado um total de 15 entrevistadores e codificadores.

Localidade/Concelho

Santa Maria da Feira 114 19,0%
Aveiro 62 10,3%
Oliveira de Azemeis 59 9,8%
Ovar 47 7,8%
Águeda 41 6,8%
Ilhavo 31 5,2%
Espinho 29 4,8%
Anadia 27 4,5%
Estarreja 23 3,8%
Albergaria-a-Velha 21 3,5%
Vale de Cambra 21 3,5%
Arouca 20 3,3%
Vagos 19 3,2%
Oliveira do Bairro 18 3,0%
Mealhada 17 2,8%
São João da Madeira 17 2,8%
Castelo de Paiva 14 2,3%
Sever do Vouga 11 1,8%
Murtosa 9 1,5%

Partido votado2002 Partido em que votaria hoje
PP PSD PS CDU BE NS/NR Total
PP* 56% 4% 8% 0% 0% 32% 100%
PSD 2% 38% 12% 0% 0% 48% 100%
PS 1% 1% 71% 2% 2% 23% 100%
CDU* 0% 0% 22% 78% 0% 0% 100%
BE* 0% 0% 17% 0% 83% 0% 100%

* Menos de 30 observações

Estimativa de resultados

A estimativa é baseada no quadro de transferência de voto relativamente aos que se declararam votantes de 2002 em cada partido. Nos entrevistados em situação de não decisão (NS/NR) quanto ao partido em que votariam hoje (data da sondagem), assumiu-se que a sua intenção de voto seria correspondente ao perfil da sua decisão. Os votos ?brancos/nulos? e ?outro partido? são limitados às respostas da questão anterior.

PS ? 44%
PSD ? 35%
PP ? 13%
CDU ? 3%
BE ? 2%
Outros partidos ? 1%
Brancos/Nulos ? 2%

1 comentário:

  1. Se não tiver srvido para mais nada (o que duvido), esta sondagem serviu-me a mim para descobrir que o site do Instituto nacional de Estatística deixa aceder aos dados demográficos.
    Por ignorância, fiquei espantado com a distribuição geográfica da amostra e só com as listas do INE à minha frente é que me convenci que, de facto, Santa Maria da Feira tem quase o dobro da população de Aveiro (135.964 contra 73.335 no Censos de 2001) e que espinho é só o 7º concelho do distrito em termos de população (33.071 habitante no mesmo Censos).
    Dei por mim a pensar que (talvez só na minha cabeça) a "imagem" do distrito anda um bocadinho desfasada da realidade.
    Já agora, onde é que se podem consultar os números de eleitores, que devem ser um bocadinho diferentes dos números da população residente?
    Agora fiquei interessado.

    Obrigado por chamar a atenção para estas coisas (mesmo que não fosse esse o objectivo).

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...