Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2003

E mais turismo!



Ulisses Pereira, presidente da concelhia do PSD parece que tornou-se um grande adepto desta página e comentou igualmente a questão turistica! Gostava de ouvir outros sobre o mesmo assunto... por isso, cheguem-se à frente! Opinião não mata e contaria ouvir o meu amigo António Salavessa e Miguel Capão Filipe sobre o assunto, para além de outros...

"Gostaria de expressar a minha total concordância com o conteúdo deste texto do Nuno Terrível. Aliás, na mesma linha de algumas intervenções públicas da minha companheira de Comissão Política, Susana Esteves, com formação específica na área do Turismo, obtida na Universidade de Aveiro. Seria interessante reflectirmos sobre quem foi o principal responsável pela renovação da confiança no dream team! E quem liderou a Associação de Municípios da Ria entre 1997 e princípios de 2002? E que projectos na área turística foram por ela desenvolvidos nesse mesmo período de tempo. Embora o Turismo não esteja directamente referenciado nas áreas de actuação a desenvolver pela AMRia, provavelmente pela existência de uma Região de Turismo, a “Rota da Luz”, pensamos que seria importante construir uma nova visão, partilhada e orientadora, suportada por uma estratégia de desenvolvimento local e regional, que valorizasse devidamente o património natural e cultural, e que rompesse os constrangimentos presentemente sentidos no investimento e na promoção do Turismo nesta zona.

Também na área do Turismo, o que está a acontecer é que os projectos devem incluir as próprias dinâmicas territoriais de investimento, e isso não tem acontecido na Região da Ria de Aveiro.

Sendo nossa convicção que terá de haver uma lógica supra-municipal no planeamento e nas acções a desenvolver, que melhor área territorial que a da AMRia, para que se possa colocar um desafio com estas características?

Desafio que será mobilizador, estamos certos, mas que terá de ser suportado por uma atitude não paroquial dos responsáveis autárquicos, esbatendo desejos de protagonismo pessoal ou partidário, e enfatizando os interesses comuns que naturalmente são muitos.

É um tema por qual me interessei, tendo inclusivamente sido objecto de um trabalho no âmbito do Mestrado que estou a concluir. Esse trabalho (numa matéria leccionada pelo Prof. Carlos Costa), propunha uma "Metodologia para uma Candidatura ao PITER no âmbito da AMRIA". Por esse conhecimento, percebo perfeitamente a importância e pertinência daquilo que o Nuno Terrível afirma.

Ulisses Pereira (pai)"



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...