Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2003

Turismo em Aveiro?



O passado fim de semana foi “Dia da Mãe”. Mesmo considerando que é mais um evento comercial do que outra coisa, é mais uma boa razão para estarmos com as nossas mães, ter mais tempo para elas e passar uma tarde calma em família.

Devido a esse dia, resolvi, em família, ir almoçar fora. Num local “turístico”, bonito e com qualidade. Comecei a fazer a ronda e, acreditem, penso agora que devia ter olhado para os guias turísticos.

A verdade é que os primeiros espaços que escolhi estão em qualquer guia de Aveiro. Queria aproveitar para ver o “lago” no Olaria, a “IP5” no Sal Poente ou um magnífico peixe na “Barca”. Queria, é verdade, porque não pude. Estão todos fechados ao domingo.

Pensei que não haveria público suficiente. Pois, mas até nisso a verdade e a realidade dão respostas à altura. Passei pelo “Cagaréu” e ele estava à cunha. O “Telheiro” teria umas quinze pessoas na rua, à espera de mesa. Felizmente, a “Travessa do Peixinho” tinha duas mesas livres...

E depois digam que há crise, que os empresários não são apoiados e que há pouco dinheiro, etc, etc... Será que há realidades diferentes?
Acredito que os empresários podem verificar os seus balanços e definir que o domingo é o melhor dia para fecharem mas parece um contrasenso que restaurantes considerados turísticos procedam desta maneira. Aveiro não quer ser uma cidade-concelho turístico? Aveiro quer ter turistas de pé descalço? Aveiro quer ter turistas internos e externos que apenas passem por cá umas horas e depois demandem a outras terras?

Mas há mais lógicas esquisitas. Em todo o distrito – e poderei estar a falhar mas não por muito – devo ter um ou dois restaurantes com qualidade e pratos regionais onde seja possível almoçar com vista para o mar sem ter um vidro à frente. Será que há uma lógica turística em Aveiro? Lá voltamos à questão da estratégia e das lógicas de desenvolvimento com apostas em sectores...

Eu sei que muitas outras matérias poderiam ser tratadas nesta crónica. Por isso, mantenham-se atentos a http://aveirolx.blogspot.com. Poderia ter falado da SIMRIA, do trânsito...



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...