Páginas

sábado, 21 de março de 2009

Mais festa na Rua do Gravito

Esta noite, depois da Final da Carlsberg Cup, volta a haver festa na Rua do Gravito com mais inaugurações em simultâneo.

Ora vejamos. A partir das 22 horas será inaugurada na galeria má arte em Aveiro uma exposição do fotógrafo João Leal com trabalhos extraídos das séries “My own place” À mesma hora, na galeria Kompass – Art Gallery em Aveiro será inaugurada uma exposição colectiva com os artistas da galeria.
Por fim, ao mesmo tempo, Nuno Sacramento inaugura "A Arte não se mede aos palmos" - uma proposta colectiva em que todos os trabalhos têm 80x80 centimetros! Como bem lembra José Sacramento, "as inaugurações são encontros culturais porque as pessoas que frequentam estes meios, são interessantes e acaba por ser um encontro de artistas, coleccionadores, jornalistas, críticos de arte e todo um público em geral, onde se interage todas as conversas possíveis e imaginárias.Um convívio são e sobretudo habitado por gente jovem e menos jovem, porque também os artistas a expor são muito jovens." Para quem, como eu, é habitual frequentador da galeria, a imagem que passou é totalmente correcta! Um bom ambiente. A visitar e a fruir!

Obras de Alexandra Pinho, Bruno Balegas de Sousa, Capote, Carla, Faro Barros, Carlos Lança, Cristina Troufa, Diogo Ramos Moreira, Duarte Vitória, Duma, Elizabeth Leite, Frederico Martins, Gil Maia, Gustavo Fernandes, Isabel Lhano, Isabel Padrão, João Noutel, José Fonte, Manuel D’olivares, Marco Fagundes, Maria, João Franco, Mário Vitória, Moema Quintas, Nuno Raminhos, Paulo Pina, Pedro Figueiredo, Pedro Tavares, Rico Sequeira, Rita Melo, Romeu Bio, Rui Macedo, Sobral Centeno, Sofia Areal e Teresa Bravo.

Com tema livre, podemos ver entre fotografia, escultura, pintura, desenho, acrílicos e óleos, onde todos ou quase todos, têm um denominador comum: o formato.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Lugar Cativo sem o José Carlos Sá


Amanhã não é o José Carlos Sá que vai estar a gerir três tipos que gostam de falar de desporto regional e de chegar em cima da hora... O RCP Aveiro vai ficar diferente e o Lugar Cativo regional também!

Boa sorte amigo...

terça-feira, 17 de março de 2009

A necessidade de ter uma reputação online

A notícia corre célere nos blogs. Uma jornalista foi a Cabo Verde e teve um desaguizado/problema de falta de educação com um Ministro. Até poderia ser normal mas não na era dos blogs e dos Twitters e quejandos.

Vai dai, chegando a Portugal desancou no Ministro. E este, ou alguém por ele, respondeu - a meu ver bem - no blog dela. E dai gerou-se a confusão, com argumentos espúrios de parte a parte.

Um dos argumentos mais espatafúrdios dos defensores da jornalista é que o Ministro perdeu tempo a comentar e que não devia ter comentado. Sou frontalmente contra e aconselho vivamente que tenta fazer uma gestão da sua reputação online a fazer gestão de danos: se a jornalista/blogger permanecesse sem resposta, o facto era tido como verdade absoluta. No entanto, entendo que quem responde deve mostrar claramente quem é. Sem pseudónimos nem a coberta do comentário anónimo assinado no fim (isso todos podemos fazer). Registe-se. Coloque a sua fotografia, linke para a sua página no Facebook. Revele dados que mostrem que é quem diz ser. E ai os seus argumentos são transportados pela sua presença online.

E por isso concordo com a Jonas... Temos que elogiar quem está e não criticar. Porque os politicos do Séc. XXI são quem usa estas ferramentas.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Parabéns Januário

 
Parabéns Januário. Parabéns Santa Terrinha! Cinco anos de vida a alimentar um blog, a manter uma chama, um autêntico "farol"nos blogs murtosoeiros e a falar da alma dessas gentes, tão simpáticas e acolhedoras!
Bem hajas, meu caro! E que as tuas lides autárquicas te continuem a dar tempo para escrever :)

sábado, 14 de março de 2009

Joaquim de Almeida passou por Aveiro

Por questões profissionais, Joaquim de Almeida passou por Aveiro na passada quinta-feira e por aqui andou, jantou e pernoitou. Parece que gostou e foi extremamente simpático para todos os que lhe pediram autógrafos e fotografias.

No Augusto, juntaram-se por momentos dois bons contadores de histórias: o próprio senhor Augusto e o actor, sempre divertido. Foi ai caçado pela objectivo do Ivo Tavares, que por lá estava a jantar devido a um trabalho mais macabro que esteve a fotografar...

Depois conheceu a Praça e seguiu para o Hotel Moliceiro. E gostou de tal maneira que promete voltar...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Autarquicas 2009: PSD com rosto novo em Oliv. Azemeis

Segundo o Noticias de Aveiro, que por sua vez citava o "Correio de Azeméis", Ápio Assunção não se vai recandidatar a novo mandato em Oliveira de Azeméis. Perspectiva-se cara nova e percebe-se agora a resposta de Hermínio Loureiro ao convite, há meses atrás...

Bom Treino

Ontem pensava em regressar ao treino de forma mais ou menos calma mas felizmente os planos falharam... Graças à Susana ;)
Com um grande incentivo dela, foram 45 minutos duros na passadeira, seguidos de uma aula de RPM... Ficou a faltar a segunda parte para ser um duatlo completo! Parabéns ao Bruno, também, que deu uma aula de técnica de postura na máquina, permitindo que o esforço tivesse sido mais dirigido e portanto, um melhor treino...

Hoje fiquei a saber da morte do João Mesquita, ex-presidente do Sindicato de Jornalistas. Homem de esquerda, conheci-o no "A Capital", já na fase terminal do jornal. Uma atitude impecável, um companheiro e um bom jornalista. Um abraço onde quer que estejas!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Grande Rui Silva e mais atletismo!



Rui Silva esteve em grande nos Europeus de Atletismo em Pista Coberta, que se realizaram em Turim (Sara Moreira também e grande foi a surpresa numa prova que podia ter corrido mal para as nossas cores o pouco fulgor de Jessica Augusto, por motivos desconhecidos) voltando às grandes vitórias, que andavam afastadas de si desde Atenas - onde tive o prazer de assistir ao seu terceiro lugar!.

Em Mozelos, Santa Maria da Feira, o SCBM esteve presente no Distrital de Corta Mato curto e a descrição do que lá se passou está disponível aqui. Deixo-vos uma foto dos corajosos que por lá andaram e do seccionista que tirou fotografias :)

sexta-feira, 6 de março de 2009

Afonso Tiago - Que descanse em paz

Foi hoje encontrado, nas águas do Rio Spree, sem sinais de luta e com a carteira e os telemóveis na sua posse o corpo de Afonso Tiago, desaparecido desde o dia 10 de Janeiro em Berlim. Associo-me às manifestações de pesar e deixo um forte abraço ao António José Leite nesta hora de dor. Que vocês encontrem também a vossa paz interior!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Artigo de Opinião de D. Duarte de Bragança

PERGUNTAS À DEMOCRACIA

D. Duarte de Bragança

Tem vindo a crescer em Portugal um sentimento de insegurança quanto ao futuro, sentimento avolumado por uma crise internacional, económica e social, de proporções ainda não experimentadas pela maioria dos portugueses. São momentos em que importa colocar perguntas à Democracia que desejamos.

Admitindo-se que a situação concreta é grave, torna-se necessário encará-la de frente, antevendo todos os aspectos em que os portugueses experimentam dificuldades.

Os tempos de crise vão-nos trazer privações mas também vêm exigir reflexão. Este é o momento de olharmos para o que somos. Para este país tão desaproveitado. Para a sua costa atlântica com Portos tão ameaçados, para uma fronteira tão vulnerabilizada, para um património cultural tão desaproveitado.

Temos de perguntar até onde deixaremos continuar o desordenamento do território, que levou a população a concentrar-se numa estreita faixa do litoral, ocupando as melhores terras agrícolas do país e esquecendo o interior, reduzido a 10% do PIB.

Temos de perguntar à economia portuguesa por que razão os bens de produção são despromovidos perante os “serviços”, o imobiliário, e ultimamente, os serviços financeiros. O planeamento das próprias vias de comunicação se subjugaram a essa visão.

Temos de perguntar até onde o regime democrático aguenta, semana após semana, a perda de confiança nas instituições políticas e uma atitude de “caudilhização” do discurso.

Temos de perguntar até onde continuaremos a atribuir recursos financeiros a grandes naufrágios empresariais, ou a aeroportos e barragens faraónicas que são erros económicos.

Temos de perguntar até onde o sistema judicial aguenta, sem desguarnecer os direitos dos portugueses, a perda de eficácia e a morosidade crescente dos processos.

Temos de perguntar se não deveríamos estabelecer um serviço de voluntariado cívico em que os desempregados possam prestar um contributo à comunidade.

Temos de perguntar até onde as polémicas fracturantes que só interessam a uma ínfima minoria política, não ofendem a imensa maioria das famílias, preocupadas com a estabilidade pessoal e económica.

Temos de perguntar como vamos aproveitar o ciclo eleitoral que se avizinha, a começar pelas eleições europeias, onde será desejável que apareçam independentes que lutem pelos interesses nacionais.

Temos de perguntar se nas relações lusófonas, estamos a dar atenção suficente às relações especiais que sempre existiram entre Portugal e o Brasil.

Para ultrapassarmos as dificuldades, precisamos de todos os nossos recursos humanos em direcção a uma economia mais “real”, mais sustentada, mais equitativa, uma economia em que respirem todas as regiões a um mesmo “pulmão”.

Apesar de tudo, o nosso sector bancário fugiu das estrondosas irresponsabilidades dos congéneres mundiais. Saibam os Governos regulamentar os apoios para as empresas grandes, médias ou pequenas mas que sejam produtivas.

Em regime democrático, exige-se processos e discursos ditados pelo imperativo de responsabilidade. A equidade e integridade territorial só poderão ser obtidas com a participação de todos, e com sacrifícios para todos.

Estamos confiantes que somos capazes de fazer das nossas fragilidades as nossas maiores vantagens. Onde outros tiveram soluções muito rígidas que falharam, nós venceremos promovendo os portugueses que lutam por um país de imensas vantagens competitivas.

Mostremos como somos um grande País, uma Pátria em que todos cabem porque acreditam na Democracia. Portugal precisa de mostrar o seu projecto para o século XXI. Pela minha parte, e pela Casa Real que chefio, estou, como sempre, disponível para colaborar.

Afonso Tiago - Alemanha

Como bem diz Herminio Loureiro, deve-se usar outras palavras: se a nossa policia dissesse que um desparecimento era "bruxedo" ou artes mágicas, todos nos chamavam de terceiro mundistas...

terça-feira, 3 de março de 2009

Panorama em várias Câmaras

Paula Rocha (Rádio Terranova) bem tinha razão há um mês atrás quando avançou o nome de José Costa como candidato. E vários cenários já se confirmam noutros lados:

Oliveira do Bairro: por entre acusações de votações para beneficio de familiares/próprios, PSD e CDS vão fazer uma luta suja, provavelmente protagonizada entre Mário João e Acilio Gala, que regressa às lides.

Anadia: o tiro saiu pela culatra ao deputado José Manuel Ribeiro que viu o PSD Distrital, numa decisão pouco consensual (16 votos contra, 12 a favor e 3 brancos)não aceitar a sua candidatura mas sim a de Litério Marques.
Mas se em Anadia a coisa é entre PSD's, na Mealhada é entre PS - Rui Marqueiro quer ser o candidato, mas Carlos Cabral quer continuar a sua obra. Pelo PSD será César Carvalheira a lutar.

Em Albergaria, o candidato do PSD será novamente João Agostinho Pereira, já anunciado. E em Águeda, há ajuste de contas com o regressado Castro Azevedo (Águeda) contra Gil Nadais. Outra luta quente.

José Costa: 32-0

José Costa fez o pleno ontem e foi o escolhido para candidato à presidência da Câmara de Aveiro.

Já não era novidade, e as declarações de Raul Martins e do candidato isso o confirmam.

Curiosa vai ser a formação da lista e as opções de campanha. As linhas mestre das mensagens politicas são óbvias: "nós temos as soluções que a coligação não usou"; "nós não vamos deixar morrer a cidade"... etc, etc...

Vamos ver...

PS(D) - Em Anadia, a Distrital optou por Litério Marques. José Ribeiro... tramou-se.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Um novo recomeço

Como podem perceber pelo Post abaixo, o Nuno Quintaneiro Martins regressou ao seu Código da Vivência, blog pessoal numa decisão mútua que passa pela nossa presença online. Quer ele quer eu estamos com outros projectos que nos "obrigam" a estar cada um com o seu blog.

Mas os projectos em comum continuam: daqui a poucos dias poderão ver o Podcast do Lugar Cativo, aqui no Notas :)

Obrigado Nuno, por tudo aquilo que deste a este espaço, um sítio que terás sempre aberto para voltar, se quiseres!

Regresso a casa...

Há quase dois anos (Março de 2007), aceitei o convite do João para mandar uns bitaites aqui no Notas. Na altura, achei o desafio interessante e aceitei. Passado algum tempo, acabei mesmo por suspender o meu pessoalíssimo Código da Vivência por manifesta indisponibilidade para o ir actualizando. Sempre seria mais fácil manter este projecto partilhado…
Volvidos dois anos, as vivências motivaram-me a reactivar o meu CV e, por comum acordo com o João, devolvo-lhe a cópia das chaves do Notas que me emprestou, agradecendo-lhe o albergue que me proporcionou.
Foi gratificante partilhar o blogue e só lamento não ter sido mais activo durante a minha estadia.
Ao João, continuação de boas escritas.
Aos visitantes assíduos do Notas, junto-me novamente a vocês.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...