Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Morte de Andy Irons

Tenho acompanhado, como alguns dos que me seguem no Facebook, o World Tour de Surf. E há anos que sou um seguidor atento do fenómeno e dos seus intervenientes. Para além do idolo Kelly Slater e de Tiago Pires segui a carreira de muitos outros atletas do WCT, em especial de Fábio Gouveia, Tom Curren (que já tive o prazer de conhecer pessoalmente) e muitos outros.


Muito li sobre os bad boys havaianos, uma ilha que me fascina, e sobre a sua capacidade de competição nata bem como a sua vontade e de free surf e cultivar um certo estilo de rebeldia. E o seu expoente máximo era Andy Irons, que foi campeão do mundo três vezes consecutivas, que tinha um estilo muito próprio de ser e que esteve a lutar o ano passado pela vida (ele saiu do WCT durante um ano para se livrar, alegadamente, de problema de adição de drogas).

Tendo em conta o seu regresso em grande forma este ano, nada fazia prever a tragédia de ontem. Andy Iron morreu, de acordo com diversas fontes, devido a uma virose (falas-se em dengue). Se foi dengue, não deve ter sido em Portugal... A verdade é que foi encontrado morto nos EUA, depois de ter desistido da etapa de Porto Rico por não se sentir bem... estava já a caminho do Havai.

Um grande atleta, uma pessoa que sempre cultivou uma maneira de ser surfer e que me habituei a acompanhar. Mais um que se foi cedo demais... Choca-me pois ele tinha 32 anos, prestes a ser pai (a companheira estava gravida de sete meses...).... o Comunicado oficial diz tudo...

ACTUALIZAÇÃO: Hoje, os atletas participantes na prova do Rip Curl Pro Search fizeram uma homenagem sentida. O campeonato está parado até sexta, por comum acordo entre atletas e organização. Deixo-vos aqui uma imagem da homenagem e um vídeo com declarações de Andy Irons.



2 comentários:

  1. Morreu o grandes surfista que influenciou o facto de hoje ser praticante amador da modalidade.

    ResponderEliminar
  2. É sempre triste e de lamentar todas as perdas prematuras!
    Não devia ser assim, especialmente
    quando está próximo o nascimento de uma criança a quem o Pai vai fazer muita falta, mas que se pode fazer? A vida é assim mesmo!

    Zé de Aveiro

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...