Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Pré... Peregrinação a Santiago de Compostela

A primeira resposta que se deve ter na ponta da língua é à pergunta básica: então porque é que foste fazer a peregrinação?
Na Sé, ainda com a mochila pesada...

Não é uma resposta rápida nem fácil. Porque uma Peregrinação a Santiago de Compostela é muito diferente de uma ida a Fátima. Uma é claramente uma promessa que se quer cumprir enquanto que a primeira conjuga uma série de factores. Isso notou-se logo no almoço multicultural e linguístico que se realizou no “El Rincón de Suso” do senhor Jesús Presedo. Sim, ai em Orbenlle, pertinho do início do aborrecido poligono industrial de Porriño discutiu-se o que nos leva a fazer o Caminho. Para uns, claramente uma opção óbvia de Fé. Para outros, a superação pessoal, o “fazer o caminho”. O aspecto cultural, a questão espiritual, o encontrar-se consigo próprio. Tudo isto. Não há respostas únicas, certas.

Antes de começar o caminho, planear. Eram 240 quilómetros para serem feitos, pelas contas do Jorge Pato, em sete/oito jornadas. Começar no Porto e terminar em Santiago. O mais tardar, no dia do Santo, no dia de Santiago, no dia 25 de Julho. Ao Caminho, portanto.

O primeiro erro que cometi, fiquei a sabê-lo logo nos primeiros quilómetros e resolvi-o no final do primeiro dia. Tinha colocado coisas a mais na mochila. Por isso aqui fica o mais sensato conselho de todos: NÃO LEVEM MAIS DO QUE TRÊS T-SHIRTS E DOIS CALÇÕES, se forem fazer o caminho no Verão. Produtos de higiene, os básicos, uma agulha e linha para as bolhas e uma toalha de micro-fibras. Para além disso, saco-cama e almofada de ar, e um guia/plano com mapas para poder saber as adversidades do dia seguinte e gerir o esforço. E coragem.

(para melhor memória futura, irei colocar os posts de acordo com o dia da caminhada)

Porto a Santiago de Compostela

Encaminate!
 A partir de agora estarei a fazer o Caminho Central Português de Peregrinação a Santiago de Compostela!
 Iremos chegar lá no dia 24, sábado, ao final da tarde, se Deus quiser (e as pernas deixarem!) a tempo do dia do Apóstolo São Tiago Maior, em pleno ano Xacobeo!
Poderão seguir detalhes da viagem pelo Facebook em http://www.facebook.com/joaomanueloliveira para quem for amigo ou no Twitter em http://www.twitter.com/joliveira

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Triatlo de Aveiro

Amanhã há uma grande prova para ver em Aveiro. É o Triatlo de Aveiro, na sua quarta edição!

A nossa cidade recebe a segunda etapa do Campeonato Nacional (e no domingo de manhã, o Nacional de Clubes de Triatlo) e a emoção é garantida pois várias centenas de atletas querem pontuar para estar presentes na finalíssima no Estoril.

Em relaçao a isso e devido a um trabalho realizado pelo Diário de Aveiro, a Secção de Triatlo do Beira-Mar emitiu uma nota sobre alguma forma de estar de certas pessoas em Aveiro.

sábado, 10 de julho de 2010

Um titulo que é uma "sentença"...

CPLP prepara.-se para aceitar a entrada de uma ditadura onde não se fala português. 
O Público é o meu jornal. Sempre o li, sempre o comprei, sempre o recomendei. Gosto dele. Mas por vezes... A manchete de hoje é um (mau) exemplo. Com tema de destaque onde se diz que "Ditador Africano Promete Reformas para garantir adesao a CPLP" o Público faz manchete sobre a Guiné Equatorial num artigo equilibrado. Mas depois, no Editorial, dizem palavras cómicas como que a CPLP estava a trocar "petróleo" por princípios e voltando a insistir na ditadura...  Resumindo, esta manchete é uma sentença, uma tomada de posição óbvia de um jornal. Fica bem ao Público esta tomada de posição especialmente quando a CPLP é um poço de virtudes onde estão países que permitem aos jornalistas do jornal que escreve estas parangonas entrar livremente para fazer o seu trabalho, não é? Fica ao Público lembrar que na CPLP não se deve trocar princípios por petróleo... Mas atenção, só quando não se fala português... Porque quando se fala português, já podem estar países desenvolvidos, democráticos e sem violações dos direitos humanos como Angola e a Guiné Bissau, só para dar dois exemplos...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Agit(ar) o corpo e a mente em Águeda

No sábado passado fui conhecer o AGITÁgueda, uma iniciativa da CM Águeda com associações do concelho. Num espaço ao ar livre (que no sábado estava pequeno demais para tanta gente) juntam-se associações e espaços de diversão nocturna do concelho (alguns dos quais apostam tudo neste local fechando os seus espaços habituais) numa "enorme" esplanada ao ar livre, com djs e bandas a actuarem no fim de semana e outro tipo de programação durante a semana. Blind Zero e Ana Moura serão as estrelas desta fim de semana e no próximo a onda é mais "DJing" com Johnwaynes a 16 e Diego Miranda a 17. Vale uma visita (e bebam as caipirinhas, a 3 euros, óptimas com este calor...) sem dúvida! No link que coloquei, está o desdobrável com a programação e os principais destaques.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Amanhã é dia de pavée...

Empedrado, paralelepípedos, ou outros nomes. São mais conhecidos no Paris-Roubaix mas serão as estrelas de amanhã na Volta a França, que começou no sábado em Roterdão, passou ontem por Bruxelas numa chegada de quedas... e hoje termina em Spa (quem conhece a Formula 1 sabe onde é). Eu serei mais um espectador fiel e fã do Lance Armstrong, do Sérgio Paulinho e do Rui Costa!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Confusão nas portagens - Adiamentos e asneiras

Nestes últimos dias houve um pouco de tudo. Deputados municipais a sugerir a destruição dos pórticos, Governo a ter a ideia peregrina de isentar nas SCUTs determinados municípios e adiamentos. Aqui ficam os pontos principais... Ah, e um cabeça de lista com ideias próprias...

Os deputados municipais do PS disseram ontem da medida do Governo algo que nem passou pela cabeça de algumas outras bancadas. Pedro Pires da Rosa sugeriu um pequeno derrube e o "buldozer" Raul Martins sugeriu o uso da moto-serra que tinha no carro. Parece que afinal aquilo que disse em Abril não era tão grave...
Mas o Governo voltou a fazer asneiras e felizmente o PSD não aceita (quer uma medida de discriminação positiva que não esta: cheira-me que vão voltar ao modelo, correcto, de Santana Lopes, de serem isentos durante X quilónetros). Pensou, numa ideia peregrina, que a melhor ideia era "oferecer" as portagens indiscriminadamente a 46 concelhos que são atravessados por SCUTs mas a outros não, pelo Indice de Poder de Compra... Resultado? Asneira pela certa. Certos municípios são isentos de pagar em todas as "ex-futuras SCUTs" e outros não...

A partir do momento em que o Governo aceitou a proposta do PSD, de "terminar" com as SCUTs e transformar todas em Auto-Estradas com portagens, a data mais conhecida é a de 01 de Janeiro de 2011. Claro que até lá as coisas ainda irão aquecer...

Em relação a Pedro Pires da Rosa, eu sugiro outros apetrechos: providências cautelares, caçadeiras contra as câmaras, e a destruição sistemática de uma caixa que eles, os pórticos, têm na base...

ah, e quanto a Vital Moreira... por norma não estou de acordo mas este post no blog dele consegue registar todas as ideias que também tenho... Magnífico.

PT: Totalmente Contra a "Golden Share"

Não sou accionista da PT. Mas aquilo que o Governo fez ontem, pela hora de almoço, foi grave. Usar a "Golden Share" quando mais de 74 por cento dos accionistas presentes disse "sim" à venda da Vivo pelo valor de 7,15 mil milhões de euros (somente menos 800 milhões em relação à capitalização bolsista de toda a PT) não é somente não deixar o mercado resolver os seus assuntos. É imiscuir-se totalmente no sentido de uma empresa. Quem acha que quer pode e manda (põe lá administradores, etc...) que compre a empresa... Claro que Bruxelas reclamou e que o Tribunal Europeu irá julgar uma anterior acção contra o uso das "golden shares".

Que eu gostava que a Vivo ficasse na PT? Claro. Mas tudo tem um preço...

Para mim,o magnífico editorial de Pedro Santos Guerreiro, do Jornal de Negócios, diz tudo... aqui fica um excerto:

"A utilização da "golden share" é inédita, surpreendente e provavelmente ilegal. Vai contra o mercado, contra a administração e contra a decência. E revela um País próximo do subdesenvolvimento económico. Espanha 2 - Portugal abaixo de 0."

Para ler:

Noticia do DN sobre o potencial pedido de indemnização da Telefonica.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...