Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Contenção na linguagem precisa-se...

Portugal e os partidos políticos estão a caminhar para o abismo mas como até diria o jogador portista "demos o passo em frente". Estamos a chegar ao grau zero da política e tal como a Hitler não serviu de nada a célebre política da terra queimada, também a PS e/ou PSD de nada servirá esta forma de fazer política.

Os insultos e as palavras fortes são do dia a dia. Ainda a pouco ouvi Francisco Assis, sobre Fernando Nobre, e os adjectivos foram abusivos e exagerados. Sócrates usou essa arma durante seis anos, nos debates quinzenais: não responder, atacar quem diz, para nada explicar. Na Net e no Facebook, leio diariamente - com alguma náusea já, ataques, insultos, ofensas. A velha tradição de no final de uma eleição os assuntos acalmarem é coisa do passado. Continuam a insultar Cavaco.

Infelizmente, a mole humana é perigosa. E o que vai acontecer é que estas "tropas", na ânsia de apoiar os líderes, vão ser as primeiras a sofrer.  Nomes vetados, despedimentos e não reconduções. E depois mais ressentimentos. E mais insultos. Com que cara irão dialogar depois de 5 de Junho? Esquecem-se que vão ter, necessariamente, que dialogar?

Atacar politicamente é uma coisa mas não vale tudo. Quando perceberem isso, poderemos já não ter democracia...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...