Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Concepções
19/12/2002


João Manuel Oliveira

Com esta coluna começo a colaborar regularmente, em colunas de opinião, com o Campeão das Províncias. Mantendo a minha regular coluna Info.Id um pouco mais centrada nas influências tecnológicas e no modo como temos que reagir ao mundo, sinto uma necessidade de explicar um pouco a concepção de cidade que Aveiro me evoca e aproveito para descrever as pequenas “estórias” desta terra que me acolhe desde que nasci. Só inicio agora esta colaboração regular na área da opinião pois entendo que enquanto jornalista, só se deve intervir em casos mais extremados na opinião no próprio jornal para onde se colabora. Agora que estou a exercer outras funções profissionais, sinto que tenho a oportunidade de descrever o que sinto, ao mesmo tempo que sinto que aqueles pensamentos que escreverei regularmente são, não apenas os meus mas os vossos…

Antes de referir a temática que pretendia abordar, há que referir, e se calhar por isso, a vontade de participação que pretendo incutir nesta coluna. Não entendo, muito pelo contrário, que uma coluna de opinião seja uma mera transmissão entre o pensamento do colunista e a pena (ai estes devaneios linguísticos… as teclas do computador) e a tinta gráfica que imprime este jornal…

Para mim, uma coluna de opinião é um espaço em que um cidadão intervém, na medida do possível, tentando alertar para determinadas concepções não simplistas, para outros pontos de vista. É fundamental que receba um “feedback” dos seus leitores – para isso existe o meu e-mail - ou então uma carta para a redacção do Campeão das Provincias. É fundamental sentir que aquilo que pensamos é, em certa medida, a expressão escrita do que outros pensam, outros teriam motivação para o escrever ou outros ainda o poderão escrever ou subscrever.

O leitor deve estar a pensar nos devaneios filosóficos que estou aqui a escrever e a pensar que deveria aproveitar melhor esta coluna para outros assuntos. Sem dúvida. Pensa exactamente da mesma forma que eu: por isso escrevi assim esta primeira coluna. Para que perceba aquilo que eu escreva, para que as regras sejam claras e fundamentadas, para que sinta verdadeiramente esta coluna como sua!

Primeiras regras: a clareza. Sou monárquico (ei, não passe já a página, também podemos falar sobre essa ideia pré-concebida que tem), não sou militante de nenhum partido, gosto das modalidades amadoras (digamos que não sou o maior fã dos clubes de futebol) e gosto de escrever, ler e também ir ao cinema, onde sou bastante eclético.




Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...