Páginas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Um debate que valeu a pena

O Illiabum Clube comemorou os 65 anos com um conjunto de actividades que culminou num debate sobre "Familia, Talento, Sacrificio - A retaguarda do sucesso desportivo" - e que contou com a presença dos atletas olimpicos Nelson Évora, Arnaldo Abrantes, da mãe do atleta olimpico Diogo Carvalho (Manuela Carvalho) e de Orlando Simões, coordenador dos centros de treino da Federação de Basquetebol, por isso habituado a relacionar-se com pais, encarregados de educação e jovens atletas.
O relato mais informativo está aqui, com Pedro Neves e o seu Desporto Aveiro, com quem acompanhei o debate, e não é essa a razão do post. É mais dos sentimentos que me passaram pela cabeça sobre o assunto enquanto assisti ao evento, que claramente valeu a pena e que merecia mais assistência. Sim, porque o assunto é dos mais actuais: a ocupação desportiva dos mais jovens, as soluções existentes, os objectivos...

Um ambiente de tertúlia teria sido mais interessante, mas alguns dos presentes na plateia não se coibiram, bem lançados, em dar a sua opinião, tal como Júlio Cirino, Arnaldo Abrantes (pai e também ele ex-atleta olimpico), Carlos Gouveia (meu ex-professor e treinador de muitas equipas de basquetebol português) entre muitos outros.
Sem dúvida que os principios enunciados pelo Nelson Évora são extremamente válidos: tudo depende do próprio atleta, que na sua idade mais jovem deve sobretudo "divertir-se" e os que tiverem a sorte de ter uns pais como os do Diogo Carvalho devem dar graças a Deux pelos sacrifícios que eles fazem...
As minhas conclusões são mais para um empecilho ao desenvolvimento futuro dos clubes: o desporto escolar e a formação nos clubes. Acho que o Estado quer estar de bem com Deus e com o Diabo e com isso não está com nenhum dos dois... Ou apostamos no Desporto Escolar, com boas condições, ou fazemos uma parceria de sucesso estre escolas e clubes, de forma a serem estes últimos a prestar o "serviço" e com isso serem a base dos futuros atletas competitivos. Claramente inclino-me para este último modelo, que permitiria ter bons recursos humanos nos clubes, e uma ligação à sociedade maior... Uma discussão a prolongar.
Nota final para a simpatia extrema de Arnaldo Abrantes e Nélson Évora que passaram praticamente todo o debate a assinar autógrafos e no final em amena conversa com pais e miudos.

2 comentários:

  1. Uma pequena correcção que urge e convém... há sacrifício e não sacreficio.
    Ilda Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Ilda,

    Tem toda a razão! Já está corrigido!

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...