Páginas

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Por favor, saibam ouvir...

Atendam o telefone ao vosso amigo. Não perguntem mecanicamente "Tudo bem?" sem sequer ligarem à resposta. Desconfiem dos "tudo" e dos "sim" ditos com pouca convicção.

Tornem-se atentos à vossa lista de amigos. Descubram aqueles com quem não falam há meses. Liguem-lhes, convidem para um café ou perguntem pela sua vida. Percam cinco minutos.

Mas também, não se esqueçam de desabafar. Tenham coragem de dizer "Não" quando sentem angústia. É que desabafar é das coisas que mais alívio pode dar a uma pessoa. Se quem estiver do outro lado for bom ouvinte, transmite uma sensação de alívio, relativiza o problema, devolve-nos perguntas que nos fazem enquadrar a nossa dor ou a nossa grande dúvida.

Sim, todos sabemos que os "nossos" problemas são os maiores do mundo. Que o mundo vai parar de girar se eles não se resolverem. Mas também devemos ter a consciência que isso não é verdade. Saber aguentar. Saber viver.

Percam 5 minutos por dia. Telefonem a dois amigos. Mesmo que tenham 700, em um ano, conseguiram falar com todos, pelo menos uma vez, pelo tempo de pouco mais de 500 metros de montras que não viram ou da enésima repetição de um golo do vosso clube. É pouco? É muito? Quem estiver aflito do outro lado saberá reconhecer. E a vossa paz interior será recompensadora.

Dífícil não é amar a eloquência e a elegância das palavras mas sim saber arrancar as angústias a quem se fecha em si. Mas ai conquistaremos tudo. É um desafio e um modo de vida...

3 comentários:

  1. Ó João só te faltou dizer para que operadora de telecomunicações é que estás a trabalhar :P

    PS: mas foi um desabafo bonito, foi sim senhor!

    Celina

    ResponderEliminar
  2. leggere l'intero blog, pretty good

    ResponderEliminar
  3. Com os amigos não se perdem cinco minutos, ganha-se o que achávamos perdido.

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...