Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Do seu próprio remédio...

Coimbra está furiosa, como poderão ler no texto abaixo, um take da Lusa que apareceu em vários órgãos de comunicação social. Também o PSD coimbricense não está nada satisfeito com a saida de uma Direcção Regional de Economia.

Claro que para eles, a regionalização é boa se for... para que as sedes das estruturas regionais sejam em Coimbra. Está certo!

-------------------------------------
Deputado socialista Vítor Baptista critica ministro da Economia por anunciar mudança de direcção regional de Coimbra para Aveiro

O vereador e deputado socialista Vítor Baptista disse que o ministro da Economia demonstrou insensibilidade política quando anunciou, há uma semana, a transferência da Direcção Regional de Economia do Centro de Coimbra para Aveiro.

É uma coisa que não me surpreende neste ministro, declarou Vítor Baptista, coordenador da Comissão do Orçamento e Finanças da Assembleia da República, que usava da palavra na qualidade de vereador do PS na sessão quinzenal da Câmara Municipal de Coimbra, presidida pelo social-democrata Carlos Encarnação.

Manuel Pinho confirmou em Aveiro, no dia 17, a mudança para esta cidade até ao final do ano da Direcção Regional de Economia, decisão que justificou com uma maior proximidade deste organismo à actividade empresarial, salientando que estão a ser criadas novas realidades no distrito.

Na sequência das declarações do ministro da Economia, a transferência, a efectuar no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), surgiu na opinião pública como uma conquista de Aveiro, lamentou Vítor Baptista.

Também não gostei, afirmou, frisando que vê o PRACE como um documento nacional e coerente que antecede a regionalização do país em 2009 e não é dirigido a Coimbra com o objectivo de prejudicar a cidade e o distrito, como acusaram nos últimos dias as estruturas distrital e concelhia do PSD.

O líder da Federação de Coimbra do PS reconheceu, assim, que Manuel Pinho, que foi cabeça-de-lista do PS por Aveiro nas legislativas de 2005, não foi feliz no anúncio que fez há uma semana naquela cidade.

A vereadora Fernanda Maçãs, também eleita pelo PS, defendeu que tem que ser a autarquia a liderar uma dinâmica local junto do Governo para que o esvaziamento de serviços públicos de Coimbra e a perda de importância económica sejam contrariados.

A anulação dos poderes locais e regionais vai potenciando cada vez mais a sua centralização em Lisboa, criticou, por seu turno, Pina Prata, vereador do PSD que nos últimos meses tem afrontado Carlos Encarnação, devido a divergências no seio do partido relacionadas com o projecto Coimbra Inovação Parque (iParque), cujo capital, que chegou a ser controlado pelo próprio Prata, voltou em Julho para as mãos da autarquia.

Carlos Encarnação acusou o Governo de promover uma mudança ridícula de organismos públicos para outras cidades para servir clientelas políticas.

O presidente da Câmara comprometeu-se a agendar uma reunião extraordinária do executivo municipal, para que seja tomada uma atitude que pretende ver sufragada por unanimidade.

Temos possibilidade de arranjar aqui um documento que possa juntar todas as nossas sensibilidades, sublinhou.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-09-24 19:35:01

4 comentários:

  1. Direcção Regional de Economia
    coimbra N : Aveiro 1

    Campus Justiça
    coimbra N-1 : Aveiro 2

    infelizmente o n tende quase para infinito

    A Granjeia

    ResponderEliminar
  2. Bom post. Só lhe faltou prestar homenagem (e "eu sei que você sabe que eu sei que você sabe") a quem conseguiu o não pequeno feito de fazer vir de Coimbra um tão importante - e simbólico - serviço desconcentrado do Estado: o Governo PS, o deputado Afonso Candal e o governador civil Filipe Neto Brandão... E este último já tinha à sua conta ter conseguido um novo Tribunal para Aveiro.

    ResponderEliminar
  3. Péssimo post. A pior coisa que podemos agora fazer é "gozar" com Coimbra. 1º porque não merece (nenhuma terra o merece), 2º porque não ganhamos nada com isso. Só nos apoucamos. Temos de ser grandes na vitória.

    ResponderEliminar
  4. nao foi com o intuito de denegrir coimbra mas referir o mau perder...

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...