Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2009

Sobre a Sondagem em Aveiro

Por questões que certamente entendem, não poderei fazer uma grande análise à sondagem em Aveiro mas à partida, e com as cautelas necessárias pois os dados são muito diferentes do que aconteceu em Outubro de 2005 (apenas Élio Maia repete a candidatura e dois dos candidatos - da CDU e BE - são perfeitos desconhecidos), há tendências a merecer destaque:
  1. Élio Maia irá ganhar as eleições, com maioria absoluta
  2. O eleitorado natural do PS é o que está reflectido na sondagem
  3. Existia um fenómeno Alberto Souto que extravasa claramente as fronteiras do PS
  4. Os dados em relação à CDU não são passíveis de reflexão sequer. O nome é desconhecido mas o eleitorado é normalmente muito fiel e nunca terá a votação que aparece - mas sim mais (aponto para 1400 votos expressos em urna)
  5. As expectativas estão mais baixas em relação à coligação. É importante que se faça uma inflexão nessa tendência.
Mas muito deverão ter falado desta sondagem... Em vários sítios...

PS - Quanto a esta opinião, preocupa-me o seguinte: há reclamações e Verão Quente? Espero que não... E quanto a Verão Quente - há estilos, que não serão só deste Verão... Basta ler o passado...

13 comentários:

  1. Meu caro, a leitura é simples e óbvia.

    Considero o executivo de Élio Maia globalmente fraco (Pedro Ferreira, Capão Filipe e Caetano Alves são um zero). No entanto a oposição que lhe foi feita consegue ser ainda pior. Raul Martins é uma figura por que metade dos aveirenses deconhece, e outra metade não suporta. Cada voto que ele consiga para o PS, são 3 ou 4 que entrega para a coligação. José Costa foi um peão lançado para o tabuleiro de jogo para ser "engolido". Tenho muito respeito para com o senhor, mas tremo só de o imaginar como presidente da nossa Câmara.

    Só lamento no meio disto da péssima concelhia que o PP tem em Aveiro (lembram-se do outro que queria ser candidato?). Com um projecto credível, e com uma figura de referência, o CDS podia voltar a fazer um resultado histórico. Assim sendo, andam meia duzia de parasitas satisfeitos por arranjarem uns lugarzinhos na futura CMA. É o estado da nossa política... é preciso uma pedrada no charco...

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo bloger,
    De facto o provincianismo em Aveiro está a crescer exponencialmente.

    A única análise sensata e inteligente que todos (sem excepção) devem fazer é que estas sondagens são um exercicio de manipulação intelectual que só cai quem quer ou quem não estiver atento e que não podem ser consideradas por uma razão muito simples:
    : a sondagem foi feita pelo IPAM e por uma empresa que pertence à mesma Instituição de Ensino Superior, cabendo ao Diário de Aveiro a árdua tarefa da sua publicação.O IPAM está directamente ligado ao Sr. Vereador Caetano Alves. O resto é conversa.

    ResponderEliminar
  3. Quando vejo sondagens do IPAM lembro-me sempre da primeira efectuada por eles para a eleição de 1997 que dava, na altura, 1% ao Dr. Alberto Souto... Passados uns meses era ele que celebrava a vitória nos Paços do Concelho!

    E há 4 anos o IPAM previu em inúmeras sondagens a vitória do PS e no final foi Élio Maia quem fez a festa! O IPAM deu sempre a vitória ao Dr. Alberto Souto e apenas na sua última sondagem detectou a aproximação de Élio Maia...

    Muita prudência que a procissão ainda vai no adro!

    ResponderEliminar
  4. Há sempre comentadores que, escondidos por detrás de pseudónimos e anonimatos, revelam o seu grande potencial desperdiçado.

    Poderiam honrar o GEMEO no IPAM com a sua visita e, indicando aos técnicos que lá estão quais as falhas na respectiva metodologia científica, dar um contributo para que as Sondagens de Opinião pudessem ser levadas a cabo com menos desvios.

    Assim, estariam a contribuir para o fim dessa coisa terrível que é o “provincianismo” intelectual!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Não ponho em causa técnicos nem a "metodologia científica", mas sim as conclusões percipitadas que se tiram das mesmas e as manchetes que se concebem, apesar da fragilidade de tais mecanismos. O problema não são as sondagens,mas sim o que se tenta fazer com elas junto dos cidadãos. Reitero o que disse. Atenção aveirenses!!!

    ResponderEliminar
  6. Caro Sr. AVC da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Aveiro. Permita que o saúde, pois a sua presença é coerente com a sondagem publicada pelo IPAM: ambas defendem o seu patrão, o Sr. vereador dos pelourozinhos bonitos. Coincidências? Vejam lá esta, o fantástico candidatozinho para Esgueira foi apresentado ...no IPAM. Provinciano é quem acredita em coincidências.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Caro Senhor Anónimo,

    Vou segredar-lhe um facto: a minha presença deve-se a uma superior orientação dos descendentes do incidente de Roswell.

    Somos muitos e conspiramos ocultamente para manipular as mentes dos terrestres mas, tranquilize-se, pois não será incluído dado que antecipou toda a Cabala em devido tempo!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Lamento, toquei na ferida do Sr. AVC, mas espero que se recomponha, pois necessitamos de si para a causa pública...

    ResponderEliminar
  9. É só para avisar que esta mini-discussão acaba aqui... Réplicas, contra-réplicas. Ok. terminou.

    ResponderEliminar
  10. Prezado Blogger,
    Não me parece correcto tentar condicionar estes diálogos, até porque, apesar de não ver com frequência este seu espaço, nutro particular interesse pelos bloggs aveirenses, e no entanto já tenho presenciado confrontações bem menos generosas do que esta que precedeu o seu aviso. Não lhe fica nada bem, nem como profissional da comunicação, nem como detentor de um cargo público.

    Espero que não considere esta minha opinião um ataque ao seu espaço.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  11. Apenas alerto os dois contendores que estão a entrar em aspectos meramente pessoais e não a manterem-se a falar do âmago da questão.

    Cumprimentos.

    Tal como o Sr. Alex se entretem a comentar-me a minha vida no seu "deserto" acho que tenho o direito de dizer a dois comentadores que o meu espaço não é para lavagem de roupa suja.

    Claro que para a sua visão pequenina, eu sou um mero tachista do CDS-PP. Mas como sou "egocentrico" nem me deu ao trabalho de pensar que será V. Exa o tal assessor de comunicação de verdade...

    ResponderEliminar
  12. Caro RG,

    Pedrada no charco era o Sr. deixar de ser paineleiro e ir a votos.
    Mas se treme com o fato do Dr. José Costa vir a ser Presidente da Câmara, imagino que se mije todo no mínimo, caso Élio Maia volte a ganhar.
    Tudo tem boa solução, para o tremelique beba um tinto pra firmar o pulso, ajuda a economia nacional a sair da crise. Para a mijaneira compre uma fralda.

    ResponderEliminar
  13. Leram a ficha técnica da Sondagem?
    Essa sondagem não é representativa do universo da forma como foi feita, mas é apresentada com toda a credibilidade em primeira página de um jornal.
    Infelizmente esta gente não dá para mais. Atingem o limite da sua competência ao acordar cada dia!
    Eu aprendi desde pequeno a fazer alguma coisa, que se faca bem feito!

    ResponderEliminar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...