Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Aveiro - Eleições Auárquicas 2009 Aveiro - Análise Eleitoral

Aqui fica o meu comentário às eleições autárquicas em Aveiro.

Os resultados foram esmagadores e mostraram as vantagens de uma forma de estar na política. Os resultados também demonstraram uma realidade a que ninguém se deve esquivar: fazer política é fazê-la de forma profissional e não amadoristicamente. Quando se faz dessa forma, não se obtém resultados.
Élio Maia e a Coligação Juntos Por Aveiro ganhou de forma esmagadora. Mais um vereador (6-3); mais dois deputados municipais (16-8-2-1); ganhou uma freguesia histórica (São Jacinto) e perdeu N.Sra. de Fátima para uma lista de independentes.
Mais saliente ainda, os números são reais e cruéis: nas três freguesias onde ganhou para as respectivas juntas, o PS só em Eirol (grande Manuel Vieira dos Santos) ganhou com maioria absoluta. Em Esgueira e Vera Cruz vão ficar reféns do BE.

O PS de Aveiro (ou melhor, os PSs) perdeu de forma inequívoca e não vai tardar a solicitar a cabeça de Raul Martins. Que permitiu tudo, envolvendo o SC Beira-Mar, envolvendo mecenato, envolvendo empresas. tudo o que a Câmara fez era errado e criminoso. Sábias as palavras de Alberto Souto ao Expresso Online, quando disse que o PS de Aveiro tinha apostado numa estratégia errada. Ele lá sabia aquilo que teve que aturar nos oito anos que lá passou...
Mas não pensem que estou a falar de alto. Porque notou-se nestas eleições duas estratégias de exclusão. Do lado do PS, bastou ver que os seus dois melhores vereadores (dos que não sairam... que foram muitos) foram a Dra. Marilia Martins e o Dr. Nuno Marques Pereira. Pois, um foi parar a um lugar baixinho (por pouco que não era eleito) da AM e a Dra. Marilia a um lugar que só era elegível em caso de maioria absoluta.
Do lado dos vencedores, Miguel Fernandes também pode ser considerado vencedor. Casmurro, limpou de forma incrível a lista da Assembleia Municipal dos históricos (ficou um que não gosta da actual câmara); teve elementos seus apoiantes a apoiar José Costa e outros a decidirem ser militantes de base. E lá conseguiu ser vereador. E toda a sua estratégia resultar.

Miguel Capão Filipe também venceu. Perdeu poucos votos na AM (apenas menos 300 do que Élio) e fica com um lugar de prestigio, regressando à sua actividade médica e provavelmente indo passar seis meses à A.República durante a legislatura.

Do lado dos derrotados, José Costa terá que também corporizar o seu falhanço. Uma lista de supostos notáveis que ninguém conhecia conjugada com uma campanha bonita mas à qual faltou chama. Não terá uma segunda oportunidade. Os jovens lobos vão ganhar o PS. Raul Martins? Falhou tudo. E a sua derrota maior? É que o voto útil em José Costa por parte dos partidos de Esquerda (1400 votos) não reverteu para si. Teve MUITOS menos votos na AM do que o PS na CMA e com isso só elegeu 8 deputados.

Quanto à CDU, tenho pena. O candidato, completamente desconhecido, até tinha ideias e posturas. A lista à Assembleia Municipal tinha dosi dos melhores deputados municipais que já tivemos e merecia melhor. Mas o povo não vota assim.

Em relação ao BE... Simples: não serve fazer campanha exactamente com os mesmos temas que todos os outros BE's por esse país fora. Os serviços públicos e os solos? Pois, interessa mesmo aos cidadãos. A candidata, a minha amiga Catarina Gomes, não conseguiu mostrar mais ideias e sofreu com isso. O balão esvaziou-se e perderam muitos votos em relação a Europeias e Legislativas. Foi mau trabalho. E não digam que não tem nada a ver. Ganharam mais um deputado municipal mas ficaram muito longe do que queriam e pensavam que iam obter!
O exemplo é o do MEP... Péssimos resultados nas legislativas (354 votos) e na AM de Aveiro conseguiram 830 votos. Demonstrando que fazendo uma campanha séria, alternativa e profissional. O futuro pode estar com eles.

Em relação ao meu comentário a campanhas pouco profissionais, aqui fica a realidade: Não houve nenhuma freguesia que mudasse, excepção feita à única em que o candidato perdedor há quatro anos se manteve: Rui Vaz. O que significa que trabalhou, o que significa que as pessoas reconhecem quem MOSTRA ALGO. Quanto mais não seja vontade!


Resumindo:

Vencedores da Noite

Élio Maia

PSD

Rui Vaz

Miguel Fernandes

Miguel Capão Filipe

Derrotados da Noite

Raul Martins

Nelson Peralta e o BE

Vitor Silva - porque corporizou e deixou-se usar pela campanha de José Costa como o rosto dos que queriam a mudança

Os eternos democratas - aqueles a quem custa assumir uma derrota desde que ela seja das cores que defendem...

Campanhas pouco profissionais

7 comentários:

  1. Desculpe lá que faça uma pergunta: ser eleito vale tudo? Essa do Miguel Fernandes ser vencedor só se percebe se alguém, como ele, engolir tudo para ser eleito. Francamente, como é que, entre outras coisas, alguém responsável do CDS pôde admitir que o independente que apoiou para a Câmara Municipal tenha vindo apoiar o PSD nas legislativas?
    Ou seja, o Élio borrifou-se para o CDS e este ainda aplaudiu (senão o fizesse ficava sózinho a chorar na berma do passeio).
    Foi eleito!? Isso só quer dizer que se safou, mas enterrou de vez o CDS em Aveiro.
    Vencedor? Isso depende do conceito.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo,

    As virtudes da democracia é discordar da sua ideia mas concordarmos que deve ser dita. Cada um tem a sua opinião. Eu fiz uma análise aos resultados e não às suas consequências para o CDS local. Isso é um problema dos militantes que o devem exprimir o mais cedo que entenderem...

    ResponderEliminar
  3. Caro João,

    Concordo genericamente com a tua leitura. Obviamenteo Dr. Élio Maia é o grande vencedor. Tem um resultado notável que só demonstra que o seu estilo de liderança, apesar de não ser manifestamente o que mais aprecio e desejo para Aveiro, colhe junto dos aveirenses. O Dr. Capão Filipe vai ser seguramente um excelente presidente da AM. É do melhor que há na classe polítca local. O PS obviamente não poderá estar satisfeito com os resultados obtidos. Há que tirar ilações e consequências. O candidato da CDU (que, confesso, não conhecia) pareceu-me uma boa surpresa: Bem preparado, esclarecido e acutilante. Em alguns debates foi o que maior réplica deu ao Dr. Élio Maia. A candidata do BE pareceu-me claramente "peixe fora de água". Mais uma vez ficou clara a diferença de maturidade entre a CDU e o BE. O BE vive, no plano autárquico, dos dividendos do mediatismo e da eficácia das suas grandes figuras nacionais como Louçã, Portas, Rosas ou Drago. Finalmente, tenho pena que o Ângelo Ferreira não tenha sido eleito. Vai fazer falta. Ao menos vamos ter o Nuno Marques Pereira na AM! Foi o mais sensato e certeiro na oposição nos últimos 4 anos.

    Que este resultado inspire o Dr. Élio Maia. Não podemos ter outros 4 anos como os do primeiro mandato.

    Um abraço!

    Vasco Sacramento

    ResponderEliminar
  4. Caro João Oliveira,

    Tem toda a razão, os supostos notáveis do PS têm que começar a aparecer nas fotos da Estação da Luz, de preferência agarrados à Soraia Chaves ou a si.

    ResponderEliminar
  5. Caro Bernardo,

    Eu não disse que eram só os candidatos do PS que não eram conhecidos mas se voce entendeu, problema seu.

    Quanto a Estação da Luz e a fotografias, convinha a eles que aparecessem com a Soraia Chaves...

    ResponderEliminar
  6. Amigo João Oliveira,

    Esperava uma resposta melhor!

    Se até o Miguel Fernandes consegue uma foto...

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...