Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2004

Património Público

É agradável que tenha surgido esta notícia. Tenho preparado um projecto que vos vai dar a conhecer a estatuária de Aveiro e potencialidades para novos espaços. Mas entretanto surgiu esta notícia, que irei comentar. Com a clara noção que é preciso ter uma noção clara que quando estou a falar de políticas, estou a falar de política e não de pessoas. Que fique bem entendido.

Diário de Aveiro de ontem: Site vai revelar património histórico
JN de ontem: Câmara faz inventário de arte pública no município
As Jornadas Europeias do Património assinalam-se no próximo domingo em Aveiro, tendo como objectivo a inclusão da cidade no movimento europeu de luta pela preservação do património histórico, avançou hoje o vereador da Cultura da Câmara local em declarações que sairam na Agência Lusa .

"Os objectivos são inscrever a cidade no movimento europeu de luta pela preservação do património histórico e sensibilizar a população", afirmou Manuel Rodrigues, vereador da Cultura na Câmara de Aveiro.
O programa para a tarde é preenchido com um passeio pelo património edificado da cidade de Aveiro, para "mostrar curiosidades que passam despercebidas", como os desenhos artísticos da calçada, particularidades do ordenamento do secular bairro do Alboi, ou o talude do Cemitério Central, que se pensa corresponder a um resto da muralha da cidade.

Comentário: Caro Manuel Rodrigues, caros concidadãos aveirenses. Os participantes da conferência poderão passar, talvez, pelo novo edifício junto aos Bombeiros Novos, aquela moldura deliciosa dos painéis das Quatro Estações... ou então, a "Taverna de Sá" que estava referenciada nos Guias de Arte Nova. Depois da casa abaixo, trancas à porta, e Manuel Rodrigues veio dizer que a "Câmara devia ter evitado" e que "já há novos procedimentos internos" para evitar acontecimentos iguais.

Não acredito. Acredito na boa vontade de Manuel Rodrigues - não na sua habilidade política - e na sua capacidade de historiador, mas falta-lhe, claramente, apoio político. A questão dos protocolos camarários - tentou moralizar mas nunca se viu nada - dos problemas na área da educação, do voto contra os apoios ao desporto levam-me a pensar que Manuel Rodrigues vai ser uma carta fora do baralho na próxima candidatura socialista. Curioso, depois de o mesmo ter acontecido na outra equipa - Jaime Borges - e numa área ideológica normalmente associada à cultura...

3 comentários:

  1. a cultura e' sempre a ultima escolha... mesmo numa camara PS... e nao e' so nos 2 ultimos vereadores ... acho q desde que o Alberto entrou se tem tentado fazer algo mas o $$ fala sempre mais alto!!! de certeza que ele nao pensa em trazer coisas de qualidade a aveiro... o porto e' ja ali ...

    ThiswayorMayBeNot

    ResponderEliminar
  2. a cultura e' sempre a ultima escolha... mesmo numa camara PS... e nao e' so nos 2 ultimos vereadores ... acho q desde que o Alberto entrou se tem tentado fazer algo mas o $$ fala sempre mais alto!!! de certeza que ele nao pensa em trazer coisas de qualidade a aveiro... o porto e' ja ali ...

    ThiswayorMayBeNot

    ResponderEliminar
  3. Aveiro tem um património de Arte Nova que urge defender, por alguma razão os turistas que visitam Aveiro detêm-se na Baixa histórica e não em Centros Comerciais. Como me dizia um Canadiano de visita à cidade: "Os canais são bonitos, fazem lembrar Amesterdão, só é pena muitos dos edifícios históricos estarem abandonados."

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...