Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Algo histórico!


Belmiro de Azevedo mostrou ontem que é o verdadeiro empresário português, um dos grandes senhores deste país. Mantém firme as suas ideias e ideiais e quando acredita no negócio vai em frente. Tomou uma decisão que é igual à que o seu filho sempre defendeu: a separação das redes de cobre e de cabo. E se a nível regulatório isso não era possível, assim, com a possibilidade de compra hostil da PT, vai ser.
Portugal e o seu meio económico nunca mais serão os mesmos. Sabem porquê?
Belmiro irá separar as redes de cobre e de cabo. A sua parceira na Sonaecom, a FRANCE Telecom também poderá estar interessada no negócio, porque a vitória na operação obrigará, por questões de concorrência, à venda de uma das duas redes de telemóveis: TMN ou Optimus, o que fará entrar mais um player mundial no mercado português.
Também servirá para mostrar ao que anda a Telefónica. E os outros. E os raiders portugueses. E ver se o financiador, ao que parece o Banco Santander, entrou numa lógica de ganhar dinheiro ou de se manter. E saber para que lado se vira o BES...
Numa coisa estou certo. A Bolsa nunca mais será a mesma. E o cenário económico em Portugal também não.

6 comentários:

  1. a bolsa nunca mais ser a mesma...nao chegaria a tanto... vai certamente animar este inicio de ano, e muito! E atenção à muito possível contra OPA da Telefonica, porque Belmiro foi afoito mas também avarento. 9.50 é pouco. Vamos ver.

    ResponderEliminar
  2. Não estou de acordo que o cenário económico em Portugal não será o mesmo.

    Poderá vir a concretizar-se a opa sobre a PT. Deixarão de haver milhares de pequenos accionistas, que poderão obter mais valias pelo investimento destes anos, para se concentrar a maioria do capital em meia duzia de accionistas de referência.

    Mas, além disso, e quanto a mim o mais importante, é o facto do Eng.Belmiro de Azevedo/Sonae continuarem a mostrar coragem para investir. Sabemos que tem feito investimentos mas também tem desinvestido, quando a razão do negócio assim o aconselha, para investir novamente noutras áreas de negócio.

    Houvessem muitos empresários/grupos económicos assim, e concerteza o país seria ou estaria um pouco melhor.

    Há muitos, com maior ou menor exposição pública, a fazerem o seu trabalho, investimentos e criação de riqueza, sem se queixarem de que o governo não apoia, porque a visão desses vai muito para além das mundanas lamechices.

    Quem verdadeiramente é empresário não anda a reboque do Estado. Pode vir a ter apoios derivados dos projectos de investimento mas está sempre á frente. Não espera. Avança.

    Nem que por vezes tenham que dar um passo atrás, mas avançam dois de seguida.

    Bem haja Eng. Belmiro. Bem hajam empresários com visão.

    S.G.P.

    ResponderEliminar
  3. Pois é mas...quando a esmola é grande o pobre desconfia.
    Perante estas exigências dir-se-ia que "até eu" compraria a PT.

    Não são mais do que querer ficar com "a faca e o queijo" na mão para
    eventuais operações futuras.

    Quanto ao Belmiro não será mais do que um "testa de ferro" de capital
    estrangeiro a quem entregará o domínio da PT em "meia dúzia de dias" a troco de uma participação na mesma a "custo zero" e a troco do simples facto de ter retirado a posição que o estado nela detém através da "golden share".

    Negócio típico de "empresário português".

    É que também a Telefónica está á espreita duma escorregadela do governo no que diz respeito á "golden share" para ficar, sozinha, com o domínio do mercado ibérico e/ou sul americano e, dessa forma, se tornar numa das maiores operadoras mundiais de telecomunicações.

    Poderá até dividir essa troca de posições com a France Telecom.
    Uma coisa é certa, o Belmiro ficará seguramente mais rico e o país seguramente mais pobre com uma das suas "jóias" estilhaçada.

    Acreditei sempre muito mais no espírito empresarial, mas patriótico,
    do Champalimaud do que no do "merceeiro-mór" do "continente".

    ResponderEliminar
  4. Se em Portugal tivéssemos uma maior quantidade de "Belmiros", não estaríamos na cauda da Europa e teríamos menos pobres!

    ResponderEliminar
  5. que dirá o sr. pinho que era funcionário do bes??

    ResponderEliminar
  6. Meus caros senhores comentadores:
    Se me permitem cumprimento-os pelo grande discernimento e elevação que tiveram ao falarem de assunto tão complicado como isto da OPA e da Bolsa.
    Gostei de todos os pontos de vista expressos nos comentários.
    Admitam, por ter achado mais convincente e lógico e ainda porque comungo mais desse sentimento fazer sobressair o do senhor alberto figueiredo, que não acredita lá muito que, o B.Azevedo seja um "mecenas".
    A minha modesta opinião corrobora o ponto de vista dele.
    De qualquer modo Belmiros Champalinauds e outros, não são assim tão patriotas (meu ponto de vista) como possamos pensar.
    Se pudessem, estou certo, criavam um mundo muito à maneira deles. Alguns dos seus comentários fazem-me acreditar nisso.
    Pelo que está convencionado,é certo que temos de os olhar com admiração e até "gratidão"
    Mas reconheçamos que sempre que surge oportunidade de nogócio,ou entram os Euros de cá, ou o dinheiro de uma "China" qualquer que depois de cambiado, é igualzinho ao nosso e bem vindo por eles.
    E quem vier atrás que feche a porta.
    Depois de algum modo sempre beneficiam e beneficiaram do "ancoradouro" Estado para a maioria dos seus grandes negócios.
    Mas isto não é importante, foi isso sim,ter compartilhado os vossos pontos de vista.
    Gostei.
    Renovo as minhas felicitações.

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...