Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Podia ter começado melhor...

No dia da Passagem do Ano, cheguei a um dos bares que estavam abertos na zona da Praça do Peixe (com consumo obrigatório) e pedi um Jameson com Água Castello. Claro que não gostei quando reparei que me estavam a cobrar quer o whisky quer a água...

Reclamei com o gerente, lembrando se eles na caipirinha também acrescentam o açucar... As desculpas foram feitas mas o argumentário - e o preço - manteve-se. Melhor serviço ao cliente. Dizem eles. Logo a seguir um amigo meu disse-me que já lhe tinha acontecido com um gin tónico. Pois, ok.

Há bares que querendo ser especializados, não têm coragem de dizer ao seu cliente que ali não há determinado produto. Ou que a qualidade que pretendem não se coaduna. Ou através da política de preços.

Agora o que fizeram está errado. E o espaço, ChampagneRIA, fica assim tristemente marcado na minha memória logo no primeiro dia de 2008.

7 comentários:

  1. É curioso...só fui uma vez ao referido bar e essa visita mereceu da minha parte um post no Aveiro Sempre. Iam-me matando pela critica que fiz no tal post!

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos e frequentadores da ChampagneRIA de Aveiro. Acho que tenho o direito de poder defender-me, mesmo quando os jornalistas vão ao espaço e sem dizerem nada publicam notas como esta. Mas tudo bem. Vamos ver se o público em geral entende melhor que os 2 senhores.
    No caso do senhor que comentou neste blogue, eu já tive a oportunidade de defender-ma no seu blogue, quando criticou sobre a quantidade de espumantes que estariam esgotados, quando só o poderia fazer se perguntasse por todos e depois sim fazer as contas. É claro que quando pedimos um ou dois tipos estão esgotados, temos a tendéncia em dizer que a "maioria" esta esgotada, mas isto somos nós a comentar. Quando um jornalista coloca uma nota ou em jornal ou na internet, convém que seja muito mais preciso. Não acham? Mas ok, já havia me defendido sobre este caso. Agora sobre o este caso da água ir separada. Convém que se diga que é entregue ao cliente a garrafa "toda", para que não fique dúvidas de que cobramos uma garrafa e recebe só um pouco. Esta medida foi tomada para assegurar a qualidade, pois uma garrafa de tónica ou de água com gás de um dia para o outro, já não é a mesma, sem falar nas colas, etc. Para não falar que na minha tabela de preços não há "gintónico". Mas cada um sabe o que gosta de beber. Eu gostaria de ´misturar uma água fresquinha na minha bebida e não de uma garrafa aberta há 2 ou 3 dias. Quanto ao consumo mínimo, é sabido por todos o ambiente que encontramos muitas vezes na Praça do Peixe. É de "cortar à faca" literalmente. A única forma de haver seleccão do público é o preço praticado e o consumo mínimo obrigatório, pois vocês poderam constatar com os frequentadores do espaço e perguntar o que mais lhes agrada e uma das coisas será o ambiente, difícil de se controlar naquela zona da cidade. Quando forem com uma companhia feminina talvez irão aperceber-se da tranquilidade do bar e poderão ficar descansados por não haver ninguém a se meter com elas.
    Eu aceito as críticas quando posso me defender.´É com críticas que evoluímos, pois nem sempre tudo está bem e por vezes achamos que estamos a fazer um óptimo trabalho e estamos no caminho errado. Mas também a crítica pode ser infundada, por simples "birrice" de alguém que não consegue ver nem os aspectos positivos, pois nunca vi um comentário de alguém a elogiar o facto de ser um dos únicos espaços dedicados a música ao vivo de "qualidade", com músicos portugueses e brasileiros a tocarem o melhor de cada país e do estrangeiro. Talvêz quem vá lá só uma ou duas vezes não se sinta bem por estar acostumado com outro ambiente, por isso pesso desculpa.
    Espero que não levem a mal tudo o que escrevi, pois se vocês podem falar, criticar, etc., acho que também eu posso defender-me. E se quiserem ir lá um dia para conversarmos sobre estes assuntos eu estarei com toda disposição e simpatia para poder mostrar que não estou zangado. Talvez triste por não poder defender na altura, mas se passarem por lá conversaremos melhor.
    Um Abraço
    Carlos Santos
    Gerente - ChampagneRIA Bar

    ResponderEliminar
  3. Caro Carlos,

    Muito sinceramente, confundiste tudo.
    Primeiro facto, não sou jornalista há seis anos e isto não é um jornal. É um blog. Mas com todo o gosto deixo que escrevas o que quiseres, até que promovas o teu espaço.
    Segundo facto - Não me atinjes mesmo com algumas bocas que mandas - porque já fui ai várias vezes, porque já estive ai inclusive com o presidente da Câmara e com muitas outras pessoas. Já fui ouvir música. Já fui beber espumante ai. A especialidade da casa. Até a parte do consumo obrigatório não foi referida como critica mas como facto, mas enfim...

    A verdade é esta: deves colocar na lista, ou avisar antes quem pede que um whisky-cola, um whisky com agua castelo ou um gin tónico têm um preço diferente de um whisky ou um gin. Simples. Ou então pura e simplesmente não os tens na lista.
    Porque outros clientes não teriam a simpatia que eu tive em pleno dia da passagem de ano. Porque perguntei pelo gerente e expus as minhas razões. Se calhar devia ter logo exigido o livro de reclamações, mas ai não gostavas, pois não?

    Era uma critica que poderia ter sido construtiva...

    ResponderEliminar
  4. Caro Carlos Santos, deixe-me dizer-lhe algumas coisas:
    Antes de mais, não sou frequentador do seu bar; fui lá apenas duas vezes. E nessas duas vezes, como em todas as outras que possa lá ir, fui como cidadão normal, não fui em trabalho de reportagem.
    Tenho um blogue como muitos outros aveirenses têm e nele escrevo sobre tudo e mais alguma coisa relativa à nossa cidade e Concelho.
    Sobre a critica que, num passado recente, fiz ao seu bar, continuo a achar que a mesma foi pertinente. Quanto ao o post do JMO, deixe-me dizer-lhe que concordo com o seu teor. Respeito a sua defesa mas percebo a critica do João.
    Por fim, deixe-me ainda dizer-lhe que ninguem abordou a questão do ambiente do seu bar nem a questão do consumo minimo obrigatório. Entendo que um bom ambiente num bar não se ganha à custa desse requesito, mas tenho que perceber que é um acto de gestão de quem tem o bar. Mas ninguém abordou esse ponto.
    Por fim, pode ficar descansado, que em breve irei ao Champagneria e terei todo o prazer em tomar um copo consigo para tudo fique bem entre nós. Se é que alguma coisa ficou mal...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Faço minhas as palavras do Pedro Neves. Acho que a minha atitude foi a correcta. Algo se passou e eu dei a minha opinião à pessoa correcta...

    ResponderEliminar
  6. Ok. Peço desculpas pelo "tom" meio agressivo em defesa ao "nosso" bar (nosso porque é um espaço público e todas as críticas contrutivas são bem vindas para melhorar o "nosso" bar e as opções da "nossa" cidade). É que eu vejo tanta porcaria na noite de Aveiro, que leva seus habitantes a procurarem outras cidades tipo Porto e Coimbra, que quando olho o trabalho que realizamos com MUITO sacrifício (licenças da câmara, SPA, etc.) gostaria de procurar no Google (que foi o que eu fiz) e encontrar algumas notas positivas e não "só" negativas. Existem muitos bons bares, diferentes do nossso, mas que também realizam um óptimo trabalho. Mas também em nome deles gostaríamos de ver alguém a dar uma "força" neste panorama onde o pequeno empresário não tem mais hipoteses nem apoios e que com as novas leis implementadas para a segurança alimentar e económica, tem que gastar e investir, numa altura em que não se está a ganhar dinheiro. Pois, não é só no fim de ano e nas festas que se vive, mas sim do dia a dia.
    Quanto ao "famigerado" gin-tónico, mas uma vez explico, que whisky-cola "está" em nossa carta, pois eu tenho cola de barril e sai sempre em condições, mas a "água tónica" tem de ser da garrafinha para não perder qualidade, pois é algo que não vendemos muito e que já em muitos restaurantes e bares de hotéis fazem.
    Mais uma vez desculpem e obrigado pelo tempo de antena, e já agora passem por lá e bebemos um copo e conversamos melhor.
    Humildemente,

    Carlos Santos

    P.S.: Também acho que não seria caso para tanto pedir o Livrinho Vermelho, até porque eu fui simpático e expliquei a situação na altura.

    ResponderEliminar
  7. Quero deixar aqui o meu testenho sobre o ChampagneRia. Este é actualmente o MELHOR bar de Aveiro. É um bar agradável, com pessoas agradáveis e um atendimento impecável, extremamente simpático. Este bar consegue aliar óptimas bebidas, aperitivos, petiscos com musica animada. Ninguém consegue ficar indiferente à animação deste bar. É disto que Aveiro precisa: de bares bem frequentados, e com musica ao vivo.
    E acho correcto o Champagne Ria cobrar uma pequena consumação ( 3 Euros de consumação? Alguém ainda tem coragem de reclamar desse valor? ). Acho uma vergonha casais que ocupam uma mesa durante toda a noite para beberem 2 cafés e gastarem 1 Euro e 10 cêntimos no final. Se não têm dinheiro, dêem uma volta à pá pela cidade, andem pelo Forum, mas não ocupem uma mesa durante 1 noite inteira sem consumir nada. É pedir muito que alguém gaste 3 Euros numa noite, e se divirta com musica ao vivo?
    Ontem estive no Champgne Ria, e diverti-me a noite toda. Prabéns a este casal que resolveu investir na noite de Aveiro. É disso que Aveiro precisa.

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...