Páginas

quinta-feira, 8 de maio de 2003

Turismo aquece...



Nuno Terrivel, um dos agentes de mudança desta cidade, não resistiu a abordar uma área onde já exerceu: o turismo...
"Olá João, cá vão, mais uma vez, as felicitações pela iniciativa do fórum de discussão sobre a nossa cidade! Ter, praticar e motivar a consciência crítica sobre o mundo que nos rodeia é o mínimo que podemos fazer nesta “sociedade de informação” .

De facto não resisto a comentar o tema “Turismo” na cidade de Aveiro. Não só porque já tive ligado profissionalmente a esta actividade mas também na qualidade de cidadão e também “turista” aos fins de semana! Em relação as lógicas “esquisitas”, como referiste, de desenvolvimento turístico em Aveiro deixem-me acrescentar algumas “achas” para a entropia da questão:
1) Não existe, nem nunca existiu, na nossa região de turismo (Rota da Luz) um instrumento formal de planeamento, banal noutras áreas do país, que se chama “Plano de Desenvolvimento Turístico” – que não é mais do que um conjunto de, políticas e iniciativas estratégicas que visam, de uma forma sustentada, integrada e participada, perspectivar o desenvolvimento da actividade turística regional tornando-a competitiva na conjuntura actual e futura.
2) Hoje e sempre (mas nunca “amén”) a definição de estratégias de desenvolvimento turístico na nossa região (se é que as houve de facto!) tiveram como base um estudo sobre o perfil do visitante, desactualizado, não representativo, com o qual um aluno do 3º ano da faculdade teria um chumbo certo se ousasse defender a sua metodologia.
3) Existem na nossa região diversas agências de desenvolvimento regional que beneficiam de meios de financiamento, entre outros, da CCRN e CCRC (comissões de coordenação da região Norte e Centro – min. da economia) que possibilitam o investimento em variadíssimos projectos de intervenção ao nível turístico (ex. ADReDV e ADRIMAG) e que constituem um verdadeiro motor da dinâmica de desenvolvimento local. Quantas vezes é que estas agências tiveram a co-operação da Rota da Luz? Ou foram integradas para o que quer que fosse? Enquanto estive no “meio”, nunca!
4) Qual foi e o que tem sido o trabalho desenvolvido a este nível pela AMRIA (associação dos municípios da ria)? Ousando ser pretensioso: eu! não conheço e vocês?

Bom e fico por aqui não querendo entrar pelo comentário ao “dream team” que gere os destinos da “Rota da Luz”! Lamento que esta região não tenha um posicionamento forte no panorama turístico nacional e internacional, ainda possível apesar dos “desastres” no urbanismo e dos “pontapés” na ecologia! Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...