Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2003

As instituições



Enquanto aguardamos, com a sensação que não serve para nada mas o prazer que o debate político dá, o balanço da moção de censura do PCP (e comportamento da oposição PSD/CDS) gostava que debatessemos o papel da sociedade cívil no futuro de Aveiro.

Sociedade civil é um eufemismo curioso para designar as estruturas e cidadãos individuais que, não estando ligados a estruturas de governo, tentam intervir no processo participativo e político. Exclui-se, é claro, os partidos políticos, que já são formados para essa intervenção e por isso não se enquadram no título.

Por esta definição, parte-se do princípio que “sociedade civil” deve ter a força para “alavancar” e trabalhar em áreas complementares ou fundamentais, colmatando erros do Estado ou entrando em sectores não cobertos ou deficientemente garantidos.

As associações empresariais, desportivas, entidades de serviços, instituições ligadas ao ensino, cultura, justiça social são alguns dos exemplos que é possível dar. E terá que ser com essas entidades que criamos uma nova cidade e uma nova cultura.

Aquilo que irei iniciar aqui, entrecortado com as informações para um Aveiro melhor (e mais informado), é o debate necessário sobre as várias instituições. Apelo para o vosso desafio pois o blog é de todos. Quem quer começar?

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...