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segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Ambiente



Outra frente de luta entre ecologistas e "progresso" Para além da Marina da Barra, há outra frente de luta entre o ambiente e projectos. Neste caso o traçado do IC1 depois do concelho de Aveiro, para norte. As organizações ecologistas Quercus e Cegonha ameaçaram hoje, segundo alguma comunicação social (Lusa) recorrer a providências cautelares e a queixas na Comissão Europeia para travar a construção de um troço do IC1 em zona ambientalmente sensível, no concelho de Estarreja.
Em causa está a decisão governamental, anunciada em Setembro pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Mendes, segundo a qual o itinerário complementar atravessará em viaduto uma franja da Zona de Protecção Especial (ZPE) da ria de Aveiro em Estarreja. "Se o governo prosseguir com o erro por que recentemente enveredou, tomaremos medidas para exigir a reposição da legalidade, nomeadamente recorrendo a providências cautelares e à apresentação das queixas que forem necessárias junto da Comissão Europeia", avisam as duas organizações ecologistas.
O executivo liderado por António Guterres definira que o IC1 atravessaria Estarreja a nascente da vila, a apenas 500 metros da auto-estrada A1, mas a decisão foi revogada pelo actual executivo, uma vez que surgiram manifestações locais de rejeição do traçado.
Ao revogar a decisão, em Novembro de 2002, o Governo de Durão Barroso iniciou estudos para avaliar a viabilidade de o fixar na faixa reclamada pelas autarquias de Estarreja e Murtosa, mas já numa franja da ZPE.
Declarando "não aceitar" que parte da ZPE "possa ser invadida por uma auto-estrada (o IC1) com a justificação única de cumprimento duma promessa eleitoral", as duas organizações ambientalistas defendem, em alternativa, a junção do IC1 com a auto-estrada A1, com o alargamento desta via de quatro para seis ou oito faixas de rodagem. "Seria a solução que menores impactes ambientais traria", justificam, num comunicado conjunto divulgado pela Lusa...

Interessante, sem dúvida, do ponto de vista ambiental. Mas então para que serviria o IC1? Quem é pensaria usar a A1 para ir à Murtosa? As estradas foram feitas para ligar dois pontos sem precisar passar por roma... ;) A verdade é que nunca haverá vencedores neste projecto. Tal como o da Marina da Barra... Mas esse será um outro texto...

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