Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Teatro - Servico Publico



Carlos Fragateiro mandou-me um email em que refere a estreia, ontem, de "Proof" em Aveiro. Tendo a gentileza de lembrar que de alguma forma participou neste projecto, Carlos Fragateiro refere que "ontem assisti a uma estreia memorável em Aveiro e como não vi quase nenhuma informação nos meios de divulgação de Aveiro, não entendo porquê, resolvi fazer esta pequena informação para que pelos menos aqueles que se interessam a sério pelas coisas da cultura, e acham que esta é mais qualquer coisa que uma feira de vaidades, vão maravilhar-se e emocionar-se a sério com este belo momento estético."

Não se preocupe. Aqui divulgo as informações mais relevantes sobre o Proof.

“Proof uma história de amor” Regressa à Cena


Há cerca de um ano estreou no Teatro da Trindade o texto de David Auburn, “Proof uma prova de amor”, uma peça que foi sucesso em várias capitais do mundo e que teve em 2001 um conjunto significativo de prémios, nomeadamente o Tony Award para a melhor peça e o Pulitzer Prize. Com encenação de Claudio Hochman e um elenco mediático de que faziam parte Rui Mendes, Ana Brandão, Julie Sargeant e Pedro Lima, Proof foi um sucesso de público e da crítica que referiu o texto como algo fluido e rápido, capaz de prender a atenção do espectador do primeiro ao último diálogo, de acordo com as palavras de Nuno Crato no Expresso, ou, como escreveu José Couto Nogueira no Independente, como uma "coisa" contemporânea, moderna, uma peça inteligente, bem disposta, onde os actores estão nas sete quintas, a discutir com os palavrões mais adequados. Considerada uma peça sem senão, para Ana Maria Ribeiro do Correio da Manhã, a sua qualidade vinha e vem da forma como articula a informação, doseando-a como se tratasse de um filme de suspense, daí que, no dizer de Rita Bertrand no Jornal da Região, Proof mereça todos os prémios, porque é ao mesmo tempo emotivo, acessível e inteligente.

Este mesmo Proof estreou agora em Aveiro, já não com o elenco mediático da produção de Lisboa, mas numa nova encenação da autoria do encenador Jorge Fraga, que é também autor do espaço cénico, criou um espectáculo que tem, como afirmou entre outros Carlos Fragateiro Director do Teatro da Trindade, tanta ou mais qualidade que a montagem levada a cabo em Lisboa. Jorge Fraga, encenador de Viriato a última grande produção do Trindade, integra também o elenco assumindo a personagem do velho professor, sendo acompanhado pelos actores Rita Rodrigues no papel de Catherine, Mónica Garcês como Claire e Carlos António que personifica Hal o jovem assistente, actores que têm tido interpretações de referência nas últimas produções do Teatro da Trindade e que representam o que de melhor há nas novas gerações do Teatro Português.

“Proof, uma prova de amor” é a história de uma enigmática jovem, Catherine, uma personagem que tenta superar a dura provação da morte do seu pai, um matemático famoso, da sua irmã Claire, que regressa a casa para ajudar a enterrar o pai, e de Hal um jovem professor um antigo aluno do pai, todos eles peças de um puzzle na procura da verdade por detrás de uma misteriosa prova matemática que é descoberta num velho caderno de notas. Esta descoberta traz à luz do dia um segredo bem guardado por Catherine, precisamente quando a jovem começa a manifestar o medo profundo de se vir a tornar como o pai, pondo à prova a relação entre as duas irmãs e os sentimentos românticos em crescimento entre Chaterine e Hal, fazendo com que Proof seja, mais do que uma prova matemática, uma prova de amor.

Produção conjunta do Teatro da Trindade e da Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro, com o apoio do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, “Proof uma história de amor” estará em cena em Aveiro até 20 de Março, com espectáculo de Quarta a Sábado às 21 e 30 h. no Estaleiro Teatral no Parque da Cidade, apresentando-se em seguida no Auditório Armando Cortez da Casa do Artista em Lisboa de 25 a 28 de Março.

Um espectáculo a não perder.

Informações e reservas pelo telefone do Estaleiro Teatral em Aveiro – 234.386524.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...