Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

voltando ao Turismo



Mais uma vez regressamos à temática do turismo, do planeamento regional e da visão que se deve ter para o território.
Segundo o parceiro Noticias de Aveiro, o processo da urbanização turística da quinta da Boavista aguarda luz verde, tendo já sido apresentado o respectivo plano de pormenor pelos investidores privados.
Ora este será um empreendimento "de referência em termos de qualidade" para atrair "turistas com poder de compra" e, dessa forma, "revitalizar as actividades económicas da região".
O mesmo tem um investimento estimado em Outubro do ano passado em 150 milhões de euros, mas o valor poderá sofrer alterações com a apresentação do projecto definitivo. O plano de pormenor, que abrange 130 hectares, foi elaborado no âmbito de um protocolo assinado no final de 2003 com a autarquia ilhavense
Da urbanização fará parte um hotel com 120 quartos e um aldeamento turístico com 1002 unidades, sendo 569 do tipo moradias (com piscinas privativas) e 433 apartamentos.
Um dos equipamentos é um campo de golfe terá 18 buracos. A vertente desportiva e lúdica conta, ainda com campo de jogos polivante, seis courts de ténis, dois complexos de piscinas e parque infantil.
Os promotores querem construir também uma área comercial e um estabelecimento de restauração e bebidas "que se pretende declarar de interesse para o turismo". O Plano Director Municipal de Ílhavo já previa uma unidade turística que funcione como "âncora" para dinamizar e requalificar a zona.

Agora os considerandos. Não tendo olhado para o plano de pormenor, não me posso debruçar pelo projecto em concreto nem pela sua extensão em terreno adjacente à Mata Nacional das Gafanhas. Espero que não inclua terreno da própria mata e também não sei qual a área de contrução em relação à área de intervenção - um dos dados mais relevantes para considerar se é um projecto de qualidade ou mais um projecto meramente imobiliário.

Em relação ao sempre eterno Campo de Golfe, acho curioso - mas é claro que todos os estudos já foram feitos (?!) - que nasçam em Aveiro dois campos de golfe de 18 buracos. Será que mais uma vez estamos a dividir para reinar? Sem pensar na qualidade inerente aos mesmos?

O restaurante, espero que seja uma aposta marcante. Que se aposte na qualidade do paladar mais do que no cimento, porque neste último até é fácil, o difícil é a manutenção de uma qualidade gastronómica acima da média.

Claro que continuamos a não apostar na Ria. O que é isso, para quem vai ter dois campos de golfe...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...