Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2007

O factor "AOS vs AC"

Em Outubro, quando a RTP apresentou o programa/concurso/outra-qualquer-designação-que-achem-mais-apropriada-porque-a-mim-não-me-ocorre-outra «Grandes Portugueses», achei que se tratava de uma espécie de "non-reality show" da estação pública que pouco interesse iria despertar junto do grande público. Mais convencido fiquei depois da última triagem que determinou os dez finalistas, ao constatar a ausência de futebolistas, actores, jornalistas ou apresentadores de televisão assumidamente homossexuais... Pensei logo para mim, mas quem é que vai ligar a um programa sobre reis, políticos, descobridores, poetas e um diplomata?! O programa estava condenado a passar ao lado da atenção dos "pequenos" portugueses que se estão a marimbar para pseudo-rankings que só interessariam a um ou outro historiador ou literário. Pensei eu... que às vezes (muitas) penso mal.
No entanto, o factor "AOS vs AC", que é como quem diz, "António Oliveira Salazar vs Álvaro Cunhal" assumiu-se como o condão capaz de despertar a atenção de algumas alminhas para o programa apresentado pela árida Maria Elisa.
A verdade é que, para minha própria surpresa, ontem fiquei mesmo entretido a ver a final do "Grandes Portugueses». Por um lado, estava curioso para ver até que ponto a sobriedade da figura de Aristides Sousa Mendes conseguiria captar votos. Por outro, como é óbvio, ver como evoluiria o debate e as votações em torno dos dois "reis da noite": Cunhal e Salazar.
No final, Salazar acabou por "vencer". Não sei ao certo o que ele terá ganho... talvez um passe da Fertagus para atravessar gratuitamente a Ponte 25 de Abril, ou, quem sabe, um museu em Santa Comba Dão. Não quero especular...
Do programa de ontem, ressaltam-me essencialmente duas notas:
A primeira, relacionada com as reacções bastante primárias de alguns convidados que levaram demasiado a peito o resultado final da votação.
A segunda, da capacidade da produção (?) e dos portugueses que se deram ao trabalho de votar que conseguiram reciclar um programa que esteve quase condenado ao fracasso.
Comprovou-se, assim, uma nova fórmula de sucesso televisivo. Além de cenas de violência e sexo explícito, os "combates ideológicos" também resultam bem em televisão.
Não será de estranhar uma ampla discussão em jornais, revistas ou blogues nos próximos dias sobre os resultados do programa, pelo que, arrisco a declarar que os grandes vencedores acabaram por ser os idiotas (em sentido neutro) que se lembraram de fazer um programa destes.
Como diria o "pequeno" português Fernando Pessa: "E esta, hein"?

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...