Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Para reflexão

Este é o video que todos estão a falar na net e nos jornais. Logo começa a controvérsia sobre se estas mortes são ou não razoáveis. Primeiro recomendo (com alguma cautela mas não digo que são impressionáveis depois de ver algumas das imagens que certas revistas de referência usam nas suas capas) a visualização e só depois alguma crítica ou reflexão.



Aqui fica a minha.

É um cenário de guerra. Há três anos atrás. Não queiram seguir as convenções normais do dia a dia mas sim as "regras" da guerra. Ainda para mais, numa guerra que não as usa, pois não se distingue muito bem o inimigo...
Depois de ver o filme, entendo perfeitamente que tenham sido mortes colaterais. Podiam não ter morrido mas a interpretação dos soldados no helicóptero era perfeitamente, na minha opinião, legítima.
Na minha leitura, isto apenas mostra o dia a dia da guerra e de como as armas estão mais eficazes. Porque pensem: se este tipo de armas não estivesse possível, quantos casos de verdadeiros inocentes não estaríamos agora a criticar: não se esqueçam que antigamente matava-se primeiro (ou napalm neles) e depois via-se quem era os inocentes.

Não julguemos os militares. Analisem as razões primeiro, as razões. Estamos a falar dos arredores de Bagdade, há três anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...