Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Prevê-se tempestade

Entre a CM Aveiro e os amigos da avenida com epicentro de altíssimas pressões lá para os lados do Alboi... embora com previsão de chuva vinda de Coimbra!

As razões são simples: Câmara avança com via no bairro do Alboi. Os amigos contestam, criam iniciativa no Facebook, pedem reunião com Mais Centro e pressionam mais um pouco, e o ambiente vai ficar encrespado, de certeza...

Para arquivo, a notícia do JN


Largo do Alboi cortado ao meio

Câmara não acolheu sugestões de moradores e abre concurso para realização da obra

2010-10-22

Jesus Zing
O Largo do Alboi, em Aveiro, vai ser mesmo cortado ao meio.  A zona central vai ter uma via dupla de circulação automóvel, no âmbito do Projecto do Parque de Sustentabilidade, decidiu ontem a Câmara, que vai abrir concurso para a obra.
A Câmara de Aveiro decidiu, ontem, por maioria - votos contra dos vereadores socialistas - avançar com a proposta de requalificação do Bairro do Alboi, inserida no projecto do Parque da Sustentabilidade, cuja medida mais polémica é o corte ao meio do largo Conselheiro Queiroz, também conhecido por largo do Alboi, com a construção de uma via dupla de circulação automóvel na zona central do largo.
A autarquia aveirense decidiu, ontem, abrir concurso para a execução da obra (não tendo em conta as criticas da maioria dos moradores da zona ao longo dos últimos meses), numa reunião que foi marcada pela ausência dos vereadores da maioria Miguel Fernandes e Maria da Luz Nolasco, críticos da opção, que se abstiveram na reunião de Câmara de 25 de Maio. Na altura, os vereadores alertaram para a redução da área verde em relação ao espaço ajardinado existente e cerca de 30% da actual capacidade de estacionamento sem a oferta de uma solução alternativa em matéria de equipamentos/infra-estruturas de parqueamento a instalar no perímetro circundante, entre outras criticas.
O presidente da Câmara, Élio Maia, assumiu que se a solução de cortar o largo ao meio não resultar, a circulação automóvel se processará ao redor do largo, segundo soube o JN.
Os vereadores do PS votaram contra a opção da maioria liderada por Élio Maia, salientando que os interesses dos locais não foram tidos em conta criticando ainda o Parque da Sustentabilidade de que a requalificação da zona do Alboi faz parte.
O bairro vai passar a ter apenas estacionamento: de 120 lugares passa para um total de 40 e terá um aumento de zona pedonal e será atravessado por uma via de circulação automóvel dupla e mista. O cais do Alboi terá uma zona de esplanadas e algumas vias terão alteração do sentido de circulação automóvel.

7 comentários:

  1. De Eng. Alicerce Rocha Calhau28 de outubro de 2010 às 11:31:00 WEST

    "QUEM NÃO TEM DINHEIRO, NÃO TEM VÍCIOS"

    Num contexto económico em que Câmara de Aveiro deve tanto dinheiro e o País está tão enterrado e ainda têm a lata de pensar fazer obras supérfluas - quando o Alboi estão tão bem como está?!

    Ainda por cima, obras básicas do municípios estão por fazer (manutenção dos pisos de inúmeras estradas que estão cheias de buracos e lombas, isto com o Inverno à porta...)

    A Câmara tem de pensar urgentemente em investimentos inteligentes em obras que possam atrair empresas dos sectores produtivo e transformador, para gerar emprego e riqueza !!!!

    Nas nossas zonas industriais o que mais se licencia são superfícies comerciais, estimulando ainda mais o sobre-consumo (de produtos estrangeiros) com crédito dado de qualquer maneira - havendo poucos lotes disponíveis para acolher as verdadeiras indústrias!!!

    Notar bem: despesismo é o contrário de investimento!

    ResponderEliminar
  2. Ok!
    A Eng. tem razão!
    O Sr João Oliveira também na sua tomada de posição!

    ResponderEliminar
  3. Imaginem que até a zona verde ao lado do Centro Cultural e de Congressos, encostado à linha férrea vai ser vendida com certeza para mais um "galinheiro" albergar
    "galos e galinhas"! Em vez de criarem e manterem zonas verdes para que nos não sintamos "coisas"
    dentro de blocos de cimento e alheados uns dos outros, constroem, constroem!...Quem vai comprar tanto "galinheiro" quando a "crise e miséria" está instalada
    e não há dinheiro na mão da maior parte da população?
    Falta de sensibilidade ou necessidade de verbas??

    Zé de Aveiro

    ResponderEliminar
  4. Zé de Aveiro,

    Esse terreno, se for comprado, fez parte do Plano de Pormenor dessa zona. Ninguem na altura contestou que estavam a colocar 7500 pessoas no centro da cidade. Porque é bonito é criticar o passado!

    ResponderEliminar
  5. Sr João Oliveira

    Não é bonito ou deixa de ser criticar o passado!
    Já se tinha ouvido falar que aquele local seria para construção
    o que me pareceu inacreditável, agora confirma-se!
    Nem tudo o que se pensa ou planeia
    se concretiza, devia imperar o bom senso bem como em outros pontos da cidade!...

    Zé de Aveiro

    ResponderEliminar
  6. Zé de Aveiro,

    Infelizmente os planos mandam e as câmaras ou os técnicos que foram responsáveis é que definiram as regras. Aliás, nesse plano havia, não sei se há, uma situação ainda mais caricata... mas fica para outras núpcias...

    ResponderEliminar
  7. Dê uma viste de olhos:

    http://dacoratuacidade.blogspot.com/2011/05/parque-da-sustentabilidade-aveiro.html

    É lamentável o que a CMA se prepara para fazer!

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...