Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Auto-Estradas e Portagens - Mais uma vez somos sacrificados...

Ao mesmo tempo que a Assembleia Municipal de Aveiro se prepara para, ela própria, contestar a criação de portagens na "cintura externa" de Aveiro (bem visível nesta imagem) as notícias não são as melhores para a Região de Aveiro. A única infra-estrutura rodoviária cuja adjudicação vai ser suspensa é exactamente o troço conhecido como "Auto-Estradas do Centro" e que, basicamente, era a transformação do IC2 em perfil de autoestrada.

À partida nada de problemático?  Engano. É que as Estradas de Portugal tinham incluído uma velha aspiração das gentes de Aveiro e de Águeda no caderno de encargos: a ligação, em perfil de autoestrada "Aveiro-Agueda" (paga, obviamente). E eu gostava que os dirigentes deste país fizessem o acesso "oficial" de Aveiro a Águeda sem ser em modelo de autoestrada. Venham de jipe. É que eu fi-lo ontem de BTT e tenho a certeza que se fosse de bicicleta de corrida, teria furado.

Como referi há uma semana, os autarcas da região e a população em geral deverão lutar com todas as suas forças para impedir portagens na "cintura externa" - eufemismo para designar o acesso às praias da A25 até ao nó do Estádio (já nem digo até ao nó de Albergaria) e da A17 daí até ao nó das Quintãs (que dá acesso à via de cintura a Ílhavo e que na sida antes dá acesso à autoestrada A1. Querem algumas razões?

  1. As Estradas de Portugal sempre se recusou a investir na melhoria da EN 109 na região e foi-a passando para os municípios sem a necessária requalificação.
  2. O acesso em perfil de autoestrada ao Porto de Aveiro (sim, é ao Porto de Aveiro e só subsidiariamente às praias) é importante para a actividade económica do Porto de Aveiro, uma infraestrutura do Estado e foi criada "em cima" de um acesso às praias.
  3. A variante Sul à A1 nunca mais teve a requalificação devida e tornou-se por isso bastante perigosa. As Estradas de Portugal continuam sem desbloquear os problemas e conheço muito boa gente que faz a "circular" para evitar a 109 e variante.
  4. As estradas em causa servem essencialmente para gestão de tráfego interna, sendo utilizadas para evitar as sobrecarregadas e maltratadas EN que cortam transversalmente o município.
Uma coisa que sempre referi é que nem os municípios nem as Estradas de Portugal têm capacidade económica para fazer a manutenção (quanto mais a construção) das estradas que actualmente possuem. E alguma coisa tem que ser feita em relação a isso. Mas enganar o contribuinte NÃO. Enganar no sentido em que se destrói uma estrada, cria-se uma boa ao lado (gratuita) e depois aproveita-se a mudança de hábitos para cobrar portagem. Injusto... no mínimo.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Portagens a 01 de Julho?

O Senhor Ministro das Finanças anunciou hoje que as portagens nas anteriores SCUTs vão iniciar-se no dia 01 de Julho.

Para além dos aspectos técnicos (ok, os pórticos estão montados mas onde/como e que valores se pagam, os paineis de informação, o aparelho do lado do consumidor, etc) não acredito no início da iniciativa e muito menos na sua efectivação em diversos locais.

Em Aveiro, é impensável que a circular externa seja taxada (acesso praias da A25 até nó do Estádio e ligação com a A17). Se avançarem com essa medida, caros governantes, preparem-se para nunca mais virem a Aveiro. Porque nunca viram broncas a sério.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bom inicio de festa

Uns quantos adeptos benfiquistas fizeram esta brincadeira em Lisboa. Esperemos que nós possamos fazer o mesmo em Aveiro!!! Estou a imaginar onde ficava bem uma faixa a dizer: Beira-Mar na primeira!

Video do Dj T na Estação da Luz

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Amanhã

Vou andar por Matosinhos e por Aveiro. Em duas situações diferentes. Acompanho a equipa do Sport Clube Beira-Mar ao III Duatlo Matosinhos Mar Movimento Cultura, uma organização da Empresa Municipal "Matosinhos Sport" e da Federação de Triatlo de Portugal.

Este evento é constituído por uma etapa do Circuito Regional Jovem, uma Prova Sprint, que é simultaneamente Prova Lazer e prova a pontuar para o Campeonato Nacional de Juniores, e uma Prova Standard, a pontuar para o Campeonato Nacional Individual que é onde os atletas do Sport Clube Beira-Mar irão participar.
As provas decorrerão no Sábado, dia 17 de Abril de 2010, da parte da tarde, com partida na Marginal de Leça da Palmeira, junto ao Farol.

À noite, depois de um jantar em Recardães, vou passar por esta festa, com o DjT na Estação da Luz que promete.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dá para correr...

Mas também dá somente para tirar o stress... ao gosto de cada um...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lendas Vivas do Desporto

Há, na minha opinião, há atletas ainda em actividade que são lendas vivas do Desporto, devido ao seu quebrar contínuo de recordes, longevidade e forma de estar.

Lance Armstrong
Michael Schumacher
Tiger Woods
Kelly Slater
Roger Federer
Valentino Rossi

Pode-me estar a falhar algum... No atletismo, por exemplo, Kenenisa Bekele.

Da lista acima, os três últimos estarão em Portugal este ano. Dois deles, Kelly Slater e Valentino Rossi, começaram a época ao mais alto nível, em busca de mais um título. Formidável! Conto estar com esses dois. Roger Federer, ainda não sei se irei ao Estoril Open. E Lance Armstrong, talvez, mas não em Portugal.

domingo, 11 de abril de 2010

Loucura

Momentos da Festa "Loucura/Crazy" que ocorreu ontem, na Estação da Luz

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Museu a pé...

A Câmara Municipal, através da sua Divisão de Museus está a colocar marcações junto às Casas com características de Arte Nova que existem no nosso município. Uma opção feliz que permite um passeio (provavelmente com o auxílio de um mapa) e que também possibilita o encontro casual com a Arte Nova e nos convida a saber mais. Parabéns!

Assessor de Imprensa

O assessor de imprensa do novo presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, é o jornalista aveirense, ex-Público e agora na Lusa, Rui Baptista, novo nestas lides.

Desejo ao Rui neste novo e desafiante projecto o mesmo que ele me desejou quando vim para Aveiro ser assessor de imprensa do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Gooooood Morning Bloco de Esquerda Aveiro...

Foi por achar absurdas as análises peraltianas que tenho lido sobre o vídeo "Colateral Murders" que fiz a reflexão que escrevi neste blogue. Não me referi à questão Iraque, não me referi a mais nada que não seja o "empolamento" que existe sobre este "crime de guerra" mas como é óbvio, não acreditava que Nelson e outros que tais, do alto da sua ingenuidade, acusassem de tudo e mais alguma coisa o choque.

Nelson Peralta adorou retalhar as minhas palavras para as usar. Ora vamos fazer o mesmo com as dele: "Não o incomoda portanto que tenham aberto fogo sobre quem não tinha qualquer arma ou disparou qualquer tiro" - sim, a guerra dele é tipo Raul Solnado, "ora por favor, dispare você, não, por quem sois, seja o primeiro...". Mas até acho engraçado que ele defenda na frase a seguir o sistema de saúde norte-americano. Ora leiam esta frase deliciosa... "que as crianças feridas tenham sido desencaminhadas de um hospital americano e colocadas nas mãos da polícia iraquiana e enviadas à sua sorte para a espera num hospital iraquiano sem qualquer garantia".

Nelson, tiraste esta imagem do teu armário? Do mesmo
onde guardas o He-Man? 
Nelson usa a demagogia barata quando eu apenas quis referir-me a um modelo de guerra de "guerrilha" e em que são usados meios ilegais para esse trabalho (sim, mas as guerras que ele defende não usam cívis como escudo nem igrejas como armazéns de munições, claro...)

Nelson confunde tudo a seu belo prazer.

Eu entenderia as palavras dele se ele não soubesse interpretar o português (até me corrige o português, obrigado... mas já agora "histórica de albibeira" - deve ser história de algibeira...) mas como até sabe e até chama a reflexão de idiota, percebo que é só desonestidade intelectual e mentalidade tacanha...
Se eu não posso referir-me ao Vietnam porque ainda não era nascido, porque é que Nelson Peralta fala do 25 de Abril ou dos cowboys? :)

Aliás, no último parágrafo, NP tira a sua máscara e trata os soldados como "despojados do seu corpo" e que "vão para o exército ganhar uns tostões" para "deleite" do complexo militar-industrial. É assim que a esquerda vê os militares. É assim que esta esquerda vê o país. E ainda há quem os ache engraçados...
E não estaria eu preocupado se Nelson Peralta não fosse o líder (ui, que eles não gostam desta palavra, deve ser coordenador...) concelhio do partido que consegue unir tudo e todos, incluindo grupos que não deveriam nunca sair juntos (maoistas com trotskistas), ex-comunistas ferrenhos (uns quantos) em que todos renegam as suas raízes históricas (tenham ou não nascido nelas) e em que os conceitos de defesa da nação devem estar esquisitos... É que Trotsky entenderia a coisa como uma revolução permamente... ou será um galinheiro de ideias permanente?

Belíssimo post

Sou leitor assíduo do Francisco Vieira e do seu blog Namorado da Ria. Entre receitas, notas soltas e outras exclamações, deixas-nos temas actuais e pertinentes.

Por estes dias, publicou este post que recomendo a todos.

Versa sobre o estado do país, e em especial sobre as leis absurdas que são feitas em gabinetes, sem contacto algum com a realidade. Basta ler este extracto "O meu pai foi recentemente à Capitania do Porto de Aveiro para renovar a licença anual de pesca e a documentação da bateira (uma pequena embarcação que possui há mais de 30 anos e que estima como se de um filho se tratasse). Ao meu pai foi dito na Capitania que não lhe seria renovada a licença de pesca, por ele se encontrar na situação de reformado. O peixe que o meu pai pesca na Ria, actividade que agora lhe querem proibir, é apenas para consumo próprio."

Espero sinceramente que a Capitania do Porto de Aveiro se tenha enganado. Ou que reporte rapidamente a Lisboa. Porque se a aplicação d lei é feita desta forma, é de uma incoerência total!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Para reflexão

Este é o video que todos estão a falar na net e nos jornais. Logo começa a controvérsia sobre se estas mortes são ou não razoáveis. Primeiro recomendo (com alguma cautela mas não digo que são impressionáveis depois de ver algumas das imagens que certas revistas de referência usam nas suas capas) a visualização e só depois alguma crítica ou reflexão.



Aqui fica a minha.

É um cenário de guerra. Há três anos atrás. Não queiram seguir as convenções normais do dia a dia mas sim as "regras" da guerra. Ainda para mais, numa guerra que não as usa, pois não se distingue muito bem o inimigo...
Depois de ver o filme, entendo perfeitamente que tenham sido mortes colaterais. Podiam não ter morrido mas a interpretação dos soldados no helicóptero era perfeitamente, na minha opinião, legítima.
Na minha leitura, isto apenas mostra o dia a dia da guerra e de como as armas estão mais eficazes. Porque pensem: se este tipo de armas não estivesse possível, quantos casos de verdadeiros inocentes não estaríamos agora a criticar: não se esqueçam que antigamente matava-se primeiro (ou napalm neles) e depois via-se quem era os inocentes.

Não julguemos os militares. Analisem as razões primeiro, as razões. Estamos a falar dos arredores de Bagdade, há três anos.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

TA e FITUA - Uma boa noticia e outra...

Estamos em Abril e da mesma forma que este mês é sinónimo de Feira do Março (e de aguaceiros) também é de FITUA.
Sempre fui fã de um acontecimento da cidade de Aveiro que este ano comemora a sua vigésima edição e é com alegria que vejo que regressa ao "seu" palco, o do Teatro Aveirense.
Espero que seja para ficar. Muito embora, vamos ser sinceros, o que interessa verdadeiramente é que o FITUA continue, onde quer que seja.

Se a boa notícia é o regresso do FITUA ao Aveirense, lá terei que fazer um reparo ao site. Já foi noticiada a programação do próximo trimestre mas no site do TA só tenho o cinema de Maio e Junho. Quando sei, por exemplo, pelo site da A NAIFA, que ele virão cá no dia 15 de Maio. E noutros sites de espaços idênticos tenho a programação toda. Aliás, no meu Outllook já tenho coisas para o Centro Cultural de Ílhavo em Junho... Vá, coloquem online para podermos fazer uma programação atempada.

ACTUALIZAÇÃO: depois dos comentários que podem ser lidos na caixa de comentários, ficou disponível no site da autarquia o ficheiro completo em PDF que fica directamente neste link.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Para pensar

Este post no botanabateira: Comboios fez-me pensar. E convinha que fizesse pensar a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...