Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2004

Uma crónica do Nuno Sousa sobre cultura

Nuno Sousa pergunta hoje no Público se a cultura é um produto sazonal. Pergunta feita para criticar aquilo que é obviamente criticável: "para desgosto dos milhares de portugueses que gozam descontraidamente, um pouco por todo o país, um período de férias ávido de sugestões, o cartaz cultural revela-se mais depauperado que nunca"

Ele analisa o lado privado e o lado público e refere "E aqui há que avaliar o fenómeno de dois prismas diferentes. Primeiro, do lado dos agentes de iniciativa privada ou de carácter associativo, que incompreensivelmente preferem juntar-se à maré de lazer e assim desperdiçar uma oportunidade de atrair "clientela" - realidade que, embora não agrade, somos levados a aceitar. Segundo, do lado das entidades públicas, custeadas com capitais públicos, constituídas com a exclusiva finalidade de "entreter" e com o notável propósito de liderar a agenda cultural, e cuja (in)actividade podemos - e devemos - fiscalizar."


Bem, o melhor é deixar o Nuno Sousa falar, na mágoa que temos sobre o Teatro Aveirense:
"Ora, neste caso, é particularmente penoso constatarmos que o "nobilíssimo" Teatro Aveirense, cuja recuperação e actual funcionamento representam um avultado investimento municipal, "foi de férias". Assim, com todas as letras. É só aceder ao respectivo endereço electrónico (www.teatroaveirense.pt) para constatar que em Aveiro o tempo é de repouso. Seja na secção "Destaque", no item "Próximos eventos" ou no segmento "Notícias", o resultado é sempre o mesmo: de 25 de Julho a 25 de Agosto o espaço está encerrado. Certamente que os munícipes e os visitantes de ocasião não exigem que os funcionários trabalhem ininterruptamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano. A sofreguidão cultural dos portugueses ainda não chegou a esse ponto. Esperam, isso sim, e com absoluta legitimidade, que não se ausentem todos os trabalhadores ao mesmo tempo, inviabilizando o funcionamento da estrutura. Esperam que o calendário de férias do "staff" seja gerido com ponderação. Esperam que o generoso montante desembolsado pela autarquia para reacender a chama cultural da região seja rentabilizado até ao último cêntimo. Não admira, perante este cenário, que a noção de política cultural seja cada vez mais uma figura de retórica para uso das entidades oficiais, um conceito só ao alcance dos mais eruditos, que passa claramente ao lado do cidadão comum"

COMENTÁRIO - Não entendo, não consigo entender que uma estrutura como o Teatro Aveirense não tenha, pelo menos, actividades às sextas e aos sábados... Pelo menos!

1 comentário:

  1. Não sou de Aveiro, sou de Lisboa e subscrevo inteiramente. Nos últimos dois meses apanhei peças de teatro canceladas, exposições e galerias encerradas antes do horário previsto e outras brincadeiras do género. O único "entretenimento" que acaba por sobrar e ainda vai funcionando bem em Lisboa acabam por ser música ao vivo em cafés e bares e o cinema. Tirando isso, Lisboa parece que morre em Agosto. Gostava de pensar que algo se aproveita no resto do país, mas tenho poucas razões para o crer.

    Tomar e arredores lá vão tendo as actividades do Fatias de Cá que, oportunamente, aposta nas alturas em que as pessoas estão de férias. A consequência mais visível vai sendo um crescimento impressionante (quer em termos de número, quer de regularidade dos espectáculos) de um grupo de teatro português nos últimos anos. Um oásis num quase deserto...

    jneves

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...