Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2004

Zeca Afonso em nome de Rua

Duas reportagens, um no Público, outra no JN.
Frases para a história:
Manuel Ferreira Rodrigues classificou este "esquecimento" de "intolerável", atendendo ao facto de Zeca Afonso ter nascido em Aveiro. "Há anos que a cidade lhe nega este direito. O seu nome fazer parte da toponímia de várias cidades, há já muitos anos, menos da que o viu nascer", acrescentou o vereador. De acordo com Manuel Ferreira Rodrigues, as homenagens não devem ficar por aqui. "Estamos a pensar nas próximas festas da cidade atribuir-lhe a título póstumo a distinção de cidadão honorário" (JN)

No Público, Rui Baptista assina um texto com o título "Aveiro "repara um erro" atribuindo o nome de José Afonso a uma avenida"

Algumas passagens de Rui Baptista: Ainda antes da morte de "Zeca", ocorrida em 1987, Carlos Candal propôs que o nome do cantor fosse atribuído a uma artéria da cidade, mas o processo nunca andou para a frente. "Às claras ninguém se opunha, mas o que é certo é que a câmara nunca deu seguimento ao processo", contou ontem ao PÚBLICO o histórico militante do PS, recordando que nesse tempo a autarquia era dominada pelo CDS-PP.

A câmara liderada por Girão Pereira (e mais tarde por Celso Santos) inscrevia no mapa toponímico da cidade nomes como os de Adelino Amaro da Costa (fundador do CDS, morto no acidente de Camarate) ou Francisco Sá Carneiro, mas resistia a baptizar artérias com nomes de figuras de esquerda. José Afonso, que nasceu no coração da cidade, no local onde hoje se ergue a escola básica da Glória, era esquecido ano após ano, mas não era o único. Também o nome de Mário Sacramento (pensador, ensaísta e médico ligado ao PCP) foi sucessivamente vetado como patrono da antiga escola industrial, apesar das propostas nesse sentido apresentadas por pais, professores, alunos e funcionários.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...