Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2004

Orçamento

A 10 de Dezembro do ano passado coloquei um post aqui sobre o Orçamento da Câmara de Aveiro. Na altura escrevi isto, sem ter tido a oportunidade de o conhecer:

"Posto isto, a questão é de o conhecer... Já quando era jornalista, apenas o conhecia quando era a reunião da Assembleia Municipal. As queixas dos elementos da oposição eram sempre as mesmas: feito em cima da hora, não há tempo para o discutir com profundidade. Porque é que as Câmaras não fazem o mesmo que o Governo? Uma data certa, uma colocação integral no site... e depois vamos a discutí-lo com tempo!Fica o repto para a sociedade cívil se pronunciar. Começando pelos leitores deste blogue... "

Solicitei na altura a um conjunto de pessoas que respondesse a esse desafio. E vários foram os que responderam, com especial destaque para Ulisses Pereira e José Costa, na altura os responsáveis das concelhias do PSD e do PS, respectivamente, para além de Susana Esteves, também com responsabilidades na concelhia do PSD. Aqui ficam as opiniões:

José Costa: "A questão colocada pelo João é muito importante e a resposta só poderá ser positiva.Ganhava-se em participação e acabavam eventuais desculpas para a não apresentação de propostas alternativas!..."

Ulisses Pereira: "Se é essa a posição do Partido Socialista (com a qual concordamos), então de certeza que vamos ter no próximo ano o Orçamento da Câmara de Aveiro na net, já que como todos sabem o PS tem maioria absoluta no executivo camarário.Mas que não seja colocado na véspera da discussão, conforme tem acontecido com a versão em papel relativamente aos Vereadores da Oposição, porque senão terá um efeito contrário do desejado, ou seja, um convite à participação. "

Susana Esteves: "Tens toda a razão... Hoje em dia, e não será necessário dizê-lo neste "grupo", a disponibilização de informação online é relevante. Simplesmente pode não interessar a todos esta transparência na gestão das instituições porque passam a existir imprevistos que por vezes são difíceis de gerir. Para além da falta de sensibilidade e deficiente percepção desta realidade por parte de alguns agentes sociais..."

Pois, a verdade é que nada aconteceu e continuamos sem conhecer o Orçamento. Devido a isso, entendi correcto desenvolver uma acção na Internet para conseguir ter o Orçamento... online.
Vejam a carta aberta do próximo post, bem como a petição que irei colocar online.

1 comentário:

  1. Deixa explicar-te:
    eu ia pondo as respostas ao mesmo tempo que elas eram enviadas. Por isso é que surgiu a posição do PSD em resposta...

    O que interessa é que não está feito!

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...