Páginas

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Leitura de fim de semana

Gonçalo Fonseca, directo e certeiro.

13 comentários:

  1. Entrevista a uma personalidade afastada da actualidade, não entendo o criterio, a não ser que sejam alinhamentos dentro do PS, O Aveiro é assim, o Director Grangeia é director do Galitos e usa o jornal par atacar a camara, agora é o sub director, Pedro Pires da Rosa que entrevista os amigos do PS, talvez posicionando-se para as futuras eleições internas do PS, mas o chefe Raul um dia destes conta-lhe uma historia

    ResponderEliminar
  2. caro anonimo,

    acho q esta falhar completmente o alvo. e a prova disso e q esta entrevista teve oportunidade e foi boa. em qualquer terra onde fosse feita.

    ResponderEliminar
  3. é de facto uma boa entrevista, coisa que não abunda no panorama jornalístico local, e o primeiro comentário só demonstra a pequenez com que se vai organizando o pensamento político por estes dias, talhado de jogos de interesses de que o povo já anda farto.

    no dia em que os políticos descerem do pedestal e deixarem de encarar o que fazem, e o que os outros fazem, como meros joguinhos mecanizados pelo poder, como tão bem ficou aliás evidente no discurso do entrevistado, esta actividade ganhará alguma credibilidade.

    ResponderEliminar
  4. Também eu sou dos que pensam que se trata de uma boa entrevista, mas mais do que isso, de um execelente entrevistado que me surpreendeu pela positiva, embora já o conhecesse pessoalmente. Auguro tudo de bom ao Gonçalo, que, conforme pode ser comprovado, não precisa da boleia de ninguém para se afirmar como uma pessoa de grandes principios e de uma consciencia que muito dignifica esta terra.

    Artur Lopes

    ResponderEliminar
  5. João Oliveira,
    Leu as notícias de hoje do JN? O Pedro Silva prepara-se para fazer à Rota da Luz o que o Alberto Souto fez à Câmara. É a mesma escola! Já se falava em dívidas e empréstimos bancários. Agora aparecem os calotes e desculpas de mau pagador, como o AS. É só gastar e quem vier atras que feche a porta.
    Rui Sousa

    ResponderEliminar
  6. boa entrevista. e que eu saiba o António Grangeia é do CDS. prova que o jornal o aveiro mantém a independência editorial.

    Carlos Martins

    ResponderEliminar
  7. João Oliveira,
    É estranho que o JN não tenha posto online a notícia do calote da Rota da Luz em Barcelona e o esforço do Pedro Silva para negar essa realidade que é ter rebentado com as finanças da Rota da Luz. Se fosse no tempo do Encarnação Dias o escândalo que seria. Está claro que depois do Alberto Souto ter levado a câmara à falencia era necessario este senhor para levar a Rota da Luz pelo mesmo caminho. Por favor veja se consegue por essa notícia no seu blogue. É um serviço público que presta aos aveirenses. Razão tem o Gonçalo Fonseca em dizer o que diz do Souto e dos seus amigos. Safou-se a tempo do pantano.
    Rui Sousa

    ResponderEliminar
  8. Uma entrevista fora do seguidismo, à margem do trabalho faccioso da nossa pobre comunicação social aveirense resumida que está ao acompanhamento da agenda dos politicos à qual dizem Ámen diariamente.

    FD

    ResponderEliminar
  9. Meu Deus...nunca pensei ver os Candalistas aliados ao PSD e ao CDS...O medo que toda esta gente tem de uma eventual recandidatura do Alberto Souto...Já está tudo aflito! Este alinhamento e esta prontidão com que o João Oliveira vem aplaudir o recado que o Gonçalo veio fazer aos seus amigos Martins, Candal e companhia é sintomático. E é muito trsite ver o Gonçalo a fazer este frete e a cuspir no prato que lhe deu de comer! Portanto, ele levou o Aveiro Basket à banca rota, foi incapaz de atrair patrocinadores, contratou jogadores caríssimos, não conseguiu aumentar minimamente o afecto da cidade pela equipa, contratou e manteve no cargo o incompetente do Carlos Lisboa pago principescamente, mas a culpa de tudo é do Alberto Souto... A verdade, é que se o Souto não o tivesse posto a correr ele tinha ficado até ao fim e não estava agora a tentar assobiar para o lado e a fazer o frete ao Dr. Raúl Martins que deve andar aflito sem saber como se livrar da desejada e desejável recandidatura do Alberto Souto! Ainda não é desta, Dr. Raúl Martins...Ainda não é desta que o seu sonho de ser candidato se concretiza...E os anos vão passando, não é?

    Álvaro Ferreira

    ResponderEliminar
  10. Caro Sr. Álvaro Ferreira,

    Continue a sonhar.. sonhe, como sonham as crianças com o Pai Natal... acorde para a vida... acorde para a realidade de uma Aveiro que é Aveiro para quem vive entre Norte da 109 e a oeste da Estacao da CP. Mesmo essa Aveiro, tem uma Avenida Dr. Lourenço Peixinho morta... moribunda... e deixaram-na asfixiar ao longo dos ultimos 15 anos e ng vejo a fazer nada...

    Quanto ao que diz do Gonçalo Fonseca, só mesmo quem está iludido e nao o conhecer é que poderá falar assim dele. Um dia vc perceberá o real espaço de manobra dele... mas, nao me cabe a mim defender ninguém.


    Quanto à candidatura de Alberto Souto: digo-lhe uma coisa. deixem de mandar bocas e assumam-se. Que venha a candidatura dele, e mais cinco iguais a ele, bem como os respectivos aprendizes de feiticeiro (ou, porque não dizer, as marionetas dele). Que venham as tentativas de limpeza de imagem.. que venha isso tudo. Porque as pessoas que cá estão, saberão dar a resposta. Sim, porque o povo já cá está e não fugiu. Se houve alguém que fugiu, esse alguém nao foi o povo de Aveiro. E mais, no tempo do Alberto Souto, o povo, viu a vida fugir e muitos sonhos adiados à custa de uma Aveiro em que se enterrou dinheiro e se fez a dita obra... até as bugas foram remendos num plano que, para quem entende destas coisas, não passou de uma encenação de mestre. Mas, há quem esteja acordada e não anestesiado pelo que ouve e pelo poder de quem usou e abusou da demagogia.

    Um dia tlz, até mesmo vc e quem pensa como vc, deverár entender isso.

    Vitor Costa

    ResponderEliminar
  11. Caro Sr. Vítor Costa,

    Muito obrigado pela sua preocupação que muito me tocou. Realmente eu gostaria de continuar a sonhar, mas o rumo que esta cidade tomou recentemente tem-me obrigado a acordar ou, pior ainda, tem-me colocado em permanente pesadelo! Sabe que eu, apesar de ser nascido e criado em Aveiro e de ainda residir na cidade, não tenho essa visão maniqueísta dos que fogem e dos que ficam...pelo contrário! Tenho muito orgulho em ver aveirenses dos mais diversos quadrantes a singrar fora das fronteiras da cidade, alguns até fora das fronteiras do país. Portanto, esse argumento populista e demagógo de que Alberto Souto fugiu comigo não colhe. Aliás, sinceramente, prefiro um autarca viajado e conhecedor do mundo contemporâneo que outros que estão fechados nos seus pequenos feudos de freguesia durante anos a fio, ou ainda a outros cuja única profissão que conheceram foi a de "jota"!

    Aliás, devo confessar-lhe, que é exactamente for eu também viajar bastante e circular pelo país inteiro devido à minha actividade profissional, que sei a imagem de inovação, arrojo, qualidade e seriedade que Aveiro tinha antes e a imagem de paróquia rural, de autarquia parada e à deriva que passou a ter, inclusivamente junto de militantes destacados do PSD e de autarcas do mesmo partido!

    Quanto ao Gonçalo, eu por acaso até o conheço razoavelmente bem e nada me move contra ele. Até acho que ele tem como forte atenuante a enorme juventude que tinha à época. Só não gosto é de o ver a fazer este frete...Mas enfim, ele lá saberá!

    Em relação a uma recandidatura do Dr. Alberto Souto, eu assumo-me! Eu, Álvaro Ferreira, portador do BI nº 10352733, gostaria bastante que o Dr. Alberto Souto equacionasse a recandidatura! E como eu acho que muitos aveirenses também. É que tem feito alguma falta não termos um presidente de câmara nestes 2 últimos anos!!

    Mas o problema maior, meu caro, é que o povo de Aveiro tem fugido sim...Cada vez mais as elites, os intelectuais, os empreendedores e os jovens desta cidade saem desiludidos com uma terra que tanto premeteu mas que está completamente estagnada e em que o seu timoneiro, em vez de andar preocupado com o QREN, se entretém levianamente a mediar conflitos de vizinhos por causa de galinhas ou de meia dúzia de metros de terreno.

    Aveiro está a perder dimensão, escala, influência, riqueza e orgulho! Aveiro tornou-se, com muita mágoa minha, a maior junta de freguesia do país.

    Ah, queria sossegá-lo...Nunca trabalhei para o Dr. ALberto Souto, nem sou marioneta na mão de ninguém. De feiticaria nada entendo e vivo honradamente do meu trabalho, da riqueza que produzo e dos negócios que empreendo.

    Obviamente que estou disponível para as suas explicações para que eu possa perceber o que diz que até eu um dia entenderei.

    Saudações democráticas

    Álvaro Ferreira

    ResponderEliminar
  12. Caro Sr. Álvaro Ferreira,

    Das suas palavras, vê-se que é pessoa de convicções e de defender o que acredita. Não retiro uma virgula ao que disse, e um dia a história dará razão a quem a tem. Ou a você ou a mim. Vivo tranquilo com o poder de julgamento da história porque essa não falha... não é humana, e por isso, não falha.

    Quanto ao que Aveiro tem perdido, pergunte às pessoas em quem acredita (i.e. Alberto Souto e Companhia, Lda), porque têm deixado que tudo agora vá para Águeda, que ao que sabe é uma Câmara Socialista. Essas pessoas que refere estão em posição suficientemente importante para validar ou não validar essas deslocalizações. Basta ver as noticias, para se perceber que tudo o que é inovador, é agora inaugurado lá... Talvez as elites e demais pessoas que fala, tenham fugido para Águeda. É a única explicação que vejo... Porque o verdadeiro povo que sempre lutou por Aveiro, acredite, está cá, e não fugiu nem fugirá. Quanto aos outros mundos que refere dos mais viajados e que escrevem crónicas de jornal fabulosas a insultar directamente a consciência colectiva, vc ficaria surpreso com as pessoas que aqui vivem e que já percorreram o mundo. E estamos mesmo a falar do mundo e não de uma comezinha europa, e de uma Bruxelas ou de um Banco de Investimentos, que fica ali ao lado. E mais uma vez lhe digo, essas pessoas estão cá e não fugiram. Além disso, ser grande não é ser viajado... isso não garante nada, senão tinhamos que os pilotos da aviação civil dariam bons primeiro-ministros.

    Não vou entrar em mais detalhes consigo, nem responder a a um post que venha a colocar. Não leve a mal. Eu foco-me no que defendo e no que sei. E acredite que talvez você não queira saber o que sei. Viverá mais tranquilo. Mas, é só uma sugestão, porque é a si que cabe tomar as opções de como vive. Além de que certas coisas ou se viveram e se observaram, ou então não vale a pena falar porque não é a mesma coisa, nem as pessoas entendem. Cada um é que as tem de procurar. Não há outra forma. Pelo que a questão aqui é será que vc sabe o que procura?

    Mas, não quero falar mais nisto. Saiba que respeitei a sua opinião, e a consideração que teve ao responder de forma que me pareceu honesta e frontal.

    Também daqui lhe mando saudações democráticas e lhe desejo que continue a lutar pelo que acredita.

    Tudo de bom para si e até sempre,
    Vitor Costa

    ResponderEliminar
  13. Caro Vítor Costa,

    Apesar de ter dito que não me responderia não resisto a dizer-lhe que foi um prazer esta pequena troca de ideias consigo. Sinceramente. É bom ver que mesmo na blogosfera se pode discutir assuntos polémicos e difíceis com dignidade e educação. Bem haja e boa sorte para si. Viva Aveiro!

    Álvaro Ferreira

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...