Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Dos Blogs e dos JORNAIS...

David Afonso e a Divas & Contrabaixos relembram em alguns posts as questões ligadas à falta de folhetos, sites e outras necessidades na cultura. Informação, em sentido lato. Eu penso que a gestão local é primordial nesses aspectos mas pessoas ligadas à cultura sussuram-me que os orçamentos estão completamente desvirtuados das necessidades... Pois.
Mas a discussão de ideias continua. Leiam e comentem.

Francisco Dias sugere a implosão do Estádio Municipal de Aveiro.

Mas imperdível é a entrevista (deliciosa) a Ricardo Araújo Pereira por uma jornalista do DN. Eu teria vergonha de fazer as perguntas...

terça-feira, 29 de maio de 2007

Dia 1 - O Rossio vai ser palco para a Televisão


Espectáculo dia 01 de Junho - das 10 horas às 13 horas e das 15 horas às 18 horas

A RTP vai levar a cada uma das capitais de distrito do País uma exposição itinerante sobre os 50 ANOS DE TELEVISÃO EM PORTUGAL. Enquanto a exposição estiver em Aveiro (neste caso, junto ao Lago da Fonte Nova, todos os dias, entre as 10 e as 20 horas) haverá uma emissão em directo conduzida por Carlos Ribeiro, Isabel Angelino, João Baião e Serenella Andrade que pretende dar visibilidade a essa região do país, e aferir a importância que a RTP teve e tem na vida das suas gentes.

Um grande programa de entretenimento com reportagens, entrevistas e a presença de figuras conhecidas da RTP e da nossa sociedade que, de alguma maneira, tenham a ver com cada distrito em particular.

Serão convidadas caras conhecidas, de diversas áreas, que tenham nascido em qualquer freguesia ou concelho daquele distrito. Essa pessoa falará da sua terra e da importância que a televisão teve e tem na sua vida.

Apresentadores:Carlos Ribeiro, Isabel Angelino, João Baião e Serenella Andrade

Estão todos convidados a assistir: avós, pais, netos! No entanto, o dia 1 de Junho é o Dia Mundial da Criança e o Portugal Azul tem várias surpresas preparadas para as crianças de Aveiro.

Aproveitem e passem também pela EXPOSICAÇÃO PORTUGAL AZUL, que decorre até ao dia 3 de Junho, na zona do Lago da Fonte Nova (junto ao sintético) - No interior da exposição, os visitantes de Aveiro terão a oportunidade de conhecer a RTP nas dimensões que habitualmente não são conhecidas do grande público. Vão poder viajar ao longo das cinco décadas da RTP e conhecer os marcos mais importantes da história do serviço público de televisão. É ainda possível conhecer os serviços da RTP para espectadores com necessidades especiais, como invisuais ou surdos.

A extensão da televisão às novas plataformas tecnológicas é também uma realidade a descobrir, sendo possível experimentar o novo serviço RTP Mobile (disponível através do telemóvel) assim como os benefícios da emissão transmitida em Alta Definição. Os visitantes podem ainda participar em jogos e experiências que recorrem às mais modernas tecnologias, como um estúdio virtual onde cada visitante pode representar o papel de um jornalista da RTP em diferentes e variados contextos. Os mais novos têm ainda um espaço especialmente dedicado a eles, com jogos didácticos e muita animação.

Há ainda oportunidade para mostrar as novas instalações da RTP numa visita virtual e tridimensional, através da qual os visitantes ficam a conhecer a nova sede e o novo Centro de Produção de Televisão

Que saudades...



Um post do Miguel Marujo, curiosamente a lembrar o pior daqueles metros de passeio, fez-me lembrar de momentos agradáveis em Lisboa.

Sem dúvida, um passeio a repetir. E um restaurante a voltar. Chama-se Atira-te ao Rio.

Dos Blogs

Mais um comentário de Rui Baptista em relação a Aveiro. Provavelmente com uns pós de amargura por viver em Telheiras.

Pacheco Pereira alerta para algo que já não é novo. Mas ainda bem que o alerta. Claro que se visse televisão (FOX, AXN, etc) sabia que a ficção não ultrapassa a realidade...


segunda-feira, 28 de maio de 2007

Reunião na Sexta-Feira


Se precisar de mais motivos para participar nesta reunião, basta ler este post. A exemplo da anterior, aberta somente a sócios.




Prometo que não escrevo mais sobre o Beira-Mar até sexta.

domingo, 27 de maio de 2007

Dos espectáculos desportivos

Este fim de semana estive a assistir, via televisão, a dois espectáculos desportivos completamente diferentes:

- A um espectacular jogo de basquetebol (Ovarense - FC Porto) com um Ben Reed verdadeiramente Intratável e que decidiu o jogo com um lance de raiva, talento e auto-confiança! Valeu a pena

- A um entediante GP do Monaco... Não consegui assistir a uma ultrapassagem (tenho até dúvidas se aconteceu alguma, fora as dobragens aos concorrentes) e os carros estavam bem longe uns dos outros. Gosto da tradição mas este GP do Monaco está uma verdadeira SECA!

Vamos ver se a Final da Taça vai pender para a primeira ou para a segunda hipótese...

Avanços e recuos...

É sempre interessante e de louvar quando as diferentes forças políticas chegam a entendimento sobre um determinado assunto. O que eu tenho alguma dificuldade em entender são os onerosos avanços e recuos que estes processos sofrem até gerarem o "consenso final"...
Aqui fica a notícia do Correio da Manha:
A proposta foi apresentada anteontem, pelo socialista Raul Martins e mereceu o consenso de todas as bancadas, ficando a mesa da Assembleia de oficiar ao empreiteiro e às entidades competentes, no sentido de ser feita uma alteração, eliminando o viaduto previsto entre o Olho d’Água e o Canal das Pirâmides. De acordo com as alterações preconizadas, a via férrea passará por Aveiro ao nível do solo, paralela à A25, solução que tinha sido abandonada, devido à proximidade de uma conduta do sistema inter-municipal de efluentes.
Segundo Raul Martins, há a concordância da Administração do Porto de Aveiro para essa alteração, que permitirá reduzir os custos da obra e o seu prazo de execução em cerca de nove meses. “Construir o viaduto sobre as marinhas é um erro que ainda é possível evitar”, acrescenta o líder da bancada socialista.Segundo Raul Martins, há a concordância da Administração do Porto de Aveiro para essa alteração, que permitirá reduzir os custos da obra e o seu prazo de execução em cerca de nove meses. “Construir o viaduto sobre as marinhas é um erro que ainda é possível evitar”, acrescenta o líder da bancada socialista.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Ainda o Beira-Mar

Não posso deixar de comentar as afirmações de Artur Filipe ao jornal "O Aveiro" e que sairam esta semana.

Aliás, não vou alongar-me muito porque sei, dado ter conhecido por dentro, os problemas, vicissitudes, erros e méritos desta equipa que preside aos destinos do Clube. Sei as suas qualidades e deméritos, sei onde falham e onde são efectivamente bons. Não vão ouvir de mim opiniões apaixonadas neste assunto. Tenta ser opinião profissional e séria.

O ponto a que me quero referir é este: a determinado ponto da entrevista aparece isto "Em Janeiro de 2007, pouco depois de assinado o acordo entre Bartolomé Cursach e o Beira-Mar, Artur Filipe, em entrevista a O AVEIRO, deixava no ar, no caso da equipa descer de divisão, a possibilidade do clube desaparecer dos moldes actuais por falta de dinheiro. "Não vejo que o Beira-Mar vá muito longe com estas dificuldades todas", dizia então a O AVEIRO. Seis meses depois, a continuação das modalidades amadoras está em risco. "Teremos de ponderar essa questão. Só se nos sair o euromilhões", diz Artur Filipe."

Não percebo a questão das modalidades amadoras e bater-me-ei por isso. Continuo a não perceber como é que se dá tanta importãncia no discurso a um conjunto de coisas e ataca-se por sistema as modalidades amadoras. Por isso, e antes que passe ao ataque, apenas quero salientar esta associação de ideias:

Associativismo
Colaboração da colectividade com agentes sociais
Mais sócios
Espirito de pertença
Sentimento de "vestir a camisola"
Apoios governamentais e camarários

Sabem o que é que estas palavras têm em comum: sim, as MODALIDADES AMADORAS!

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Dos Blogs...

Rui Baptista está claramente com problemas na adaptação à cidade de Lisboa. Só que também teve azar... Viver no Parque dos Princípes, embora perto da Lusa, só podia dar mesmo dores de cabeça. É que a construção não é famosa... Agora não sabia é que os cheiros também passavam as paredes...

Ivar Corceiro está com um estilo apurado, brilhante e que dá vontade de ler... Todos os DIAS!

Acabei a Liga Benebola em SEGUNDO LUGAR (obrigado, obrigado...) depois de recuperar em cima da linha de meta - leia-se, última jornada, com o acerto do BM-P.Ferreira - os pontos de desvantagem para a Ana Vinagre. Depois dos dois lugares do pódio, para o ano só a VITÓRIA interessa...


segunda-feira, 21 de maio de 2007

Descemos...


Depois de um jogo frustrante, o SC Beira-Mar desceu de Divisão. Para o ano seremos mais uma vez o Estádio mais grandioso e com melhores condições da Liga de Honra. Lembro-me bem das reacções de adversários e delegados ao jogo quando entravam...
Também vi, ontem, a reacção de desespero de alguns jogadores. Dos que vestem a camisola e que, mesmo no banco, não mereciam ver o clube descer de Divisão.
Também quero ver, a partir de hoje, decisões REFLECTIDAS sobre o meu clube, sem pensamentos radicais. Lembrem-se todos que o clube precisa, como nunca, do nosso apoio e esse apoio deve ser pensado, reflectido e não escondido. Independentemente das decisões que forem tomadas esta semana, lembrem-se - em especial a Direcção que bem sabe como foi o ano anterior - que na Liga de Honra (ou Liga Vitalis) precisamos de garantir jogadores com GARRA e querer, que não se assustem a ir à bola e uma direcção que pense que, no longo prazo, só boas jogadas económicas e uma boa massa de adeptos pode servir para aguentar o clube.
Viva o Beira-Mar!

sábado, 19 de maio de 2007

Força Beira-Mar



No Domingo lá estarei para apoiar o Beira-Mar. Que a minha costela benfiquista me perdoe mas não conseguiria ficar contente com a possibilidade do Benfica Campeão pois isso significaria o Beira-Mar descer.

Vamos GANHAR (desde que o Aves não ganhe...) VAMOS EMPATAR (se o Aves perder e o Setubal não ganhar) ou MESMO PERDER (se o Aves perder e o Setubal empatar) mas o que interessa é o SC Beira-Mar manter-se na Bwin LIGA!

Todos ao Estádio

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Dos Blogs

Li e adorei. O Ivar Corceiro esta com um estilo cada vez mais apurado e cheio de delicioso humor. E até já faz escola!

Importante: Ler tudo sobre as candidaturas a Lisboa sem acompanhar os jornais. Só pelos blogues com características nacionais. Recomendável. Para imaginarem como será em 2009.

Há projectos e projectos

Li esta notícia na Terranova e achei curioso o comentário.

O meu homónimo, de Ílhavo, acha que os milhões do Museu são investimento a mais para o concelho que tem... Só pode ser este o entendimento, que não as suas palavras, para o que disse.

Temos um museu único, que orgulha gerações e gerações de ilhavenses e aveirenses, murtosoeiros e cidadãos desta região e o concelho não faz por merecer o museu?

segunda-feira, 14 de maio de 2007

A reflectir...

Há quem, pela forma perca a razão. Há quem pelo conteúdo, por vezes soando a leve e suave calúnia, faça assassínios de carácter.

Há pessoas que aprendi a admirar. Há outras que cada vez menos gosto...

Dos Blogs

Das leituras deste fim de semana duas pérolas registam-se, com os devidos comentários:

O Jogo do Bicho

A verdade é que a vingança serve-se fria e se alguém tinha dúvidas da veracidade desse ditado popular basta ler o excelente e sintético post (pode servir de exemplo para alguns politicos cá do burgo) da Ana Gomes. De preferência com um leve sorriso cínico.

Os Criminologistas Criminalistas

Neste post, verte-se algo que eu também concordo e que, curiosamente não ouvi ninguém QUESTIONAR. Barra da Costa levantou suspeitas sobre a actividade sexual do casal, sem concretizar a sua fonte e fazendo por isso afirmações que não posso aceitar que sejam ditas na RTP ou mesmo noutro canal...
A ERC, onde anda? A este comentador é aplicada alguma regra ligada a sua actividade de jornalista? Ou da mera lógica do contraditório?

Por mim, BARRA NA JARRA, já, como os árbitros que fazem asneiras...

sábado, 12 de maio de 2007

Concordo...

To: Presidente da Assembleia da República

A Sua Excelência o
Senhor Presidente
da Assembleia da República

Excelência,

Verificado o cumprimento dos pressupostos legais para o exercício
do direito de petição colectiva, no caso uma representação, vêm
todos os signatários manifestar a sua discordância com a
trasladação dos restos mortais de Aquilino Ribeiro para o Panteão
Nacional, por deliberação da Assembleia a que Vossa Excelência
preside.

Mais vêm manifestar esta discordância de uma forma determinada e
expectante. Determinada e expectante, Senhor Presidente, porque a
Assembleia da República, independentemente de considerações de
natureza cultural, deve atender ao facto, historicamente provado,
de Aquilino Ribeiro ter participado na conspiração para o
assassinato do Chefe de Estado de Portugal, em 1 de Fevereiro de
1908, Sua Majestade El-Rei D. Carlos, e Seu Filho, Sua Alteza Real
o Príncipe Dom Luis Filipe.

A contradição, Excelência, parece-nos díficil de ultrapassar:
considerar herói nacional, propor como exemplo às gerações
vindouras, alguém que participou na preparação de atentados
terroristas e que foi preso por isso mesmo; alguém cujo processo
por participação em atentados bombistas foi levado a tribunal em
13 de Fevereiro de 1908, juntamente com mais dois arguidos; alguém
que depois veio branquear o seu passado e sacudir as mãos à
varanda de Pilatos, confunde-nos o espírito de portugueses e de
ocidentais, defensores da democracia e dos direitos humanos. Com
esta trasladação, a instauração da República fica equiparada ao
acto do regícidio!

Mas, Senhor Presidente, Herói e Assassino são
antónimos. A sua conjunção é uma impossibilidade ética. E, se não
se confirmar a impossiblidade legal daí decorrente, são um
conceito apenas: um equívoco no coração da própria República!
Vossa Excelência, personalidade de elevadíssima idoneidade e
dimensão humana, constitui motivo de certeza para todos estes
portugueses, em número de e de todos os outros que dentro e fora
do território nacional têm o espírito em sobressalto, de que esta
ignomínia ficará pela mera tentativa.

É o País inteiro que atento e grato pela procedência desta
representação, vem assinar e dirigir a Vossa Excelência este grito
muito forte e muito português: Deixem em paz as cinzas de Aquilino
Ribeiro! Deixem que a Posteridade lhe teça os elogios literários
que merecer! Mas não ergam em símbolo de cidadania quem deu provas
de aceitar que os métodos terroristas e o assassinato de um Chefe
de Estado são meios procedentes e legítimos para instaurar ideais
políticos.

Não o coloquem no Panteão Nacional!

Assine a Petição!

quinta-feira, 10 de maio de 2007

O Estádio...

A rentabilização do Estádio Municipal de Aveiro - Mário Duarte continua a ser uma dor de cabeça para os autarcas locais. Com despensas de manutenção a rondar os 70 mil euros/mês e um défice de exploração a rondar os 700 mil euros/ano, o "circo" aveirense revela-se um poço sem fundo de despesa do município.
O jornal O Aveiro ouviu algumas "figuras" da cidade sobre esta matéria e, depois de ler a peça, fico com vontade de seguir a sugestão irónica de António Salavessa quanto à implosão da estrutura. Apenas lhe acrescentaria o desejo de ver alguns dos "estrategas" do estádio incluídos nessa implosão... A forma como se desbaratam os dinheiros públicos tira-me do sério. Note-se que nunca fui contra a construção do Estádio, no entanto, desde a primeira hora que tomei conhecimento das suas "valências" me apercebi da merda que estava a ser feita. A ser feito e a gastar-se o dinheiro, então que se fizesse algo efectivamente bem feito. Muito "bonito" dizia-me o Dr. Miguel Lemos...

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Ideias do Portugal Profundo I

Experimentem sair de Aveiro, entrar na A25 e depois virar para a A24 e seguir em direcção a Bragança.
Faz-se a viagem de forma rápida, sem problemas. Excepto um. Não tentem fazer a experiência sem irem à casa de banho e, já agora, a uma estação de serviço.

Porque esta viagem, de 300 quilómetros, só tem uma (1!) estação de serviço em Mirandela, quando faltam pouco mais de 40 para o final. As áreas de repouso não têm casas de banho... Não têm nada, só alcatrão!
É verdade que estão a ser feitas duas áreas de serviço, ambas na A25, uma à saida de Aveiro e outra antes de chegar a Viseu. Isso só prova que quem as concessionou trabalho em sistema linear, e não paralelo... Porque é que as concessões não foram feitas com tempo suficiente? Ou só pensaram nisso depois da Auto Estrada construida?
Ai, ai...

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Noite memorável em Aveiro


Chovia. Muito. Mas na tenda principal da Semana do Enterro 2007 na última segunda-feira à noite marcou-se um recorde. O de, provavelmente, o segundo melhor e garantidamente maior concerto dos Xutos & Pontapés em Aveiro. Só o do Pavilhão Rectangular se poderá igualar... e mesmo assim!
Uma noite animada, um público a vibrar e MUITA GENTE.
De parabéns está a AAUAV e o pessoal da organização. Estive lá no sábado - com menos gente mas um bom concerto de Da Weasel - e tudo tem estado a correr sem grandes problemas.
Esperemos que hoje The Gift também dê para animar a malta!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...